Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeites

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Aluno > IFG > Últimas notícias > 2º Seminário de Performance e Pesquisa em Instrumentos de Metais reúne artistas e estudiosos da área no Câmpus Goiânia
Início do conteúdo da página
MÚSICA

2º Seminário de Performance e Pesquisa em Instrumentos de Metais reúne artistas e estudiosos da área no Câmpus Goiânia

Evento gratuito é aberto ao público e será realizado até o dia 9 de março

Banda Sinfônica Nilo Peçanha abriu o evento com concerto eclético

Começou nesta segunda-feira, 5 de março, o 2º Seminário Internacional de Performance e Pesquisa em Instrumentos de Metais. O evento será realizado no Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Goiânia até o dia 9 de março e contará com diversas atividades, todas focadas no estudo e experiência com instrumentos de metais. A Banda Sinfônica Nilo Peçanha, formada por alunos do curso técnico em Instrumento Musical, abriu o seminário apresentando concerto sob a regência do professor da casa, Marshal Gaioso.

Participaram da abertura do evento, o professor do Câmpus Goiânia e diretor executivo do seminário, Roberto Milet; a diretora-geral da unidade, Maria de Lourdes Magalhães; e a diretora do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte, Luz Marina de Alcântara; além da chefe do departamento de áreas acadêmicas I, Fabiane Costa Oliveira; e do professor e coordenador do evento, Marcelo Alves.

O professor Roberto Milet agradeceu pela parceria com o Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte e pelo apoio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce), por meio do Fundo de Cultura, que viabilizou a realização do seminário. Para ele, um dos pontos fortes do evento é justamente sua internacionalização, tendo em vista a troca de experiências e conhecimentos que alunos, músicos e pesquisadores poderão realizar durante os cinco dias de atividades.

Já a diretora do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte, Luz Marina de Alcântara, reforçou a importância de o evento ser realizado no IFG – Câmpus Goiânia, principalmente por ser uma instituição que apóia a música, uma vez que oferta cursos gratuitos que visam à formação de músicos, como o técnico integrado em Instrumento Musical e a Licenciatura em Música, auxiliando na formação de futuros artistas em Goiás.

Luz Marina, diretora do Ciranda da Arte, agradeceu pela iniciativa do IFG em ofertar cursos para formação de músicos em Goiás
Luz Marina, diretora do Ciranda da Arte, agradeceu pela iniciativa do IFG em ofertar cursos para formação de músicos em Goiás.

 

“Minha eterna gratidão pelo que vocês fazem pelos nossos jovens, a partir do momento em que vocês criaram os cursos de Música e podem dar mais oportunidade aos nossos alunos”, ressaltou a diretora do Ciranda da Arte ao falar sobre o Câmpus Goiânia do IFG.

Em seu discurso, Luz Marina lembrou que alguns de seus alunos vão ingressar, no próximo dia 26 de março, no curso técnico em Instrumento Musical do Câmpus Goiânia. “Eles chegam com uma expectativa de fazer música em uma escola. Conviver nesse lugar é muito importante”, completou.

A diretora-geral do câmpus, Maria de Lourdes Magalhães, agradeceu pelo carinho e afirmou a importância da realização de eventos como esse, que enfatizam o lado cultural na instituição. “A Música é essencial para a formação de indivíduos melhores. Continuem nos inspirando a contemplar o belo”, encerrou.

Quinteto BrassUka se apresentou ao lado do professor do IFG - Câmpus Goiânia, Ronan Gil
Quinteto BrassUka se apresentou ao lado do professor do IFG - Câmpus Goiânia, Ronan Gil.

 

Programação

Logo após a solenidade de abertura, as atividades do seminário prosseguiram com a apresentação do Quinteto BassUka, com a participação do professor de Música do IFG – Câmpus Goiânia, Ronan Gil.

Nesta segunda edição do Seminário de Metais, considerado o maior do país no gênero, foram convidados profissionais e grupos renomados, dentre eles o Quinteto HomeBrass, de Portugal (que desenvolverá oficinas de ensino de instrumentos, como trompete, trompa, trombone e tuba); Quinteto da Unicamp – Metallumfonia (SP); Quinteto UniRio de Metais; Quinteto da UFBA, além do grupos locais, como: Charanga Jazz; Quinteto Metais do Cerrado; Sexteto 193 do Corpo de Bombeiros Militar e Trio Cerrado.

Na programação, haverá apresentação de trabalhos científicos, workshops, palestras, debates, oficinas e concertos realizados por profissionais que tocam instrumentos de metal. Ao todo, estarão presentes no seminário 43 instrumentistas profissionais de metais, professores de música e músicos de orquestras nacionais e internacionais.

Público durante o primeiro dia de atividades do Seminário de Metais
Público durante o primeiro dia de atividades do Seminário de Metais.

 

As palestras e debates serão proferidas pelos músicos: Dr. Nailson Simões e Dr. Adalto Soares - UniRio; Dr. Joatan Nascimento e Dr. Heinz Schwebel - UFBA e; Dr. Carlos Basualto - Chile. Os instrumentistas Jessé Sadoc - RJ Daniel Alcantara -SP Rafael Rocha - ES; Tiago Link -POA; Moises Alves BSB apresentam workshop, oficinas de improvisação e show de Jazz.

Para participar, basta se inscrever gratuitamente pela internet ou presencialmente, no local do evento.

O seminário conta com a realização do IFG, do Fundo de Arte e Cultura de Goiás da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (Seduce) e apoio da Ciranda da Arte e Musical Roriz. Neste ano, o evento homenageia o trompetista Tarcísio Antônio dos Santos, grande instrumentista goiano, que faleceu recentemente. 

Confira a programação completa.

Veja mais imagens na nossa página do Facebook

 

 

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.

 

Notícias (Aluno)

Fim do conteúdo da página