Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
MAIS EJA

Mesa do MAIS EJA que discutiu 'fake news' lota auditório do IFG Aparecida de Goiânia

Publicado: Quarta, 17 de Abril de 2019, 11h39 | Última atualização em Quarta, 17 de Abril de 2019, 14h58

O assunto foi debatido pelos jornalistas Elder Dias e Rogério Borges, que são estudiosos da área

Jornalistas Elder Dias e Rogério Borges na discussão do tema “A Informação na Rede: o impacto das fake news”. A mesa foi mediada pela produtora cultural do IFG Aparecida de Goiânia, Ana Paula Mota
Jornalistas Elder Dias e Rogério Borges na discussão do tema “A Informação na Rede: o impacto das fake news”. A mesa foi mediada pela produtora cultural do IFG Aparecida de Goiânia, Ana Paula Mota

A grande participação de estudantes no encontro do “II MAIS EJA – Mesas de Ação e Integração dos Saberes da Educação de Jovens e Adultos”, realizado na noite desta terça-feira, 16 de abril, demonstrou o interesse e a preocupação que existem em torno das chamadas fake news, notícias falsas que permeiam a comunicação nas redes sociais. O tema “A Informação na Rede: o impacto das fake news” foi abordado pelos jornalistas Elder Dias e Rogério Borges (veja minicurrículos abaixo), que buscaram alertar os participantes sobre a importância de estarem atentos sobre as informações que recebem na internet e, principalmente, o cuidado de não compartilhar o que não tiver sua veracidade confirmada.

“Eu acho que foi muito importante nós discutirmos esse assunto, porque todo mundo hoje publica nas redes sociais e corre o risco de espalhar fake news. O que eles falaram ajuda as pessoas a ficarem mais alertas”, comentou a estudante Jéssica Lucena, do quarto período do curso Técnico Integrado em Alimentos. Paula Vieira, do primeiro período do curso Técnico em Modelagem do Vestuário, considera que as apresentações dos jornalistas ajudam a perceber que é preciso ter mais discernimento sobre o conteúdo que circula na rede mundial de computadores. Sua colega Luana Sandes acrescentou que o cuidado é necessário para não prejudicar pessoas.

As impressões deixadas pelos palestrantes mostram que está sendo atingida a proposta do MAIS EJA, que é de proporcionar diálogos e reflexões sobre temas de relevância para a Educação de Jovens e Adultos, que favoreçam um debate crítico e consigam ir além da sala de aula e das disciplinas. Além de assistirem às apresentações da Mesa, os estudantes tiveram a oportunidade de dialogar com os profissionais convidados.

 

Checar antes de compartilhar

Doutor em Comunicação e Sociedade, Rogério Borges apresentou estatísticas sobre o número de usuários das redes sociais mais populares da atualidade – Facebook, Instagram e Whatsapp, que envolvem bilhões de pessoas diariamente, chegando a 1/4 da população mundial. Rogério chamou a atenção para o fato de que as fake news, que são construídas com o objetivo de enganar, convencem os destinatários por conter elementos de verdade. O jornalista acrescentou que temos uma tendência a acreditar no que queremos e que esses fatores favorecem o engano.

Chamando a atenção do público com fatos curiosos e tiradas de humor, Rogério apresentou passos básicos para se identificar uma notícia falsa, como checar em várias fontes confiáveis a informação que chega pela rede social, não compartilhar antes de checar, não confiar apenas em redes sociais de políticos e verificar a repercussão dos fatos em sites de notícias, entre outros alertas. Ele estimulou os estudantes a sempre manter o interesse em estudar e adquirir conhecimentos.

A aquisição do conhecimento para alcançar a verdade foi o ponto de partida da apresentação do jornalista Elder Dias, que é mestre em Estudos Linguísticos. Ele abriu seu pronunciamento com um versículo bíblico: “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. Elder comentou que o termo fake news é moderno, surgido com as redes sociais, mas que a disseminação de mentiras sempre existiu. O jornalista alertou para o excesso de informações a que temos acesso diariamente na atualidade e alertou o público sobre a importância de checar as informações e levar um olhar mais maduro sobre elas a seus familiares e amigos.

Elder Dias informou os estudantes sobre a existência de diversos sites que checam a veracidade de notícias e listou alguns, como boatos.org, e-farsas e Agência Lupa, entre outros.  A mediadora da mesa de discussão e produtora cultural do IFG Aparecida de Goiânia, Ana Paula Mota, apresentou ao público alguns episódios reais com trágicos desfechos motivados por notícias falsas na internet.

 

Os palestrantes

Elder Dias – Jornalista e mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Goiás, já foi repórter e editor do jornal O Popular, editor do Jornal Opção e coordenador de Comunicação da Arquidiocese de Goiânia. Atualmente é professor e editor-geral do site Estádio das Coisas (www.estadiodascoisas.com).

 

 

 

 

Rogério Borges – Jornalista e mestre em Estudos Literários e Linguística pela Universidade Federal de Goiás, doutor em Comunicação e Sociedade pela Universidade de Brasília, foi repórter e colunista cultural do jornal O Popular e atualmente cuida de cadernos especiais do veículo. É autor do livro Jornalismo Literário: Teoria de Análise e co-autor, ao lado dos jornalistas Deire Assis e Vinicius Sassine, da obra Caminhos da Reportagem: O Jornalismo e Seus Bastidores. É professor do curso de Jornalismo e do Mestrado em Letras da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) e um dos fundadores e atual editor-executivo do site Ermira Cultura (ermiracultura.com.br), especializado em Jornalismo Cultural.

 

 

 

MAIS EJA

A mesa “A Informação na Rede: o impacto das fake news” foi o segundo encontro do “II MAIS EJA – Mesas de Ação e Integração dos Saberes da Educação de Jovens e Adultos”. O primeiro, realizado no dia 8 de abril em parceira com o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do IFG Aparecida, discutiu “Alteridade, Diversidade e Tolerência”. O próximo e último encontro do II MAIS EJA, a ser realizado em 16 de maio, consistirá na apresentação de um episódio da série Black Mirror, que trata da relação entre o mundo real e o virtual, a natureza humana e a tecnologia. O filme será seguido de debate com os participantes do encontro.

O MAIS EJA é organizado pelas coordenações dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio em Alimentos, em Panificação e em Modelagem do Vestuário.

 

Imagens

 

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia

 

Fim do conteúdo da página