Comissão Interna de Supervisão do Plano de Carreira dos Técnicos Administrativos em Educação
Apresentação:
A Comissão Interna de Supervisão (CIS) tem por finalidade acompanhar, orientar, fiscalizar, avaliar e assessorar o Conselho Superior e a Reitoria na implementação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, no âmbito do IFG, além de orientar a área de pessoal, bem como os servidores, quanto ao referido Plano.
Compete à CIS do IFG:
- Acompanhar a implantação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação em todas as suas etapas, bem como o trabalho da comissão de enquadramento;
- Orientar a área de pessoal, bem como orientar os servidores do IFG quanto ao Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação;
- Fiscalizar e avaliar a implementação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação no âmbito do IFG;
- Propor e encaminhar à apreciação da comunidade e da Comissão Nacional de Supervisão, sugestões de alterações necessárias para o aprimoramento do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação;
- Apresentar propostas e acompanhar a elaboração e a execução do Plano de Desenvolvimento de Pessoal do IFG e seus programas de capacitação, de avaliação e de dimensionamento de quadros, que apontam as necessidades de pessoal e modelo de alocação de vagas;
- Avaliar, anualmente, as propostas de lotação do IFG, em conformidade com o inciso I do § 1º do art. 24 da Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005;
- Acompanhar o processo de identificação dos ambientes organizacionais do IFG proposto pela área de pessoal, bem como os cargos que os integram;
- Examinar os casos omissos referentes ao Plano de Carreira e encaminhá-los à Comissão Nacional de Supervisão;
- Conduzir outras questões relativas ao PCCTAE, designadas pelo Conselho Superior da Instituição.
A CIS do Instituto Federal de Goiás, de acordo com o regulamento, será composta por no mínimo cinco representantes titulares e cinco suplentes e, no máximo, um representante titular e seu respectivo suplente de cada Câmpus e da Reitoria do IFG, quando houver, eleitos pelos seus pares. O mandato é de três anos , sendo permitida a reeleição por igual período.
Composição da CIS para o mandato 2021/2023:
Portaria IFG nº 1.117-2021
PORTARIA Nº 1464 - REITORIA/IFG, DE 30 DE MAIO DE 2022 - vigente
Contato:
de@ifg.edu.br - Diretor Executivo: José Carlos Barros Silva
Endereço: Reitoria do IFG
Avenida C-198, nº 500, Jardim América, Goiânia, Goiás. CEP: 74270-040 [ao lado do SESC Cidadania]
Telefone atualizado: 62 3612-2232 [sem funcionamento no momento]
Atas das Reuniões da CIS
Tabelas de Estrutura e Vencimentos - Técnicos Administrativos em Educação
Base: Lei 11.091 de 12 de Janeiro de 2005
Valores das Funções Gratificadas
Progressão por Capacitação Profissional (PCP) é a mudança de nível de capacitação, dentro do mesmo cargo e da mesma classe, decorrente da obtenção pelo servidor de certificação em programa de capacitação. Essa mudança, por exemplo, pode ser do nível I para o II, chegando até o IV. O curso deverá ser compatível com o cargo ocupado, o ambiente organizacional e a carga horária mínima exigida. Esses requisitos são analisados no processo de progressão. Para requerer a progressão funcional por esse tipo de processo, o servidor deverá respeitar o interstício de 18 meses.
TABELA PARA PROGRESSÃO POR CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL
NÍVEL DE |
NÍVEL DE |
CARGA HORÁRIA DE |
CLASSIFICAÇÃO |
CAPACITAÇÃO |
CAPACITAÇÃO |
I |
Exigência mínima do Cargo |
|
A |
II |
20 horas |
III |
40 horas |
|
IV |
60 horas |
|
I |
Exigência mínima do Cargo |
|
B |
II |
40 horas |
III |
60 horas |
|
IV |
90 horas |
|
I |
Exigência mínima do Cargo |
|
C |
II |
60 horas |
III |
90 horas |
|
IV |
120 horas |
|
I |
Exigência mínima do Cargo |
|
D |
II |
90 horas |
III |
120 horas |
|
IV |
150 horas |
|
I |
Exigência mínima do Cargo |
|
E |
II |
120 horas |
III |
150 horas |
|
IV |
Aperfeiçoamento ou curso de capacitação igual ou superior a 180 horas |
(Fonte: Anexo III da Lei 11.091/2005)
Links Úteis ao Servidor
- Plano de Saúde
- Previdência
- Instrução e Tramitação de Processos
- Benefícios e Adicionais
- Licenças e Afastamentos
- Sigac - Sistema de Gestão de Acesso
Relatório de Atividades da CIS
Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, no âmbito das Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação, e dá outras providências.
Instituição da Comissão Interna de Supervisão do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-administrativos em Educação
Dá nova redação aos arts. 2 o , 3 o e 5 o da Portaria n o 2.519, de 15 de julho de 2005, que passam a vigorar com a seguinte redação
Estabelece os procedimentos para a concessão do Incentivo à Qualificação e para a efetivação do enquadramento por nível de capacitação dos servidores integrantes do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, instituído pela Lei no 11.091, de 12 de janeiro de 2005.
Estabelece as diretrizes para elaboração do Plano de Desenvolvimento dos Integrantes do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, instituído pela Lei no 11.091, de 12 de janeiro de 2005.
Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais.
Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal; sobre a Carreira do Magistério Superior, de que trata a Lei no 7.596, de 10 de abril de 1987; sobre o Plano de Carreira e Cargos de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e sobre o Plano de Carreiras de Magistério do Ensino Básico Federal, de que trata a Lei no 11.784, de 22 de setembro de 2008; sobre a contratação de professores substitutos, visitantes e estrangeiros, de que trata a Lei no 8.745 de 9 de dezembro de 1993; sobre a remuneração das Carreiras e Planos Especiais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, de que trata a Lei no 11.357, de 19 de outubro de 2006; altera remuneração do Plano de Cargos Técnico-Administrativos em Educação; altera as Leis nos 8.745, de 9 de dezembro de 1993, 11.784, de 22 de setembro de 2008, 11.091, de 12 de janeiro de 2005, 11.892, de 29 de dezembro de 2008, 11.357, de 19 de outubro de 2006, 11.344, de 8 de setembro de 2006, 12.702, de 7 de agosto de 2012, e 8.168, de 16 de janeiro de 1991; revoga o art. 4o da Lei no 12.677, de 25 de junho de 2012; e dá outras providências.
Decreto 4.836/2003 - Flexibiliazação da Jornada de Trabalho
Decreto que regulamenta a jornada de 30 horas no Serviço Público Federal
Datas das Reuniões da CIS
Reuniões ocorridas
29/04/2024 - Reunião extraordinária com deliberações sobre processos de afastamentos de servidores
09/02/2024 - Reunião extraordinária com deliberações sobre processos de afastamentos de servidores
29/01/2024 - Reunião ordinária com deliberações sobre processos de afastamentos de servidores
11/08/2023 - Reunião ordinária com deliberações sobre processos de afastamentos de servidores
13/07/2023 - Reunião ordinária com deliberação sobre processo de afastamento de servidor
16/06/2023 - Reunião ordinária com deliberação sobre processos de afastamentos de servidores
16/05/2023 - Reunião ordinária com deliberação sobre processos de afastamentos e outras demandas
27/03/2023 - Reunião ordinária com deliberação sobre processos de afastamentos e outras demandas
13/12/2022 - Reunião ordinária com deliberação sobre processos de afastamentos e outras demandas
28/09/2022 - Reunião extraordinária com deliberação sobre processos de afastamentos de servidores
09/09/2022 - Reunião extraordinária com deliberação sobre processo de afastamento de servidora
01/09/2022 - Reunião extraordinária com deliberação sobre processo de afastamento de servidora
04/08/2022 - Reunião ordinária com deliberação sobre processos de afastamento de servidores
10/06/2022 - Reunião ordinária com deliberação sobre processos de afastamento de servidores
20/05/2022 - Reunião extraordinária com deliberação sobre processo de afastamento de servidor e a indicação dos novos coordenadores da CIS
11/05/2022 - Reunião extraordinária com a Diretoria Executiva e os membros da CIS
08/04/2022 - Reunião ordinária com deliberação sobre processo de afastamento de servidora
01/04/2022 - Reunião extraordinária com deliberação sobre processos de afastamento de servidores
25/03/2022 - Reunião extraordinária para deliberação do Plano de Trabalho 2022-2024
23/03/2022 - Reunião extraordinária para deliberação do Plano de Trabalho 2022-2024
16/03/2022 - Reunião extraordinária para deliberação do Plano de Trabalho 2022-2024
10/03/2022 - Reunião ordinária com deliberação sobre processos de afastamento de servidores
24/02/2022 - Reunião extraordinária com deliberação sobre processos de afastamento de servidores e deliberação do Plano de Trabalho 2022-2024
17/02/2022 - Deliberação do Plano de Trabalho 2022-2024
15/02/2022 - Reunião extraordinária com deliberação sobre processo de afastamento de servidor e construção do Plano de Trabalho 2022-2024
10/02/2022 - Reunião extraordinária com deliberação sobre processo de afastamento de servidor e construção do Plano de Trabalho 2022-2024
03/02/2022 - Reunião ordinária com deliberação sobre processo de afastamento de servidora e indicação de novo Coordenador Titular e novo 2º Coordenador Adjunto
18/01/2022 - Reunião extraordinária com deliberação sobre processos de afastamento de servidores
09/12/2021 - Reunião extraordinária com deliberação sobre processos de afastamento de servidores
21/10/2021 - Reunião extraordinária para deliberação de processo de afastamento de servidor/a
07/10/2021 - Reunião ordinária com deliberação sobre processos de afastamento de servidores
30/09/2021 - Reunião extraordinária para deliberação de processo de afastamento de servidor/a
21/09/2021 - Reunião extraordinária para deliberação de processo de afastamento de servidor/a
02/09/2021 - Reunião ordinária com deliberação sobre a criação do Plano de Trabalho para o período de 2022-2024
19/08/2021 - Reunião extraordinária para deliberação de processo de afastamento de servidor/a
05/08/2021 - Reunião ordinária com deliberação de novo canal de comunicação dos membros da CIS, esclarecimentos sobre relatório de gestão da comissão e deliberação de busca de treinamento acerca da legislação/regulamentos que norteiam o trabalho da comissão
30/07/2021 - Reunião extraordinária para deliberação de processo de afastamento de servidor/a
28/07/2021 - Reunião extraordinária para deliberação de processo de afastamento de servidor/a
15/07/2021 - Deliberações gerais da CIS (definição da construção do Plano de trabalho, indicação de membros para participar em trabalhos de outras comissões e definição do calendário das reuniões)
Os Fóruns Nacionais da CIS, ao final do evento, aprovam um documento que registra as discussões que aconteceram e as propostas e encaminhamentos aprovados.
I FNCIS, realizado de 18 a 19 de setembro de 2006.
II FNCIS, realizado de 11 a 13 de junho de 2007.
III FNCIS, realizado de 02 a 04 de junho de 2008.
IV FNCIS, realizado de 02 a 04 de setembro de 2009.
V FNCIS, realizado de 24 a 26 de novembro de 2011.
VI FNCIS, realizado de 19 a 22 de novembro de 2012.
VII FNCIS, realizado de 07 a 10 de outubro de 2013.
CARTA DE LAVRAS, III Encontro Regional Sudeste de CIS, realizado de 28 a 30 de abril de 2010.
VIII FNCIS, realizado de 08 a 10 de setembro de 2014.
Solicitação de afastamento para cursar pós-graduação stricto sensu
De acordo com a Resolução Consup/IFG nº 11/2011 - Regulamento para Afastamento de Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás cursar Pós-Graduação Stricto Sensu e Estágios de Pós-Doutorado -, os processos de solicitação de afastamento para cursar pós-graduação stricto sensu, quando de TAE, deve conter manifestação da CIS bem quando se trata de solicitação de prorrogação (Art. 18, inciso V; Art. 21, inciso V), porém a análise de mérito e recurso, assim como dos casos omissos, é de incumbência da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.
A CIS reforça a atenção dada pelo Regulamento de que os servidores técnico-administrativos abram seus processos com, no mínimo, 90 dias de antecedência da data inicial de afastamento desejada, a fim de poder tramitar em todas as instâncias reservando tempo hábil para as decisões. A CIS, em acordo com a Lei do Processo Administrativo no âmbito da Administração Federal direta e indireta (LEI Nº 9.784 , DE 29 DE JANEIRO DE 1999), se resguarda o direito de manifestação inicial em até cinco dias úteis após o recebimento do processo no SUAP (REI-CIS).
A comissão tem se reunido nas primeiras quintas-feiras de cada mês com o objetivo de deliberar sobre os pedidos.
Pedimos, portanto, que os interessados acompanhem seus processos no SUAP, em especial a aba "Comentário", e caso remanesçam dúvidas, por favor, enviar mensagem para cis@ifg.edu.br.
Informações sobre as Eleições 2025 da Comissão Interna de Supervisão (CIS)
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) vai realizar eleições para escolher a nova composição da Comissão Interna de Supervisão do Plano de Carreira dos Técnicos Administrativos em Educação (CIS-PCCTAE). Podem votar e ser votados servidores técnicos-administrativos que cumpram os requisitos estabelecidos em edital.
As eleições serão coordenadas pela Comissão Eleitoral Central (CEC), designada pela PORTARIA Nº 0605 - REITORIA/IFG, DE 24 DE MARÇO DE 2025, com apoio das Comissões Locais em cada Câmpus.
Comissões Eleitorais
Publicações
- 24/3/2025 - Edital nº 1/2025/CEC/CIS-PCCTAE
- 27/3/2025 - Comunicado nº 1/2025/CEC/CIS-PCCTAE
Candidaturas
Para registrar sua candidatura, preencher e enviar o formulário:
Resultados
Os resultados serão postados aqui.
Eleitores Aptos a Votar
As Listas de Eleitores Aptos a Votar serão postadas abaixo conforme recebido das Comissões Eleitorais Locais e/ou Câmpus. Na possibilidade de existir alguma discordância e/ou não inclusão de eleitor(a) apto a votar, manifeste via formulário próprio de recurso, disponível na seção "Recursos".
Votação On-line
Para registrar o voto, o eleitor receberá em seu e-mail institucional o link e credenciais de acesso ao sistema de votação.
Recursos
Assim que os recursos forem abertos serão adicionados os links dos formulários abaixo: