Você está aqui: Página inicial > Aluno > IFG > Últimas notícias > IFG cumpre primeiros passos para formação de rede internacional de pesquisa
Ciência

IFG cumpre primeiros passos para formação de rede internacional de pesquisa

Todas as ações tiveram como objetivo principal dar início à formação de uma rede internacional de pesquisas sobre o uso de agrotóxicos

As atividades de trabalho do professor Joaquín Paredes-Labra, da Universidade Autônoma de Madri (Espanha), foram encerradas com sucesso na última terça-feira, 6. A convite do Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Anápolis, ele chegou ao Brasil no dia 26 de fevereiro e, durante o período de visitação, ministrou conferência sobre novas tecnologias e educação, participou de reunião com pesquisadores de instituições diversas e fez visitas de campo a diferentes localidades na região da Chapada dos Veadeiros.

Paredes- Labra participou das visitas de campo acompanhado pelo professor Alessandro Oliveira, Gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do IFG-Câmpus Anápolis e por estudantes pesquisadores do Núcleo de Pesquisas e Estudos na Formação Docente e Educação Ambiental (NUPEDEA). No dia 01 de março o grupo reuniu-se com os Núcleos de Pesquisas em Agroecologia (NEPA) e pesquisadores da UnB Cerrado para a definição das ações em campo na região da Chapada dos Veadeiros. A primeira ação aconteceu na Escola Municipal da Pedra de Amolar, em São João d’Aliança. Desta reunião participaram os pesquisadores do IFG, Cirat, UnB, UAM, vereadores, professores da escola e membros da comunidade. A área da instituição de ensino faz divisa com uma plantação de soja e a problemática consiste na dispersão aleatória de agrotóxicos nas suas proximidades, que ocasiona situações de intoxicação nos alunos.

Outra atividade aconteceu no dia 03 de março com a visita e registros de relatos do Povoado do Engenho, também em São João d’Aliança. Este povoado foi cercado pela plantação de soja e constantemente sofre com as pulverizações aéreas de glifosato que acontecem também logo acima deles. No mesmo dia, foi realizada a visita ao Assentamento Sílvio Rodrigues em Alto Paraíso, no qual constatou-se a realidade vivida da relação entre produtores agroecológicos e do agronegócio. No dia 4 de março, os trabalhos foram realizados na comunidade Quilombola do Engenho com o registro dos relatos dos moradores e professores da comunidade sobre as situações vivenciadas de exposição aos agrotóxicos.

CONTEXTOS VARIADOS

“Os contextos são bastantes variados, mas o que podemos constatar em comum entre todos os locais que visitamos foi o avanço do agronegócios sobre as comunidades, evidências de contaminação das pessoas e falta de informações sobre os agrotóxicos. Frente a isto decidimos uma série de ações a serem desenvolvidas nos locais pela colaboração entre os pesquisadores do Brasil e da Espanha", ressaltou o professor Alessandro Oliveira.

Todas as intervenções foram compartilhadas em reunião realizada no dia 05 de março na UnB Cerrado. Nela foram propostas ações educativas, de análises e biorremediação, bem como de empoderamento comunitário. Assim, as atividades foram as primeiras da Rede Internacional de Pesquisas que está sendo constituída com a liderança do IFG-Câmpus Anápolis.

Confira galeria de fotos das visitas de campo aqui

Confira vídeo das visitas de campo produzido pela equipe Ducerrado (Eduardo Carmo) aqui

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Anápolis