Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Audiovisual

I Seminário Cinema: Formação em Rede começa hoje

Publicado: Sexta, 17 de Novembro de 2017, 10h50 | Última atualização em Sexta, 17 de Novembro de 2017, 10h50

O evento vai até domingo, dia 19, com a palestras, trocas de experiências e Mostra de filmes

Hoje, dia 17 de novembro, inicia-se o I Seminário Cinema: Formação em Rede que irá discutir a formação para a linguagem audiovisual no contexto dos Institutos Federais e as ações para os Núcleos de Produção Digital (NPD's). As atividades começam a partir das 14h com um passeio pelas instalações do câmpus, logo após haverá formação de Grupo de Trabalho (GT) e uma mesa de abertura com a participação de professores dos Institutos Federais de São Paulo e Mato Grosso que partilharão suas experiências sobre o audiovisual.

Haverá nos dias 17 e 18, a partir das 21h, a I Mostra Audiovisual de IFS e NPDs que exibirá curtas metragens de diferentes formatos e gêneros produzidos nos Institutos Federais e Núcleos de Produção Digital de todo o país. Acesse a lista completa dos filmes.

No sábado, a temática abordada será “A Formação Audiovisual nos Institutos Federais - Produção em Contexto de Ensino de Áudio e Vídeo”, com a participação da professora Mary Land Brito, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, e do professor Carlos Cipriano, que falará sobre a experiências do IFG e do NPD.

O evento terminará no domingo, dia 19, com a conclusão dos trabalhos e validação de um documento sobre o Seminário.

 

Acesse a programação completa

 

Veja abaixo os temas das mesas com um breve currículo dos participantes:

 

Mesa de sexta-feira, dia 17, às 16h - “Projetos de Cinema, Audiovisual e Educação no Institutos Federais”

 

A Expressão audiovisual no contexto dos Direitos Humanos: a experiência no IFSP”

Simone Maria Magalhães - IFSP

Formada em Ciências Sociais pela Unesp, com mestrado na mesma área. É coordenadora de Ações Socioculturais na Pró-reitoria de Extensão do IFSP


Projeto: "Federal no Ar": rádio e TV do IFSP Suzano

Prof. Fábio Machado-da-Silva – IFSP Suzano

cursou Pós-Doutorado, Doutorado e Mestrado em Administração de Empresas na Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV/EAESP). É pesquisador de Tecnologia de Informação aplicada ao Marketing e Educomunicação. Responsável pelo projeto "Federal no Ar: Rádio e TV do IFSP Suzano". É Professor do quadro permanente do Instituto Federal de São Paulo, Câmpus Suzano.

 

Projeto: “Um olhar sobre a fronteira: oficina de produção de documentário” e diálogo s entre IFMT e NPD de Mato Grosso.

Prof. Cláudio Filho - IFMT Pontes e Lacerda

Possui graduação em Educação Artística Licenciatura em Música (2007) e graduação em Comunicação Social com habilitação em Rádio TV(2002) é mestre pelo programa de Estudos da Cultura Contemporânea todos os títulos pela Universidade Federal de Mato Grosso. Lecionou durante sete anos na rede estadual de ensino de Mato Grosso onde atuou em projeto de música afro brasileira, educomunicação (produção de rádio e vídeo) . Atualmente é professor de artes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso e faz doutorado no programa de Estudos da Cultura Contemporânea na Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Educação e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: música, cinema e movimentos sociais .

 

“Pesquisa Diagnóstica sobre o Arranjo Produtivo Local em Anápolis-GO”

Profa. Elza Gabriela – IFG de Anápolis

É mestre em Arte Contemporânea pela Universidade de Brasília, graduada em Artes Cênicas e Artes Plásticas pela mesma universidade. É professora de Artes Visuais do IFG Câmpus Anápolis desde 2010, e Gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão desde 2014. Foi Coordenadora Adjunta do PRONATEC no câmpus de 2012 a 2013. Coordena o Projeto de Pesquisa Mapeamento Cultural da cidade de Anápolis-GO desde 2010, foi membro do Conselho Municipal de Cultura por dois mandatos (2013 e 2015). Atua como professora de Arte nos Cursos Técnicos Integrados e na Licenciatura em Ciências Sociais e na oferta de cursos de Extensão em Artes Visuais e Teatro.



Mesa de Sábado, dia 18, às 18h - “Formação Audiovisual nos Institutos Federais - Produção em Contexto de Ensino de Áudio e Vídeo”

 

Produção Audiovisual no IFRN e NPD-RN e a expansão dos cursos de Produção em Áudio e Vídeo no IFB e IFRN.

Profa.Mary Land Brito - IFRN

Professora de audiovisual do IFRN, Campus Natal Cidade Alta e coordenadora da Cinemateca Potiguar e do NPD-RN. Atualmente está em cooperação técnica no IFB – Campus Recanto das Emas, ajudando a implantar um campus de audiovisual que será inaugurado em fevereiro de 2018. É mestre em Multimeios / Cinema pela Unicamp, roteirista e diretora audiovisual, produzindo também, filmes com recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência.

 

Produção Audiovisual no IFG e NPD-Goiás.

Prof. Carlos Cipriano - IFG Cidade de Goiás

Graduado em Comunicação Social - habilitação em Rádio e TV pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Cinema pela Skópos Escola de Cinema / Faculdade Cambury. Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG - Goiás), lotado no Campus da Cidade de Goiás. Além das diversas experiências na produção audiovisual, já foi presidente da ABD - Sessão Goiás e do Conselho Estadual de Cultura.

 

Comunicação Social/câmpus Cidade de Goiás

 

Fim do conteúdo da página