Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Aluno > IFG > Últimas notícias > Atividades do LAPASSION@Goiânia finalizam nesta quinta-feira, 14 de maio
Início do conteúdo da página
Lapassion

Atividades do LAPASSION@Goiânia finalizam nesta quinta-feira, 14 de maio

Depois de 10 semanas de desenvolvimento, participantes irão apresentar soluções para os desafios propostos ao longo do projeto, em evento virtual

Estudantes e professores do Projeto Lapassion reunidos em reunião virtual
Estudantes e professores do Projeto Lapassion reunidos em reunião virtual

Nesta segunda-feira, 11 de maio, inicia-se a décima e a última semana de desenvolvimento da etapa do projeto LAPASSION@Goiânia, etapa essa que é promovida pelo Instituto Federal de Goiás (IFG). O projeto, que começou sua fase de desenvolvimento no dia 9 de março, no Câmpus Goiânia, tem o objetivo de trazer boas práticas desenvolvidas na Europa para instituições da América Latina.

Durante 10 semanas, estudantes e professores tutores trabalharam praticamente apenas uma semana juntos e depois tiveram que se separar, devido à pandemia do coronavírus. Sem deixar o projeto parar e dando continuidade ao projeto de forma on-line, o grupo se reuniu virtualmente com o objetivo de pensar soluções práticas para problemas reais e elaborou projetos multidisciplinares a partir do tema “Como contribuir para uma sociedade inclusiva e sustentável”.

 

Demoday Virtual

No dia 30 de abril, segundo o coordenador do projeto no IFG, professor Ruberley Rodrigues da Silva, foi realizada uma prévia do Demoday. Este é o momento em que os estudantes, que foram divididos em cinco times, realizam as apresentações das propostas preliminares de soluções dos desafios de cada uma das equipes. Na oportunidade, foi utilizado o Google Meet para transmitir as apresentações realizadas tanto em português, quanto em inglês, que é a língua oficial do projeto.

Na prévia do Demoday, cada equipe apresentou as seguintes soluções preliminares para os desafios que foram apresentados:

  • Time 1: Protótipo de uma bicicleta geradora de energia e um aplicativo para premiar os usuários que mais gerarem energia elétrica;
  • Time 2: Proposta de reestruturação da rua Ademar de Barros, em Senador Canedo, de forma a atender pessoas com deficiência visual, com foco principalmente nas funcionalidades dos pontos de ônibus;
  • Time 3: Proposta de inclusão de uma aba, sobre turismo e lazer, no site da Prefeitura de Senador Canedo, incluindo uma proposta de placas de sinalização para os lugares turísticos, de forma a potencializar essa atividade na cidade;
  • Time 4: Proposta de uma campanha de conscientização sobre a reciclagem de embalagens Tetra Pak, informando como deve ser a lavagem das embalagens, pontos de coleta, além da inclusão, na própria embalagem, de uma mensagem chamando a atenção do consumidor sobre a importância da reciclagem;
  • Time 5: Proposta de utilização de um biodigestor para gerar energia elétrica a um poço canadense, utilizado para prover conforto térmico aos animais.

 

Para o coordenador do projeto no IFG, esse teste foi muito importante para a preparação do Demoday virtual do LAPASSION@Goiânia, que acontecerá nesta quinta-feira, 14 de maio, por meio do Google Meet. No evento virtual, os estudantes apresentarão, em português e em inglês, as soluções finais para os desafios colocados para seus times.

 

Desenvolvimento on-line

O professor Carlos Ramos, do Instituto Politécnico do Porto e coordenador-geral do Projeto Lapassion, afirmou estar muito surpreso com a qualidade dos trabalhos relacionados à sustentabilidade, acessibilidade e energias, principalmente porque o grupo acabou trabalhando praticamente apenas uma semana juntos e depois tiveram que se separar, devido à pandemia da covid-19.

O docente afirmou ainda que a equipe do Lapassion também está aprendendo muito, sobretudo por ter que continuar o projeto de forma on-line: “o projeto foi pensado para o desenvolvimento de trabalhos em um local, no caso em Goiânia, mas o grupo provou que é possível desenvolver trabalhos de muita qualidade, mesmo a distância”.

De acordo com Ruberley, todo esse desempenho do grupo que participa das atividades no IFG deixou os responsáveis pelo projeto, nas quinze instituições que compõem o consórcio Lapassion, muito contentes e com vontade de experimentar mais ainda esse tipo de projeto.

 

Projeto Lapassion

O Projeto Lapassion (Latin America Practices and Soft Skills for an Innovation Oriented Network) é um projeto do programa Erasmus +, dentro da linha “Cooperação para inovação e intercâmbio de boas práticas – Capacitação no campo do Ensino Superior”. Elaborado por um consórcio de 13 instituições de ensino superior, o Projeto conta com cinco instituições brasileiras: IFG; Instituto Federal do Amazonas (IFAM); Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM); Instituto Federal do Maranhão (IFMA); e Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul); duas chilenas (Fundação do Instituto Profissional – DUOC; Pontifícia Universidade Católica do Chile – PUC); duas uruguaias (Universidade Tecnológica do Uruguai – UTEC; Universidade da República do Uruguai – UDELAR); uma portuguesa (Instituto Politécnico do Porto – IPP); duas espanholas (Universidade de Vigo – UVIGO; e Universidade de Salamanca – USal); e uma finlandesa (Universidade de Ciências Aplicadas de Tampere – TAMK). Participam também do consórcio duas associações: Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e Associação de Empresas de Portugal (AEP).

Conheça o site do LAPASSION@Goiânia: http://eventos.ifg.edu.br/lapassion/

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.

 

 

 

Notícias (Aluno)

Fim do conteúdo da página