Você está aqui: Página inicial > Aluno > IFG > Últimas notícias > IFG apresenta diversas palestras e atividades na Campus Party Digital Goiás
Campus Party 2020

IFG apresenta diversas palestras e atividades na Campus Party Digital Goiás

Transmissão ao vivo das atividades será realizada pelo site do evento (https://brasil.campus-party.org/)

Programação começa amanhã, 9

De 9 a 11 de julho, mais de 30 países estarão, simultaneamente, com uma vasta programação pelo evento Campus Party Digital Global. Goiás sediará pela segunda vez a Campus, mas este ano em formato 100% digital. O Instituto Federal de Goiás (IFG), um dos parceiros do evento, também contará com palestras ministradas por professores da instituição e estudantes de vários câmpus. A participação em todo o evento é gratuita.

O reitor da Instituição, professor Jerônimo Rodrigues da Silva, participará de uma sessão de bate-papo com os reitores da Universidade Federal de Goiás (UFG), Edward Madureira Brasil, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Wolmir Therezio Amado, e a professora do Departamento de Economia da PUC-GO, Ana Luiza Souza. O tema será: como preparar a educação para as mudanças em curso? A atividade ocorrerá no dia 11, às 16h05, no palco New Horizons. É possível acompanhar pelo link: https://goias-digital.campus-party.org/campusero/?page=page-stream&slugEvent=campus-party-digital-edition-2020-goias&slugAttraction=+Bate-papo-com-reitores-como-preparar-a-educacao-para-as-mudancas-em-curso

Como desdobramento do projeto Lapassion, o professor do Câmpus Jataí e coordenador do projeto, Ruberley Rodrigues de Souza, vai apresentar no dia 10, 16 horas, palestra para falar sobre os projetos realizados na edição de 2020, que ocorreu no Brasil e teve como um dos realizados da etapa o IFG. Fazem parte das equipes que desenvolveram os projetos e que também participarão da Campus, os estudantes Gabriel Santos Novato, do curso de Engenharia Civil do Câmpus Goiânia; Matheus Monteiro Cabral, do curso de Engenharia Elétrica do Câmpus Itumbiara; e Karlla Aparecida Ribeiro, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Câmpus Formosa.

Os projetos a serem apresentados são: Utilização de Logística Reversa dos resíduos pós-consumo de uma empresa de laticínios, Desenvolvimentos de soluções sustentáveis que propiciem a melhoria da mobilidade urbana em Senador Canedo, favorecendo o turismo e lazer e Utilização de dispositivos que conduzam o cidadão à prática de exercícios físicos e gerem energia elétrica a partir de movimentos corporais. O público poderá  assistir à palestra, no link: https://goias-digital.campus-party.org/campusero/?page=page-stream&slugEvent=campus-party-digital-edition-2020-goias&slugAttraction=LAPASSION-Goiania

Câmpus

Os câmpus do IFG também participarão das atividades da Campus Party. Do IFG – Câmpus Goiânia, serão apresentados projetos sobre Monitoramento da qualidade do ar em municípios de baixa renda, pelo professor Aldo Muro Júnior. Ainda na área ambiental, o engenheiro eletricista Natanael Faleiro e pós-graduando do câmpus será o palestrante, dia 11, às 19 horas. Outra sessão é com o professor Luís Fernando Pagotti, sobre novos rumos e tendências das profissionais tecnológicas, que ocorre no dia 11, às 17h30.

Do Câmpus Luziânia, a tecnóloga em Redes de Comunicação Christiane Santos, que também é professora da Instituição, apresentará a sessão: Movimento Maker – hackeando de impressoras 3D e satélites da NASA. Ela é fundadora do Grupo de Robótica para Meninas Metabotix e membro do Grupo de Robótica GYNBOT.

Do Câmpus Goiânia Oeste, a professora Lorena Rosa vai apresentar a sessão SaudavelMENTE. Estudante do curso técnico em Informática, do Câmpus Uruaçu, Heloiza Santana Ribeiro vai apresentar a sessão Projeto de Irrigação Sustentável com Arduino.

Outras sessões que serão apresentadas durante o evento:

Sessão: Razões para Refletir em Tempos de Pandemia: vírus e viroses nos dias atuais - Silvana Santiago, graduada em Biomedicina e professora do IFG – Câmpus Goiânia Oeste.

Sessão: Inclusão educacional e social, um debate para três partes - Educação, Sociologia e Saúde, com a professora Ana Beatriz de Freitas, coordenadora na Reitoria do IFG.

Sessão: Inclusão educacional e social, um debate para três partes - Educação, Sociologia Saúde, com a professora Thais Marinho.

Sessão: Inclusão educacional e social, um debate para três partes - Educação, Sociologia e Saúde, com a cientista social e professora do IFG – Câmpus Goiânia Oeste, Raclene Ataide.

Ainda do Câmpus Goiânia, seguem mais atividades:

• Aprendizagem Criativa para o Estímulo de Meninas Cientistas

Palestra New Horizons

Professor Carlos Roberto da Silveira e aluna do curso de Engenharia de Controle e Automação Amanda Fernandes

Dia: 09/07, 17h35 – 18 horas

• Processamento e Análise de Dados em Tempo Real com Kafka, ElasticSearch e PySpark (#JoinCommunity)

Professores: Otávio Calaça (IFG) e Cícero Moura (UFG)

Quinta-feira, 09/07, 23h35

Palco Work Life

• Reiniciando o mundo com Inteligência Artificial

Professor: Sanderson Macedo (Sandeco)

Quinta-feira, 09, 15h35

Palco Living Better

• O professor do futuro e metodologias ativas

Professor: Sanderson Macedo (Sandeco)

Quinta-feira, 09, 17 horas

Palco New Horizons

• Redes neurais para Grafos com Python (#JoinCommunity)

Professor: Otávio Calaça

Sexta-feira, 10, 23h05

Palco New Horizons

• Inteligência Artificial divertida para Adolescentes

Professor: Sanderson Macedo (Sandeco)

Sábado, 11, 14h30

Palco Include

Toda a programação, com datas e horários, e as informações do evento estão disponível no site: https://goias-digital.campus-party.org/campusero/?page=page-agenda&slugEvent=campus-party-digital-edition-2020-goias

Acesse: https://goias-digital.campus-party.org/

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria. Coordenações de Comunicação Social dos Câmpus Goiânia e Itumbiara.