I Workshop sobre Fontes Renováveis de Energia

7 de agosto de 2017, 19h00 até 9 de agosto de 2017, 18h00

Auditório Onofre Ferreira dos Anjos - IFG, Itumbiara, GO

Sobre

O atual modelo de consumo mundial de energia impõe, para os próximos anos, sérias mudanças na relação produção-consumo de energia, o que deverá exigir mudanças de comportamento, recursos humanos capacitados para elaborar novas estratégias e rotas na produção de energéticos modernos.

As estratégias para o uso racional e eficiente das fontes de energia fósseis vem sendo amplamente exploradas pelo homem, assim como os esforços no desenvolvimento de conhecimentos científicos e técnicos direcionados para o estudo de novas fontes, dentre elas, as fontes renováveis de energia. Essas questões são prioritárias para o momento presente e de subsistência para o futuro.

No Brasil, embora a matriz energética seja reconhecidamente limpa, pela geração de energia hidráulica, a ampliação da oferta de energia para sustentar o crescimento econômico demanda investimentos elevados, de longo prazo, em hidrelétricas cada vez mais distantes dos centros de consumo, com forte impacto ambiental. A relevância da diversificação da matriz energética brasileira se faz necessária buscando alternativas para aumentar a segurança no abastecimento de energia elétrica, além de permitir a valorização das características e as potencialidades regionais e locais.

As energias renováveis e não poluentes vêm desempenhando um papel cada vez mais importante dentro dos sistemas energéticos. Sua inserção no sistema elétrico está relacionada, principalmente, às preocupações no âmbito energético e ambiental.

A formação de profissionais que possam discutir e atuarem neste novo paradigma do setor elétrico exige, necessariamente, que os mesmos tenham capacidade de atuarem em diversos temas, tais como: redes inteligentes, geração distribuída, microredes de energia, qualidade e a eficientização energética, entre outros.

Assim, com objetivo de promover o primeiro de uma série de eventos relacionados às Fontes Renováveis de Energia, a coordenação do curso de pós-graduação em fontes renováveis de energia em conjunto com os núcleos de pesquisa NuPSOL, NuPSE e NuPMAQ, promoverá discussões, palestras e minicursos sobre o tema supracitado com a participação da comunidade interna e externa, bem como, de profissionais que atuam no setor energético.

Local do evento

Auditório Onofre Ferreira dos Anjos - IFG - 75524-010, Av. Furnas, 55, Village Imperial, Itumbiara, Goiás

Palestrantes

  • Dr. Gustavo Malagoni Buiati

    Dr. Gustavo Malagoni Buiati - Alsol Energias Renováveis

    Presidente da Empresa Alsol Energias Renováveis - http://www.alsolenergia.com.br/ Possui graduação em Engenharia Elétrica - Ênfase em Eletrotécnica pela Universidade Federal de Uberlândia (2002) e doutorado em Dispositivos Eletrônicos a Semicondutores pelo Politecnico di Torino, Italia (2005). Realizou pós-doutorado entre 2006 e 2008 junto à Alstom Transport (França) em colaboração com a Universidade de Coimbra (Portugal), na área de manutenção preditiva e diagnóstico de trens (Predictive Maintenance and Diagnostics of Railway Power Trains). Tem experiência nas áreas de Eletrônica de Potência (componentes ativos e passivos, conversores CC/CC, CC/CA e CA/CC), Energias Renováveis (sistemas fotovoltaicos) e Manutenção Preditiva (sistemas de tração elétrica), tendo trabalhado nas empresas multinacionais International Rectifier (Itália), Alstom Transport (França) e Mitsubishi Electric (França/Japão), onde nesta última foi chefe de projetos de P&D ligados a produtos fotovoltaicos conectados à rede elétrica. Se especializou no dimensionamento de projetos fotovoltaicos conectados à rede elétrica pelo INES (Institut National de lEnergie Solaire), França, em 2011. Tem diversos trabalhos publicados em revistas e conferências internacionais. Desenvolveu projetos e atividades de pesquisa sempre ligadas a aplicações fotovoltaicas (coordenador de projeto estratégico da ANEEL: Arranjos Técnicos e Comerciais para Inserção da Geração Solar Fotovoltaica na Matriz Energética Brasileira?, planta fotovoltaica de 3 MWp). Atualmente, é sócio idealizador e diretor técnico-operacional da ALSOL Energias Renováveis S/A, possui diversas patentes concedidas no âmbito de aplicações fotovoltaicas com conexão à rede elétrica (Mitsubishi Electric, França/Japão, 2008-2011) e foi o responsável técnico pelo projeto básico, executivo e execução do primeiro sistema de geração distribuída (fotovoltaico) conectado à rede elétrica no Brasil, enquadrado pela REN482/ANEEL de 17/04/2012.

  • VINICIUS AYRÃO

    VINICIUS AYRÃO - Vinicius Ayrão - Consultoria RJ

    Engenheiro eletricista pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET-RJ, e Gestão Empresarial pela FGV – Membro do Comitê Revisor da Norma Brasileira de Instalações Elétricas de Baixa Tensão, com 20 anos de experiências em instalações elétricas de BT e MT, 11 anos de experiência com segurança em instalações elétricas, voltadas ao atendimento da NR-10. Atualmente atuando como consultor em instalações elétricas, eficiência energética, segurança em eletricidade e gestão de projetos para clientes comerciais, industriais e para construtoras. Blog. http://viniciusayrao.com.br/  

  • Demóstenes Barbosa Silva

    Demóstenes Barbosa Silva - BASE Energia Sustentável

    Possui graduação em Fisica pela Universidade Federal de Goiás (1979), graduação em Engenharia Eletrica pela Universidade Federal de Goiás (1980), mestrado em Energia pela Universidade de São Paulo (1992) e doutorado em Programa Interunidades de Pós-Graduação em Energia pela Universidade de São Paulo (2016). Atualmente é presidente - BASE Energia Sustentável. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Energia. http://myenergy.com.br/

  • Jose Carlos Pereira Tormim

    Jose Carlos Pereira Tormim - MTEC Energia

    A MTEC ENERGIA foi criada em abril de 2015 para atender a necessidade do mercado em obter soluções técnicas na área de energia. Oriunda da marca MTEC, criada em 2007, no Distrito Federal, a MTEC ENERGIA surgiu com uma nova visão sobre sustentabilidade, desenvolvendo projetos e aplicações em energia fotovoltaica, qualidade e eficiência energéticas com tecnologias de ponta. José Carlos é formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU, com pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos. Possui experiência em Projeto e execução de Sistema fotovoltaico, energia renovável, energia solar, micro e mini geração distribuída;  MPS, SPDA, supressor de surto, DPS; Automação Predial; Analise de qualidade de energia e eficiência energética; Termografia. http://www.mtecenergia.com.br/  

  • Eduardo Guimarães

    Eduardo Guimarães - Enel Soluções - Grandes Clientes NO/NE - Fortaleza-CE

    Possui graduação em engenharia elétrica e mestrado em finanças e seguros pela pela Universidade Federal do Ceará. Pós-graduado pela Fundação Getúlio Vargas em Gestão Internacional Empresarial, com extensão pela University of California. Pós-graduado pela Universidade de Fortaleza em Gestão de Negócios com Ênfase no Setor Elétrico.  Coordenador Geração Distribuída - Grandes Clientes na empresa ENEL Soluções - www.enelsolucoes.com.br  

Programação

Horário Atividade Descrição
07/08
19h00 Auditório Solenidade de Abertura Oficial
Palestra

Credenciamento

Atividade Cultural

Solenidade de Abertura Oficial 

Conferencia de abertura

20h00 Auditório Os desafios das energias renováveis no Brasil e as contribuições do grupo ENEL neste contexto
Palestra
Eduardo Guimarães

Rafael Coelho - Enel Soluções - RJ

08/08
14h00 Auditório Minicurso 01 Micro e Mini Geração por meio de Fonte Solar Fotovoltaica
Minicurso
Jose Carlos Pereira Tormim

A Energia Solar Fotovoltaica, conceitos de projetos de micro e minegeração distribuída. Visita as instalações do sistema fotovoltaico de 70 kWp em instalação no IFG campus de Itumbiara.

19h00 Auditório O Mercado Brasileiro para a Geração Distribuída: Perspectivas Futuras
Palestra
Dr. Gustavo Malagoni Buiati
20h30 Auditório Panorama das Fontes Renováveis de Energias no Brasil e no Mundo e as políticas públicas voltadas para o setor.
Palestra
Demóstenes Barbosa Silva
09/08
14h00 Auditório Minicurso 02 Revisões Brasileira da NBR5410: Características de Segurança nas Instalações Elétricas e suas Implicações nas Instalações Fotovoltaicas conectadas à rede elétrica de distribuição.
Minicurso
VINICIUS AYRÃO

Questões de Segurança nas Instalações Elétricas com micro e minegeração distribuída.

- O que diz a norma brasileira de Instalações Elétricas de Baixa tensão? 

- Quais as novidades que devem surgir com a revisão da norma?!

Inscrições