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Documentos da Extensão

Publicado: Terça, 21 de Fevereiro de 2017, 09h44 | Última atualização em Sexta, 14 de Julho de 2023, 16h04

Extensão

A Extensäo no IFG é entendida como todo processo educativo, cultural, social, político, artístico, esportivo, científico e/ou tecnológico, desenvolvido por meio de açöes sistematizadas voltadas às questões sociais relevantes com a finalidade de promover o desenvolvimento local e regional, bem como possibilitar a dinamizaçäo de saberes.

A Lei n°11.892, de 22 de Dezembro de 2008, instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, responsável pela oferta de cursos em nível básico, profissional e superior, com autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-pedagógica e disciplinar. 

Do ponto de vista da atuação dessas instituições, a legislação estabelece como diretriz o desenvolvimento de atividades de extensão em consonância com os princípios e finalidades de educação profissional, considerando-se as dinâmicas relacionadas ao mundo do trabalho e às expectativas de formação de trabalhadores e trabalhadoras, propiciando a difusão do conhecimento e o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras, em atendimento às demandas locais e regionais.

Nesse sentido, o Instituto Federal de Goiás - incluindo, claro, o Câmpus Anápolis - tem buscado aperfeiçoar dos dispositivos administrativos relacionados às formas de fomento e operacionalização das Ações de Extensão ofertadas pela Instituição. A publicação da Portaria n°516/2017/IFG é resultado de um esforço coletivo no sentido de dar respostas a essas questões por meio do aperfeiçoamento das diretrizes conceituais e dos procedimentos internos relativos às Ações de Extensão. Nesse documento, servidores, estudantes e a comunidade externa, podem acessar os formulários e demais orientações para submeter ou participar de propostas de cursos, eventos, projetos e programas de extensão.  Espera-se que essa normatização possa conferir maior clareza quanto aos conceitos e pressupostos da Extensão, entendida como perspectiva essencial para o desenvolvimento Institucional e, ao mesmo tempo, ser capaz de estabelecer rotinas de trabalho dinâmicas e qualitativamente eficazes.

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