Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Aluno > IFG > Últimas notícias > Comissão de trabalho entrega Plano de Dados Abertos do IFG ao reitor
Início do conteúdo da página
Transparência

Comissão de trabalho entrega Plano de Dados Abertos do IFG ao reitor

Previsão é de que a publicação do primeiro conjunto de dados seja feita em setembro. Plano contempla publicação de dados diversos

O grupo de trabalho que elaborou o Plano de Dados Abertos (PDA/ 2017-2018) do Instituto Federal de Goiás (IFG) entregou na manhã de hoje, 22, o documento finalizado ao reitor, professor Jerônimo Rodrigues da Silva. O PDA é uma exigência do decreto nº 8777/2016, que institui a Política de Dados Abertos do Governo Federal, para que as instituições públicas do Poder Executivo Federal promovam a publicação de dados contidos em bases de dados, sob a forma de dados abertos.

“O PDA representa um marco na valorização da transparência, permitindo o aprimoramento da gestão pública por meio do acesso à informação e do estímulo à participação e ao controle social”, afirma a Comissão.

O plano contempla critérios utilizados para a priorização dos dados a serem abertos, a definição dos dados a serem abertos; estratégia para abertura com respectivo plano de ação contendo as atividades, cronograma e responsáveis pela implementação; modelo de sustentação e estrutura de governança.

O próximo passo agora é a aprovação do plano pelo reitor e depois a consulta ao Comitê Gestor de Segurança da Informação e das Comunicações (CGSIC) para aprovação dos dados do IFG que poderão ser publicados, lembrando que novos dados inseridos no sistema sempre devem ser aprovados pelo CGSIC.

O trabalho de construção do PDA foi iniciado pela Comissão em dezembro do ano passado, com membros nomeados pela Portaria IFG nº 2.478, de 08 de novembro de 2016. O grupo é composto por representantes da Diretoria de Tecnologia da Informação, Ouvidoria, Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), Comunicação, Diretoria de Administração Acadêmica e Pró-Reitoria de Ensino.

O reitor agradeceu a entrega do documento e reconheceu o trabalho da Comissão por dar conta das ações dentro das demandas que cada servidor já desempenha.

 

Cronograma

A partir de agora, os trabalhos se intensificam para os servidores de TI, com a inserção de dados no sistema a ser utilizado, que será o mesmo do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPOG). A autoridade de monitoramento do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), que também é ouvidora do IFG, Claudia Carrião, fica responsável por acompanhar todo o processo. Pelo cronograma, a previsão é de que em setembro será feita a primeira publicação de dados.

O diretor de TI, Douglas Rolins, conta que o objetivo do PDA, que é revisado a cada dois anos, é fazer o planejamento, definir os dados que serão abertos e a estratégia para abertura desses dados, além de conter um plano de ação. “Após o plano ser aprovado, ele será disponibilizado no portal principal da Instituição”, diz.

 

O PDA

Os dados do IFG a serem disponibilizados de forma aberta, conforme consta no PDA, leva em conta o grau de relevância para o cidadão, com análise baseada nas demandas encaminhadas via e-SIC, bem como os setores e serviços mais procurados nos sítios eletrônicos do IFG; os normativos legais e os compromissos formalmente assumidos pelo Instituto; o alinhamento perante o PDI e os planejamentos setoriais, bem como os relacionados às áreas de tecnologia da informação; o conjunto de informações e sistemas sob a gestão do IFG, em especial os sistemas de controle acadêmico e administrativo; o nível de maturidade da organização das informações e dados existentes e a garantia da qualidade e confiabilidade dos dados a serem publicados.

Dentro desse aspecto, a previsão do Plano é de que sejam publicados os conjuntos de dados referente à relação de servidores ativos, relação de cursos, dados de candidatos dos processos seletivos, licitações, dados de alunos, informações sobre as unidades, códigos de vaga, contratos, programas/editais de iniciação científica e inovação, projetos de pesquisa, disciplinas ministradas, docentes por áreas/câmpus, informações sobre setores, editais de seleção de pessoal e estágios curriculares de cursos da Instituição. As especificidades dentro de cada conjunto, das informações que serão publicadas devem ser aprovadas pelo CGSIC antes da publicação.

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página