Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeites

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Pedagogia Bilíngue

Primeira turma de Pedagogia Bilíngue apresenta monografias na próxima semana

Criado: Quarta, 28 de Novembro de 2018, 12h02 | Última atualização em Sexta, 30 de Novembro de 2018, 11h55

Os temas abordados pelas 13 estudantes concluintes trazem diferentes investigações sobre a inclusão por meio da educação

Treze estudantes integram a primeira turma de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue Libras-Português e concluem o curso em 2018
Treze estudantes integram a primeira turma de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue Libras-Português e concluem o curso em 2018

As alunas da primeira turma do curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue Libras-Português do IFG – Câmpus Aparecida de Goiânia apresentam na próxima semana, de 3 a 8 de dezembro, os seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Após uma rica experiência de quatro anos no curso, que foi o primeiro do Brasil na modalidade presencial, chegou o momento das alunas mostrarem os resultados das pesquisas a que se dedicaram na etapa final da graduação. Os temas abordados são variados, mas trazem sempre a investigação e os olhares das estudantes sobre a inclusão por meio da educação, quase todos tratando da educação bilíngue.

Ao todo, 13 alunas estão concluindo o curso de Pedagogia Bilíngue neste semestre. Os Trabalhos de Conclusão de Curso de todas elas foram feitos em formato de monografia e serão apresentados seguindo cronograma e abordando os temas listados abaixo. A expectativa entre as estudantes é grande. “Tá todo mundo ansioso. Somos a primeira turmae queremos fazer bem feito. Mas a gente está muito feliz por termos chegado ao final dessa jornada”, relata a estudante Regiane Costa de Almeida.

Sua colega Andrea Silva Santos conta que se dedicou muito para este momento. Ela acredita que sua pesquisa é de grande relevância para a comunidade surda, por fazer um levantamento do perfil do estudante surdo no Estado de Goiás, trazendo estatísticas sobre a população surda, o estudantes surdos e a evasão.

O valor dos trabalhos da turma é destacado pela coordenadora do curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue, professora Aleir Ferraz Tenório. "O momento das defesas de trabalhos finais do curso representa o ápice de um processo de ensino-aprendizagem que ocorreu ao longo de quatro anos. Um trabalho sério desenvolvido com muita responsabilidade pelo nosso grupo de docentes juntamente aos discentes. É quando a teoria e a prática se unem para produzir resultados que são uma série de boas pesquisas realizadas pelas estudantes. Tais resultados poderão ser conferidos pela nossa comunidade acadêmica na próxima semana", afirma Aleir.

 

Cronograma de apresentações dos TCCs

 

Temas das pesquisas (pela ordem de apresentação):

  • Educação Inclusiva & Educação Bilíngue: Atribuições dos tradutores e Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais e Português no Ensino Superior - Creunice Hipólita da Silva Pereira
  • Inclusão Cultural e Linguística do Aluno Surdo no Contexto Escolar: Entre o Real e o Ideal - Maria José Santos Simões
  • A Importância da Estimulação Precoce no Desenvolvimento da Criança Surda - Juliana Cristina da Silva Pereira
  • O Papel da Lingua(gem) como Promotora do Desenvolvimento do Sujeito Surdo: Dando Acesso à Interação com o meio Social - Silvia Rodrigues Vicente Neves
  • O Uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação como Prática no Ensino Fundamental I nas Escolas Públicas: Possibilidades e Desafios - Jaqueline Montalvão de Sá
  • História da EJA no Instituto Federal de Goiás: Campus Aparecida de Goiânia - Ana Cristina Alves de Abreu
  • História da Educação de Surdos em Goiás: lutas para romper as clivagens do sistema educacional – Sandra Farias Santos Costa
  • Práticas Educativas de Atendimento às Pessoas Surdas em Unidades de Saúde - Ariana dos Santos Silva
  • Educação e Diversidade: O perfil do estudante surdo no Estado de Goiás - Andrea Silva Santos
  • Surdez e Autismo: Possibilidades de Intervenção Pedagógica - Thaynan da Rocha Borges
  • O Surdo em Situações de Violência no Contexto escolar - Grazielly Alves da Silva Mendanha
  • Alfabetização Matemática nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental para Alunos Surdos: Limites e Perspectivas - Kamilla Lopes Lobo Silva
  • O Papel da Mediação e Negociação de Significados no Processo da Aprendizagem Aquisição da Língua Portuguesa como L2 em Crianças Surdas - Regiane Costa de Almeida

 

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia

 

 

Fim do conteúdo da página