Filme de estudante do Bacharelado em Cinema é selecionado para o FICA 2018

Publicado: Sexta, 13 de Abril de 2018, 10h58 | Última atualização em Terça, 24 de Abril de 2018, 07h37

O documentário “Diriti de Bdé Buré” vai concorrer na Mostra Competitiva do Festival

O Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA) divulgou a lista de filmes selecionados para a Mostra Competitiva deste ano de 2018, entre eles está o documentário “Diriti de Bdé Buré” dirigido pela estudante do Bacharelado em Cinema do IFG, Silvana Belini. O filme mostra a história de uma mestra indígena ceramista que trabalha com a confecção da boneca Karajá.

A diretora Silvana Belini, estudante do Bacharelado em Cinema, também é docente no Curso de Direito da Universidade Federal de Goiás (UFG). Toda a produção do filme foi realizada por estudantes e docente do IFG: fotografia e montagem de Matheus Leandro; som direto de Sankirtana Dharma; mixagem de som de Guile Martins (docente); Produção de Lúcia e Rafael Freire.

Segundo Renato Naves, coordenador do Curso de Cinema, o documentário foi produzido na disciplina “Realização de documentários”, ministrada pela professora Marcela Borela, mas “ é fruto de um ciclo de 3 períodos do curso que são voltados para isso, pois os discentes têm diversas matérias que alicerçam a prática desenvolvida nessa disciplina, são matérias como: História do Cinema I e II; Cinema Documentário; Antropologia Sonora e Visual; Reconstrução do Passado e da Memória; Cinema Brasileiro; Sociologia do Cinema; Metodologia de Produção e Documentários”, ressalta.

O documentário também será exibido dia 21 às 17h40, dentro da programação do IV Fronteira – Festival Internacional do Filme Documentário Experimental, realizado no Cine Lumiére Banana em Goiânia.

Veja mais informações do filme:

Sinopse: Diriti de Bdé Burê é um documentário etnobiográfico que trata da vida de uma indígena mestra ceramista que trabalha com a feitura da boneca Karajá e suas relações intraetnia numa perspectiva de continuidade da cultura, além da manutenção econômica.

Ficha Técnica:

Direção: Silvana Belini
Fotografia: Matheus Leandro
Som direto: Sankirtana Dharma
Mixagem de Som: Guile Martins
Montagem: Matheus Leandro
Produção/Production: Lúcia, Rafael Freire.

Comunicação Social/câmpus Cidade de Goiás