TRE

IFG tem convênio com Tribunal Regional Eleitoral para os programas de Mesário Voluntário e de estágio

Publicado: Quinta, 14 de Junho de 2018, 10h45 | Última atualização em Quarta, 27 de Junho de 2018, 17h40

Estudantes e servidores podem se inscrever voluntariamente como mesários

Em benefício dos estudantes, o Instituto Federal de Goiás possui atualmente dois convênios com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE): o primeiro é um acordo de colaboração entre os dois órgãos - IFG e TRE, para aceitação de alunos no programa Mesário Voluntário e o segundo é um termo de convênio para oferta de estágio remunerado e não obrigatório.

Nesse ano de eleição, os alunos já podem se inscrever como mesário voluntário no portal do TRE - www.tre-go.jus.br. Pelo programa, o estudante não recebe nenhum pagamento, mas terá 20 horas/aula computadas, por turno da eleição, como atividades extracurriculares. Em dias de treinamento e palestras aos participantes sobre o programa, oferecidas pelo TRE, os estudantes receberão abono de faltas caso os horários sejam coincidentes. A vigência do acordo para o Programa Mesário Voluntário é de cinco anos, com validade até 2.022.

Para participar do programa é preciso ter 18 anos, estar regularmente matriculado em um dos cursos superiores do IFG, não ser candidato na eleição vigente, nem parente de candidato até segundo grau, ou cônjuge; não ser membro de Diretório de Partido com função de confiança, autoridades e agentes policiais, bem como servidores com cargo de confiança no Executivo e os que pertencem ao Serviço Eleitoral. Pela legislação, quem for mesário terá direito à dispensa ao serviço pelo dobro de dias de convocação e efetivo trabalho voluntário, inclusive as convocações para os treinamentos e montagem dos locais de votação. A Justiça Eleitoral expedirá uma declaração que comprove as convocações.

Estágio

O IFG possui ainda convênio de estágio para estudantes com o TRE. O documento confere a prática de estágio não obrigatório a estudantes matriculados e com frequência efetiva no Instituto. As informações sobre o estágio no Tribunal estão disponíveis na Portaria nº 155/2017 do TRE. As bolsas de estágio ofertadas são no valor de R$ 1.320 (25 horas semanais), para estudantes dos cursos superiores, e de R$ 1.100 (25 horas semanais), para alunos do ensino técnico integrado. É concedido também auxílio-transporte. A disponibilização das vagas é de responsabilidade do TRE. Para saber mais sobre as empresas que possuem convênio de estágio com o IFG, acesse a página da Pró-reitoria de Extensão (Proex). A Proex informa que mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (62) 3612-2215 ou 3612-2214) ou pelo e-mail: dapt@ifg.edu.br.

Servidores

Os servidores do IFG, bem como qualquer cidadão que deseja ser mesário, também podem se inscrever no Programa Mesário Voluntário. Para cada dia de convocação, o servidor terá direito a dois dias de folga, desempate em concurso que constar em edital, dentre outros. Pelo calendário eleitoral de 2018, a publicação dos nomes dos mesários será feita até dia 8 de agosto (60 dias antes da eleição), ou seja, antes dessa data quem tiver interesse deverá ter feito sua inscrição.

Acesse a página do mesário voluntário.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.