Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Comunicação

Encontro de Comunicação Diocesano tem participação do IFG

Publicado: Sábado, 01 de Junho de 2019, 18h37 | Última atualização em Terça, 25 de Junho de 2019, 07h54

O evento iniciou-se hoje, dia 01, e teve a presença de três professores do IFG no debate sobre a carta do Papa Francisco

imagem sem descrição.

“A rede que queremos é para nos libertar e não para nos capturar” enfatizou Dom Eugênio Rixen, bispo da diocese de Goiás, em sua fala na abertura do 2º Encontro de Comunicação Diocesano, iniciado hoje no Teatro Sâo Joaquim, que tem como tema a mensagem do Papa Francisco em referência ao Dia Mundial das Comunicações: “Somos membros uns dos outros. Das comunidades de redes sociais às comunidades humanas”. O evento encerra-se amanhã com um almoço após duas outras palestras que fazem parte da programação.

A primeira mesa redonda foi um debate sobre a mensagem do Papa Francisco  e teve a participação de três professores do IFG: José Nerivaldo, Rafael Moreira e Renato Naves, além da presença do professor da Universidade Federal de Goiás, Luís Signates. Todos os membros falaram sobre os principais pontos da mensagem e o que pode ser feito para melhorar o uso das ferramentas disponíveis na atualidade e sobre o que é de fato a comunicação. “Precisamos ocupar os espaços com responsabilidade, entender como funcionam as ferramentas, a lógica do lucro que é otimizada com os algoritmos que direcionam a publicidade, e pensar nas relações que estabelecemos uns com os outros buscando mais cooperar do que competir”, destacou o professor Renato.

A atualidade da mensagem do Papa Francisco chamou a atenção do professor Luís Signates, estudioso do campo da comunicação há mais de 30 anos. “Os estudos da comunicação tentam há anos superar a visão que acredita que a comunicação é apenas um instrumento e não algo produzido por humanos. A mensagem do papa é muito nesse sentido, de que a comunicação não é tecnologia, mas são pessoas. Traz muita sabedoria e também esperança, pois nos capacita a termos coragem de nos aproximarmos uns dos outros.” O debate foi mediado pela jornalista da diocese Talita Salgado.

Ainda nessa tarde, a programação inclui uma palestra sobre “Uso das redes sociais: Fake News, suas consequências e a busca por informações autênticas”. A noite cultural que previa um show foi cancelada em virtude do luto na paróquia da Cidade de Goiás pelo recente falecimento de Frei Marcos.

Confira a íntegra da carta do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações

 Confira a programação de amanhã do evento

 

Comunicação Social/câmpus Cidade de Goiás

Fim do conteúdo da página