Ensino Médio Integrado

Fórum dos Cursos Técnicos Integrados é instalado no IFG, com participação dos 14 câmpus

Publicado: Segunda, 13 de Maio de 2019, 12h48 | Última atualização em Quarta, 05 de Junho de 2019, 19h36

A criação do Fórum foi aprovada pelo Congresso Institucional e a reunião de instalação foi realizada no Câmpus Aparecida de Goiânia

Coordenadores dos 42 cursos técnicos integrados ao Ensino Médio dos 14 câmpus do IFG e professores eleitos por colegiados participaram da reunião

Coordenadores dos 42 cursos técnicos integrados ao Ensino Médio dos 14 câmpus do Instituto Federal de Goiás instalaram nesta segunda-feira, 13 de maio, o Fórum dos Cursos Técnicos Integrados do IFG. A reunião de instalação do Fórum foi realizada no Câmpus Aparecida de Goiânia, tendo contado também com as presenças de um docente de cada curso, eleito pelo respectivo colegiado. O Fórum criado não inclui os cursos da modalidade Educação de Jovens e Adultos, que têm especificidades e estão contemplados no Fórum EJA.

Aberto pela pró-reitora de Ensino, professora Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon, o encontro foi conduzido por ela e pela diretora de Educação Básica e Superior do IFG, professora Maria Valeska Lopes Viana. Oneida Cristina Irigon falou das motivações para instalação do Fórum dos Cursos Técnicos Integrados do IFG, entre elas o propósito de se alcançar efetivamente um currículo integrado e ainda o fato de a criação do Fórum estar prevista no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-2023 e no Projeto Político Pedagógico Institucional (PPPI) do IFG. “Esta pauta é estratégica para a Instituição”, afirmou a pró-reitora.

De acordo com a diretora de Educação Básica e Superior do IFG, professora Maria Valeska Lopes Viana, o Fórum é a instância que vai discutir com a Pró-Reitoria de Ensino (Proen) as políticas de ensino dos cursos técnicos integrados, além de elaborar as diretrizes curriculares do Ensino Médio Integrado. “Desde setembro de 2017 a Proen vem desenvolvendo ações no sentido de garantir a construção desse novo documento e orientar a reformulação dos projetos pedagógicos dos currículos na perspectiva do currículo integrado”, destacou Valeska.

Estavam também presentes o coordenador dos Cursos Técnicos Integrados do IFG, professor Néri Emílio Soares Júnior, e a pedagoga da Proen, Fernanda Alves de Oliveira. A diretora-geral do Câmpus Aparecida de Goiânia, professora Ana Lucia Siqueira de Oliveira, deu boas-vindas aos participantes do encontro e destacou a importância do trabalho em rede pelo fortalecimento do Ensino Médio Integrado que, conforme afirmou, é o que mais diferencia os institutos federais das demais instituições de ensino.

Imagens da reunião de instalação do Fórum

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia