Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
EJA 2019

IFG oferta 600 vagas para cursos técnicos integrados para jovens e adultos

Publicado: Segunda, 24 de Setembro de 2018, 16h07 | Última atualização em Terça, 30 de Outubro de 2018, 10h10

Não há prova de seleção e inscrições devem ser feitas pela internet

Banner de Divulgação do processo seletivo para os cursos EJA do IFG

Estão abertas a partir de hoje, 24 de setembro, as inscrições para os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), para o primeiro semestre de 2019. São 600 vagas, distribuídas entre os 14 câmpus do Instituto Federal de Goiás (IFG), para cursos noturnos. Para o Câmpus Goiânia, localizado no Setor Central, ao lado do Parque Mutirama, são ofertadas 102 vagas nos cursos técnicos em Cozinha, Informática para Internet e Transporte Rodoviário.

A oportunidade é para as pessoas que têm mais de 18 anos, não possuem o Ensino Médio, mas que já terminaram o Ensino Fundamental e querem voltar a estudar. Além de concluir o Ensino Médio, o estudante também adquire uma profissão. As inscrições devem ser feitas somente pela internet, na página do Centro de Seleção do IFG, até o dia 7 de novembro. A inscrição é gratuita, assim como os cursos.

Além dos cursos técnicos ofertados pelo Câmpus Goiânia, as vagas são para outros 13 cursos oferecidos pelos demais Câmpus do IFG: Agroindústria (Câmpus Itumbiara), Artesanato (Câmpus Cidade de Goiás), Comércio (Câmpus Uruaçu), Edificações e Manutenção e Suporte para Informática (Câmpus Formosa), Eletrotécnica (Câmpus Valparaíso), Enfermagem (Câmpus Águas Lindas e Câmpus Goiânia Oeste), Manutenção e Suporte em Informática (Câmpus Luziânia), Modelagem do vestuário (Câmpus Aparecida de Goiânia), Panificação (Câmpus Inhumas) Refrigeração e Climatização (Câmpus Senador Canedo), Secretaria Escolar e Transporte de cargas (Câmpus Anápolis) e Secretariado (Câmpus Jataí).

Os candidatos podem obter mais informações sobre cada curso ofertado acessando o Guia de Cursos, no Portal do IFG.

O IFG reserva 50% das vagas para candidatos que fizeram o Ensino Fundamental em escola pública. No ato da inscrição, o candidato deverá optar pelo Sistema Universal ou pela Reserva de Vagas. Dentro desse porcentual, as vagas são divididas entre candidatos membros de família com renda por pessoa de até 1,5 salário mínimo; candidatos que se autodeclarem preto, pardo ou indígena ou candidatos com alguma deficiência. Há ainda candidatos que acumulam mais de uma dessas condições, conforme descrito no edital.

O candidato que optar pelo sistema de Reserva de Vagas deverá entregar documentação que comprove sua condição até o dia 13 e 14 de novembro, no câmpus para o qual se inscreveu ou pelo site, fazendo o upload da documentação. O resultado da avaliação dos documentos será divulgado no dia 21, cabendo recurso.

Seleção

Os candidatos às vagas dos cursos destinados a jovens e adultos não precisam fazer provas de conhecimentos. A seleção é feita mediante a participação em uma palestra e sorteio. Nesta seleção, a palestra e o sorteio de vagas serão realizados no dia 12 de dezembro, nos câmpus onde os cursos são ofertados. Os candidatos devem comparecer no câmpus para o qual se inscreveu. Quem não participar dessa etapa será eliminado do processo seletivo.

O resultado preliminar da seleção será publicado no dia 13 de dezembro, na página do Centro de Seleção. Caso considere necessário, o candidato poderá apresentar recurso no dia 14 e o resultado final será publicado no dia 19 de dezembro.

Confira o edital.

Faça sua inscrição.


Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.

Fim do conteúdo da página