Você está aqui: Página inicial > Aluno > IFG > Últimas notícias > IFG sediará etapa de desenvolvimento de projetos multidisciplinares do LAPASSION
LAPASSION

Como contribuir para uma sociedade inclusiva e sustentável” será o tema das atividades que serão realizadas no Câmpus Goiânia

Com o objetivo de trazer boas práticas desenvolvidas na Europa para instituições da América Latina, o Projeto LAPASSION terá, a partir do mês de março, uma das etapas de desenvolvimento realizada no Instituto Federal de Goiás (IFG). Visando à elaboração de projetos multidisciplinares com o tema “Como contribuir para uma sociedade inclusiva e sustentável”, estudantes selecionados do Programa irão participar de atividades entre os meses de março e maio, no Câmpus Goiânia. A solenidade de abertura dessa etapa de desenvolvimento será realizada no dia 9 de março, em Goiânia.

Além dessa etapa no IFG, simultaneamente serão realizadas outras três no Instituto Federal do Amazonas (IFAM), no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e nas instituições chilenas Fundação do Instituto Profissional (DUOC) e Pontifícia Universidade Católica do Chile (PUC-Chile), no período de março a junho de 2020. No IFG, antes do início da etapa de desenvolvimento de projetos, como parte da preparação dos servidores da Instituição envolvidos no LAPASSION, será realizado um treinamento dos tutores no Câmpus Goiânia, entre os dias 2 e 7 de março.

Segundo o professor Ruberley Rodrigues de Souza, organizador do evento no IFG, os estudantes, sob a supervisão de tutores capacitados, entre os meses de março e maio, desenvolverão ideias a respeito do tema "Como contribuir para uma sociedade inclusiva e sustentável". Divididos em grupos multidisciplinares e multi-institucional, os estudantes se dedicarão a resolver os desafios apresentados por empresas e órgãos governamentais parceiros do IFG. Dentre esses parceiros estão, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia de Goiânia; a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas de Goiânia; a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Senador Canedo; a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes de Senador Canedo; e as empresas Ecológica e Laticínios Bela Vista.

Projeto LAPASSION

Elaborado por um consórcio de 13 instituições de ensino superior, o Projeto conta com cinco instituições brasileiras: IFG; Instituto Federal do Amazonas (IFAM); Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM); Instituto Federal do Maranhão (IFMA); e Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul); duas chilenas (Fundação do Instituto Profissional – DUOC; Pontifícia Universidade Católica do Chile – PUC); duas uruguaias (Universidade Tecnológica do Uruguai – UTEC; Universidade da República do Uruguai – UDELAR); uma portuguesa (Instituto Politécnico do Porto – IPP); duas espanholas (Universidade de Vigo – UVIGO; e Universidade de Salamanca – USal); e uma finlandesa (Universidade de Ciências Aplicadas de Tampere – TAMK). Participam também do consórcio duas associações: Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e Associação de Empresas de Portugal (AEP).

O Projeto teve seu início em novembro de 2017, durante a realização da Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec) em João Pessoa, e prevê a realização de oito etapas de desenvolvimento de projetos multidisciplinares. Em 2018, aconteceu em Santiago do Chile, de abril a junho, a primeira etapa de desenvolvimento com a temática “Como melhorar as condições para o envelhecimento das populações”, realizada pela DUOC em conjunto com a PUC-Chile. Em 2019, ocorreram três etapas simultâneas, realizadas pelo IFMA, em São Luís, com a temática “Como melhorar o índice de desenvolvimento humano do Maranhão”; pelo IFTM, em Uberaba, com a temática “Alimentos para o futuro”; e pela UTEC em conjunto com a UDELAR, em Montevidéu, com a temática “Como melhorar a qualidade de vida da infância”.

Segundo o cronograma do Projeto LAPASSION, neste ano, serão realizadas as quatro últimas etapas de desenvolvimento do projeto. Participam dessa fase o IFG, o IFAM, o IFSul e a DUOC/PUC-Chile. Nesse período, além do tema do IFG (Como contribuir para uma sociedade inclusiva e sustentável), serão abordadas as seguintes temáticas: Tecnologias socioambientais para a sustentabilidade da Amazônia (IFAM); Como melhorar as condições de acessibilidade (IFSul); Como contribuir para criar cidades inteligentes (DUOC/PUC-Chile).

De acordo com o professor Ruberley, para essa etapa em Goiânia, que se inicia no dia 9 de março, o projeto prevê a participação de 20 estudantes da Instituição e dez de cinco instituições parceiras, sendo dois alunos de cada uma delas (IFTM, IPP, TAMK, PUC-Chile e DUOC). Além dessas instituições, irá participar do evento no Câmpus Goiânia um aluno de cada uma das seguintes instituições: Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG).

Conheça o site do LAPASSION e saiba mais sobre o projeto.

Diretoria de Comunicação Social/ Reitoria.