A VII Semana de Educação, Ciência e Tecnologia (SECITEC) do Instituto Federal de Goiás – Câmpus Inhumas terá como tema central o mesmo escolhido pela Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT: “Ciência para a Redução das Desigualdades”.

O evento abarca a X Semana do Livro e da Biblioteca (SLB) e a V Feira de Ciências, envolvendo a participação de alunos da educação básica e superior, professores e pesquisadores de diversas instituições, autores de livros, artistas e membros da comunidade local, além de estudantes de pós-graduação e técnicos administrativos.

A VII SECITEC será realizada no câmpus Inhumas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG, situado na cidade de Inhumas, entre os dias 15 e 17 de outubro de 2018. Com aproximadamente 52 mil habitantes, Inhumas sediará o evento que envolverá outros três municípios em Goiás: Goianira, Nova Veneza e Itauçu. O projeto do evento possui abrangência intermunicipal e busca inovar, a partir dessa edição da SECITEC, planejando algumas atividades itinerantes que deverão ocorrer após a finalização do evento a fim de desenvolver estratégias educativas de médio prazo, além de estabelecer interações mais duradouras entre a instituição de ensino, pesquisa e extensão e a comunidade local, procurando, dessa forma, diminuir a distância entre o conhecimento produzido e suas aplicações sociais. Como desdobramento da VII SECITEC, as atividades itinerantes ocorrerão nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2018 em locais públicos (praças, parques, entre outros) e escolas públicas da cidade de Inhumas e dos outros municípios envolvidos.

Com o objetivo de promover ações de divulgação e popularização da ciência, serão desenvolvidas atividades com o objetivo de problematizar, discutir e apresentar soluções para a problemática da(s) desigualdade(s) em suas dimensões socioambiental, econômica, política e cultural a partir do reconhecimento da potencialidade do diálogo entre a ciência e outros conhecimentos e experiências populares. Nesse sentido, o projeto prevê a promoção de momentos de formação em diferentes espaços a fim de tensionar elementos relacionados à justiça socioambiental, promover a valorização de diversos saberes e ampliar as possibilidades de impacto do evento no desenvolvimento de pesquisas com relevância social mediante a articulação dos pesquisadores com a comunidade local.

A complexidade das relações que constituem a sociedade contemporânea aponta fragilidades do pensamento único como forma de objetivação e compreensão da realidade. Condicionada aos princípios da Ciência Moderna, a busca pelo domínio e controle da natureza conduz ao fortalecimento de mecanismos ideológicos que acentuam as desigualdades dentro dos países e entre eles. Em contrapartida, compreende-se que a valorização das ciências sociais e humanas na construção de conhecimentos que pretendam desvelar as múltiplas dimensões determinantes das relações entre sociedade e o ambiente – considerando os aspectos culturais, políticos e econômicos – torna-se essencial para a ruptura com visões simplistas que contribuem para a diminuição do potencial transformador da própria ciência. Diante disso, a interdisciplinaridade emerge como necessidade inerente à própria natureza fragmentada do conhecimento e à complexidade das relações que se materializam na realidade aparente.

Considerando esses aspectos, este projeto pretende sistematizar atividades formativas de caráter interdisciplinar, procurando envolver diversas áreas do conhecimento em discussões a respeito das desigualdades sociais e das possibilidades e limitações que a ciência oferece para a sua redução. O evento objetiva envolver a divulgação de ideias e resultados de pesquisas oriundas de várias áreas, tais como: arte, nas suas diversas linguagens; Sociologia; Educação; Educação em Ciências; Ciência de Alimentos; Química; Língua Portuguesa; História; Geografia; Biologia; Filosofia; Informática; Matemática; Física; e Educação Física.

A equipe do projeto é composta por professores, técnicos administrativos, estudantes do ensino médio e superior e alunos egressos da instituição proponente. Além desses membros, integrarão a equipe, como colaboradores, estudantes e professores das escolas/instituições parceiras (ver item 3.3) e profissionais da prefeitura de Inhumas. Objetiva-se estimular a participação ativa dos sujeitos tanto na elaboração quanto na execução das propostas a fim de valorizar diferentes ideias e ampliar as possibilidades de diversificação das atividades propostas.

O planejamento e a execução do projeto também terão o apoio dos cinco grupos de pesquisa consolidados no IFG - Câmpus Inhumas, certificados no Diretório de Grupo de Pesquisa - DGP do CNPq: Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares (NEPEINTER); Núcleo de Estudos e Pesquisa Interação Alimentos e Plantas (NEPIAP); Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências (NEPEC); o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Tecnologia da Informação (NETI); e o Grupo de Pesquisas e Estudos em Leitura (GPEL).

O evento terá como público-alvo a comunidade geral, envolvendo estudantes do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio, Ensino Superior, da Educação de Jovens e Adultos, de cursos de Pós-Graduação lato e stricto sensu, professores em formação inicial e continuada, empresas e grupo de pessoas socialmente vulneráveis (a partir de consulta prévia à prefeitura de Inhumas).

As atividades estruturadas terão como objeto de estudo e discussão os problemas da comunidade local sem perder de vista a globalidade dos fatores que contribuem para a existência das desigualdades. Para tanto, o projeto visa estruturar um evento que valorize o conhecimento local por meio do estabelecimento de conexões com a comunidade e inclua questionamentos fundamentados em pesquisas de diversas áreas. Dessa forma, pretende-se promover a divulgação da ciência em contínuo diálogo com experiências locais, possibilitando discussões que perpassam a problemática circundante de questões como desigualdade entre homens e mulheres, injustiça socioambiental, segurança alimentar e nutricional, oportunidades de emprego, acessibilidade, entre outras. O projeto da VII SECITEC propõe execução das seguintes atividades: palestras, oficinas, minicursos, mesas-redondas, apresentações culturais, exposições, feira de ciências, roda de conversas e apresentação de trabalhos científicos e relatos de experiência, como pode ser visto na programação.

Realização:

Apoio:

IFG - PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO