Comissão Local de Organização se mobiliza para discussão do PDI 2018/2022

Publicado: Quinta, 28 de Setembro de 2017, 09h42 | Última atualização em Quarta, 11 de Outubro de 2017, 18h01

A reunião de ontem, dia 27 de setembro, definiu cronograma de ações no câmpus

A Comissão Local de Organização (CLO), responsável pela sensibilização, constituição dos Grupos de Trabalho Temático Local (GTTL) e o encaminhamento dos delegados do câmpus para o Congresso Institucional que ocorrerá em dezembro, se reuniu ontem, dia 27 de setembro, para definir atividades. Constituída por representantes dos três segmentos: docentes, técnicos e discentes, a comissão definiu que iniciará o trabalho de sensibilização da comunidade acadêmica com o intuito de formar os grupos de trabalho locais que irão se distribuir nos seguintes temas: Ensino; Pesquisa, Pós Graduação e Inovação; Extensão; Gestão; PPI transversal (Projeto Político Pedagógico Institucional); Estatuto transversal. Os grupos devem ser formados até o próximo dia 06 de outubro. Os interessados em participar devem manifestar seu interesse aos membros da Comissão Local, presidida pela professora Maria Eugênia Sebba.

No Congresso Institucional, previsto para dezembro, serão discutidos o Estatuto Geral do IFG, o Plano de Desenvolvimento Institucional 2018/2022, além do Regimento Geral do IFG, com os representantes dos 14 câmpus e da Reitoria. O diretor geral, Sandro De Lima, que participou da experiência anterior de construção do PDI em atual vigência, ressaltou a necessidade do envolvimento de todos nesse momento. “É muito importante que sejamos os sujeitos construtores de nosso projeto institucional”.

A mobilização para a constituição dos Grupos Temáticos inicia-se na próxima quarta-feira quando ocorrerá reunião com os estudantes para a apresentação do tema e a escolha de representantes. Docentes e Técnicos administrativos serão contatados por meio do e-mail institucional. O debate será feito em cada GTTL mas com o envolvimento e participação de todo coletivo. Após a construção das propostas será realiza uma plenária para que toda a comunidade acadêmica opine.

Saiba mais sobre o PDI

Previsto no artigo 14 da Lei nº 11.892/2008, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é um instrumento de planejamento e gestão que deve estabelecer os objetivos e as metas institucionais, além de definir as ações estratégicas que devem ser desenvolvidas dentro de um prazo de cinco anos, a partir dos anseios da comunidade acadêmica. A participação da comunidade é assegurada por lei.

Estatuto e Regimento Geral

Responsável por definir a Instituição a partir do reconhecimento de suas finalidades, características e objetivos, o Estatuto apresenta aspectos que devem orientar todas as ações institucionais, além de estabelecer a estrutura organizacional básica da Instituição. O Regimento Geral, por sua vez, deve detalhar essa estrutura, apresentando todas as unidades e definindo as atribuições e as estruturas operacionais relacionadas à comunidade acadêmica, aos regimes didático-científicos e ao patrimônio.

Acesse aqui a Resolução nº 023 do CONSUPE/IFG que define a metodologia de construção do PDI

Comunicação Social/câmpus Cidade de Goiás