Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Aluno > IFG > Últimas notícias > Comunidade acadêmica do IFG marca presença nas rodas de conversa da Campus Party
Início do conteúdo da página
#CPGoiás

Comunidade acadêmica do IFG marca presença nas rodas de conversa da Campus Party

Servidores, estudantes e egressos do IFG participam de Talks e apresentam projetos no evento

Comunidade acadêmica do IFG marca presença nas rodas de conversa da Campus Party

 

Um sistema que faz triagem on-line e automatiza os pré-atendimentos de saúde. Outro que faz previsão de evasão e reprovação educacional. Um programa que faz monitoramento inteligente e remoto da saúde do idoso. Um sistema que procura fazer predições de ações. Esses são alguns dos projetos e sistemas que procuram agregar valor à vida das pessoas usando ciência que foram apresentados neste terceiro dia de Campus Party Goiás. E o Instituto Federal de Goiás esteve presente de uma forma bastante especial nessas apresentações, porque todos os pesquisadores desses projetos passaram pelo IFG. Um deles, inclusive, continua na Instituição até hoje e trabalha na área de tecnologia da informação.

Wanderson da Silva Marques, Cícero Mateus e Rogério Rodrigues Carvalho têm em comum, além de serem egressos do curso de Sistemas de Informação do IFG, o fato de gostar muito da linguagem Python. Os três fazem parte do Grupy, o Grupo de Desenvolvedores Python de Goiás. E na tarde desta sexta-feira, 6 de setembro, eles apresentaram cases de sucesso que usam essa linguagem de programação para melhorar a vida das pessoas.

Da esquerda para direita: Wanderson Marques, Cícero Mateus e Rogério Carvalho

 

Cícero, egresso do curso de bacharelado em Sistemas de Informação, chamou atenção para o fato de que dos projetos que o grupo apresentou na Campus Party, nesta sexta-feira, dois estão ligados com o trabalho de conclusão de curso que ele e Rogério Carvalho fizeram quando terminaram a faculdade. “Nós conseguimos fazer com que nossos trabalhos tivessem aplicabilidade prática, e isso é muito importante e gratificante. O que a gente aprendeu na faculdade, o que a gente levou do IFG se tornou algo muito real”, ressaltou o criador de um sistema que faz monitoramento inteligente e remoto da saúde dos idosos, levando em consideração a frequência cardíaca e a temperatura corporal da pessoa.

Para Wanderson que, além de egresso do curso técnico integrado de Informática para Internet e do bacharelado em Sistemas de Informação, é servidor da área de TI do IFG, é muito especial poder apresentar um pouco dos projetos desenvolvidos pelo Grupy na Campus Party. Responsável pelos sistemas Caren, que faz triagem on-line na área de saúde, e Arbo, que faz detecção de anormalidades visando o combate à dengue, Wanderson ressaltou a importância de poder apresentar os projetos para um público tão amplo como o da Campus Party: “este é um espaço que faltava em Goiânia; é uma oportunidade fantástica para a gente expor os nossos projetos para um público maior e também conhecer o que outros pesquisadores estão desenvolvendo”.

 

A magia da agilidade

 

Matheus Morais, aluno do IFG, ministra sua primeira palestra na Campus Party

Em outro ponto da Campus Party Goiás, com a palestra “A magia com Yii PHP”, o jovem Matheus Evangelista Morais, aluno do curso de Ciência da Computação, do Câmpus Anápolis, também trazia uma experiência visando agregar mais valor à vida dessas pessoas. Dessa vez, por meio da economia de tempo e agilidade. A partir do Framework, um template com diversas funções que podem ser usadas por um desenvolvedor, o jovem mostrou que é possível poupar tempo no desenvolvimento de web: “a magia que eu quero mostrar diz respeito ao uso do Framework para a criação de sites, de sistemas, de páginas, algo que pode ser feito de uma forma muito mais rápida e ágil, pois ele serve para praticamente tudo relacionado à área de web”.

Veterano da Campus Party, Matheus disse que está muito feliz em poder participar de mais uma edição do evento, principalmente agora que ele ocorre pela primeira vez em seu estado. “Eu já participei de várias edições da Campus Party, mas é outra coisa participar perto de onde você mora. A estrutura está muito boa, tem muita gente, muitas palestras interessantes: e tudo aqui no nosso estado. É muito bom fazer parte disso tudo. Além disso, é a primeira vez que participo como palestrante, o que é muito legal”, ressaltou o jovem, que também faz parte da A4U - Agribusinessforyou, uma startup que tem como objetivo facilitar a vida de quem lida com o agronegócio. O projeto em questão é desenvolvido pelo aluno Matheus junto com o professor do Câmpus Anápolis, Antônio Borges Júnior.

 

Programação

 

Além dessas palestras, o IFG também comandou durante esta sexta-feira a Talks “Primeiros passos em LaTex utilizando Overleaf”, com o servidor Robson Barbosa do Câmpus Luziânia, que se apresentou pela segunda vez no evento. Antes, no dia da abertura do evento, ele apresentou, no Espaço Fórum Goiano de Software Livre, o projeto Install Fest – Laboratório Metabotix.

Nesta sexta-feira, teve IFG também com a palestra “Microcontroladores e Programação Básica para iniciantes no mundo maker”, com os estudantes Abraão Freitas Medeiros e Giovanna Nogueira Freire, do Câmpus Luziânia, além de palestra com o professor Sanderson, o Sandeco, no Fórum de Trabalho do Futuro. Nela o professor falou sobre “O futuro do trabalho no âmbito educacional”.

A Campus Party acontece até o próximo domingo, no Shopping Passeio das Águas. Várias atividades do IFG e de outras instituições parcerias estão ocorrendo durante todo o dia. Mais informações e a programação estão disponíveis no site: https://brasil.campus-party.org/.

 

Confira a programação do IFG na Campus: http://www.ifg.edu.br/ultimas-noticias/14771-campuspartyifg

 

Veja mais fotos na página oficial do IFG no Facebook: https://www.facebook.com/pg/IFG.oficial/photos/?tab=album&album_id=2985544858140447

 

 

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.

Notícias (Aluno)

Comunicados (Aluno)

Fim do conteúdo da página