Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Aluno > IFG > Últimas notícias > Câmpus Goiânia e Bell Corpus Cosméticos doam 3 mil frascos de álcool em gel à Agetul
Início do conteúdo da página
COVID-19

Câmpus Goiânia e Bell Corpus Cosméticos doam 3 mil frascos de álcool em gel à Agetul

Produto foi elaborado após parceria público-privada entre Câmpus Goiânia e a empresa de cosméticos

Entrega foi realizada na sede da Agetul, no Parque Mutirama
Entrega foi realizada na sede da Agetul, no Parque Mutirama

O Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) e a empresa de Bell Corpus Cosméticos doaram 3 mil frascos de álcool etílico em gel 70% INPM à Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer de Goiânia, a Agetul. A entrega ocorreu na manhã desta terça-feira, 21 de julho, na sede da Agetul, localizada no Parque Mutirama. A substância antisséptica, acondicionada em frascos de 400ml (370 gramas), foi produzida pela empresa de cosméticos graças à parceria público-privada estabelecida com o Câmpus Goiânia.

Para o presidente da Agetul, Urias Garcia de Oliveira Junior, as doações vão auxiliar no cumprimento de protocolos de segurança a serem adotados no Zoológico e nos parques Mutirama, Clube do Povo e Morada Nova, que atualmente encontram-se fechados para o público devido à crise sanitária provocado pela pandemia de covid-19.

Enquanto as unidades permanecem sem visitação, Urias adianta que parte do que foi doado será destinado para utilização dos servidores que trabalham nos parques. “Já vamos começar a utilizar com os nossos servidores da área administrativa, como por exemplo, no Mutirama, que nesse momento está com cursos de atualização e capacitação dos servidores, para volta ao funcionamento normal do parque, mas também vamos fazer cursos em todas as unidades para saber como atuar, agir, quando da reabertura dos parques”, esclarece.

Frascos contendo álcool em gel, doados à Agetul

Frascos contendo álcool em gel, doados à Agetul

Ainda de acordo com Urias, as doações vão auxiliar na redução de custos da Agetul, num futuro momento de reabertura dos parques. “Se a gente for analisar o preço de um litro de álcool gel, é em torno de R$ 6,00. E a gente vai gastar por mês em torno de 1.500 litros, só no Parque Mutirama. Então (a doação) já ajuda bastante. Estamos procurando outras soluções viáveis economicamente”, completa.

Para o diretor da Bell Corpus Cosméticos, Miguel Arcanjo da Silva, a doação é uma forma de colaboração no momento de crise provocada pela pandemia. Ele conta que a empresa, especializada no ramo de cosméticos, não produzia álcool em gel. Foi com a parceria público-privada estabelecida com o Câmpus Goiânia que o produto começou a ser ofertado pela empresa.

Miguel e a responsável técnica da Bell Corpus, Simone Rodrigues de Oliveira, que também é egressa do extinto curso tecnológico em Química Industrial do Câmpus Goiânia do IFG, entraram em contato com o câmpus para estabelecer a parceria para a produção do álcool em gel 70% INPM. A decisão ocorreu após a publicação da Resolução RDC 350/2020 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que permitiu às fabricantes de medicamentos e cosméticos a produção de preparações antissépticas ou álcool em gel para atender às questões de saúde pública do país.

A parceria foi estabelecida por meio da Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do Câmpus Goiânia, pelo professor Sérgio Botelho, que possui formação em Química Industrial. “O professor Sérgio (Botelho) está sempre nos apoiando, nos dando ideia. A gente está sempre buscando conhecimento e ele está sempre perto e aí a gente abraçou a causa. O IFG emprestou material para produzir álcool em gel da forma correta. Esteve na nossa indústria, acompanhou várias produções”, acrescenta Miguel Arcanjo da Silva. Confira mais informações sobre a parceria.

As doações destinadas à Agetul referem-se a um quantitativo remanescente da produção realizada pela empresa por meio dessa parceria com o Câmpus Goiânia. Das 3 mil unidades, 200 foram passadas ao câmpus. Já as remessas anteriores produzidas pela Bell Corpus foram comercializadas pela empresa a baixo custo: R$ 6 o frasco de 400 ml. Vale destacar ainda que, além dessa parceria, servidores do Câmpus Goiânia desenvolveram outro projeto para produção de álcool em gel para doação a instituições filantrópicas, utilizando o laboratório de Química da instituição. 


Responsabilidade social das instituições públicas

Para a diretora do Câmpus Goiânia do IFG, professora Maria de Lourdes Magalhães, ações como essa mostram o papel do social do IFG, de devolver à comunidade o conhecimento desenvolvido pela instituição. “Na realidade, eu acho que esse é o nosso papel, o papel do Instituto Federal de Goiás, que é dar esse retorno para a comunidade, principalmente para a comunidade carente. Hoje a gente está entregando, junto com a parceria com a empresa e a prefeitura municipal, esses 3 mil frascos de álcool em gel. Então é muito gratificante, fazer esse papel neste momento de pandemia. Mesmo distante, estamos presentes, trazendo benefícios para a comunidade carente”, acredita.

O presidente da Agetul também elogiou a iniciativa do Câmpus Goiânia. “Sempre fui defensor das unidades públicas de ensino, desde o ensino fundamental às universidades. E eu acredito, principalmente, neste momento, que as instituições de ensino superior estão tendo um papel fundamental não só em Goiás. A gente tem a UFG fazendo estudos em parceria com o governo federal, nós temos o IFG, com suas iniciativas, como essa do álcool em gel. Nós temos as instituições fazendo o que, quando eu era estudante eu defendia, que é uma universidade aberta para a comunidade, voltada para a comunidade. E isso a gente está vendo claramente acontecer. E eu acredito que esse pode ser um dos legados mais fortes que a gente pode deixar pós-pandemia”.

Além da professora, participaram da entrega das doações o gerente da Gepex do Câmpus Goiânia, professor Sérgio Botelho; o coordenador de Relações Internacionais do IFG, Luciano de Paula Perilo. Representando a Bell Corpus Cosméticos, estavam o diretor da empresa, Miguel Arcanjo da Silva, e a química industrial, Simone Rodrigues de Oliveira. Pela Agetul, participaram o presidente da pasta, Urias Garcia de Oliveira Junior; o diretor do Parque Mutirama, Cleverson Emerick; e Frank Fraga, chege de gabinete da Agetul.


Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.

Fim do conteúdo da página