Agro Centro Oeste 2019

Estudantes que participaram da Agro Centro Oeste Familiar 2019 aprendem e multiplicam seus saberes

Publicado: Terça, 04 de Junho de 2019, 09h43 | Última atualização em Terça, 25 de Junho de 2019, 07h54

O Evento realizado na semana passada em Goiânia teve participação de vários cursos do IFG -câmpus Cidade de Goiás

Estudantes de Artes Visuais junto ao reitor Jerônimo Rodrigues na Feira de Artesanato

A Agro Centro Oeste Familiar 2019, realizada no câmpus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG), na última semana (29/05 a 01/06) teve a participação dos estudantes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Agroecologia e em Artesanato (modalidade EJA), além dos Bacharelados em Agronomia e Cinema e da Licenciatura em Artes Visuais. Foi uma participação muito importante em que eles puderam absorver novos conhecimentos mas também levar um pouco de suas experiências de vida e colaborar na organização de algumas atividades como o Cine Agroecologia e a Feira de Artesanato.

Dentro da programação, o câmpus Cidade de Goiás participou de uma série de atividades, como da exposição de doces, compotas e artesanatos desenvolvidos por estudantes e servidores do Curso Técnico em Agroecologia e Técnico em Artesanato (modalidade EJA) e da Licenciatura em Artes Visuais. Atividades que foram acompanhadas e orientadas pelos professores Wagner Falcão e Ádria Lopes.

Servidores e estudantes dos cursos de Bacharelado em Agronomia e Cinema protagonizaram a construção do Cine Agroecologia que contou com a apresentação de filmes de curta metragem oriundos dos quatro cantos do país, abordando a temática de gênero, organização camponesa e experiências de construção da agroecologia.

Entre os dias 29 e 30 de maio ocorreram visitas técnicas das turmas do Curso Técnico Integrado em Agroecologia em que os estudantes tiveram dia de campo sobre bovinocultura de leite e diversas oficinas com temas como a qualidade do leite, culinária saudável, cooperativismo, além da visita à feira da agricultura familiar e o Cine Agroecologia. No dia 31, houve a visita dos estudantes do Bacharelado em Agronomia. Eles se dividiram pelas diversas atividades da programação, entre elas, o encontro dos núcleos de agroecologia do IFG, do qual o Núcleo de Estudos em Agroecologia e Agroecossistemas (NEPAA/IFG Cidade de Goiás) também auxiliou na construção.

Para o estudante João Rafael Santos, do 2º do curso de agroecologia, a experiência foi muito enriquecedora tanto para sua formação técnica quanto para pessoal. “Participei das palestras sobre gastronomia sustentável e da qualidade da produção de leite. Gostei da qualidade de produção de leite, foi uma palestra boa, aprendi muito, uma experiência única. O evento foi muito legal, convivi com vários tipos de pessoas, algo novo pra mim que nunca tinha feito uma viagem dessa pra um evento assim. Além disso, gostei de poder escolher o que participar sem a determinação de um professor, a gente está bem crescido pra ter a responsabilidade de saber o que é certo e o que é errado, além aumentar a confiança entre nós alunos e os professores.”

Gabrielly Rodrigues, estudante do 3º ano do Curso Técnico Integrado em Agroecologia participou do evento pela segunda vez nesse ano e optou por não envolver-se em nenhuma oficina para ter mais tempo de acompanhar as experiências de vida dos agricultores familiares. "Pra mim foi muito rico conversar com os agricultores, em todas as barracas que chegava eles me explicavam como tinha o processo de cultivo e confecção dos produtos que comercializavam. Esse diálogo é muito importante porque a maioria da comida que chega a nossa mesa vem das mãos dos agricultores familiares, e eles não produzem apenas frutas e legumes mas uma grande quantidade de coisas que são processadas por eles como salame e queijo, além do artesanato".

A coordenadora do Curso Técnico Integrado em Agroecologia Iara Pina avalia que a Agro Centro Oeste é um evento muito importante por ser um espaço de articulação com outras instituições, de diálogo e troca de saberes entre os agricultores familiares, estudantes, pesquisadores e curiosos sobre o tema. “ Assim, nós do IFG, temos que estar, cada vez mais próximos, da construção desse evento, trazendo à tona o viés da agroecologia e da construção solidária e dialógica junto às famílias agricultoras”.

Confira o álbum de fotos da participação do IFG na Agro Centro Oeste Familiar 2019 no Facebook

Comunicação Social/câmpus Cidade de Goiás