Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Esporte

Atletismo marca participações e vitórias de alunos e ex-alunos do IFG Aparecida em competições

Criado: Terça, 14 de Maio de 2019, 14h53 | Última atualização em Quarta, 05 de Junho de 2019, 19h36

A modalidade garantiu colocações de destaque na primeira etapa do JIF e nos Jogos Universitários de Goiás

Disputa de Atletismo no JIF Goiás 2019
Disputa de Atletismo no JIF Goiás 2019

Modalidades do Atletismo estão garantindo o destaque de alunos e ex-alunos do IFG – Câmpus Aparecida de Goiânia em importantes competições esportivas. Além das vitórias alcançadas este ano na primeira etapa dos Jogos Internos dos Institutos Federais (JIF), também foram conquistados resultados relevantes nos Jogos Universitários de Goiás (JUGs) por uma aluna e duas ex-alunas do Ensino Médio Integrado, uma delas ainda estudante do IFG Aparecida, que tiveram suas primeiras experiências com atletismo no JIF.

O Câmpus Aparecida de Goiânia conquistou o primeiro lugar na primeira etapa do JIF Goiás 2019, realizada na cidade de Inhumas, de 23 a 27 de abril. Os atletas do IFG Aparecida trouxeram pra casa 21 medalhas, sendo 11 de ouro, cinco de prata e cinco de bronze. Para o atleta Sinval Filho Soares de Sousa, que faz o curso Técnico Integrado em Edificações, que participa do JIF desde 2017 e começou a conquistar suas medalhas em 2018, a experiência tem sido um desafio: a superação. “Só o fato de saber que cada vez que vou proJIF estou defendendo o titulo de melhor equipe, já fico superansioso para competir, dar o meu melhor e conquistar medalhas. Não só eu mas toda equipe”, afirma Sinval.

 

Ir além

Já os atletas Anderson Borges e Guilherme Henrique, respectivamente dos cursos técnicos em Agroindústria e Química, estão participando do JIF pela primeira vez este ano e foram responsáveis por uma das medalhas de ouro do câmpus, na prova de revezamento 4 x 100 metros, com os colegas Sinval Filho e Ycaro Arantes.  A expectativa de ir além é grande: “Poder levar o nome do câmpus para o podium do nacional é um sonho que pode ser conquistado com muito trabalho e esforço”, sentencia Anderson.

Para o professor de Educação Física do Câmpus Aparecida de Goiânia e membro da Comissão Organizadora do JIF 2019, Néri Emílio Soares Júnior, as vitórias são importantes e merecem aplausos, mas ele destaca que o mais valioso para os estudantes é a participação e a vivência pelas práticas corporais e oficinas proporcionadas aos adolescentes pelos Jogos dos Institutos Federais. O Câmpus Aparecida de Goiânia participa na segunda etapa do JIF Goiás 2019 com equipes de vôlei masculino, vôlei de areia masculino e feminino e tênis de mesa feminino. As provas serão realizadas em Jataí, de 20 a 22 de maio.

 

Marca vitoriosa

A marca vitoriosa em participação e medalhas no Atletismo para o Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG permanece com estudantes de graduação que conheceram a modalidade esportiva nas aulas de Educação Física do câmpus e fizeram suas primeiras competições no JIF. É o caso das estudantes Derliyl Ohanna Gabrieliy Jocilia Ferreira  Evangelista (foto), Suzana Chediak de Sousa e Taynara Coutinho, medalhistas dos Jogos Universitários de Goiás 2019, realizado de 17 a 21 de abril, e participantes da etapa nacional dos JUGs, marcada para o mês de outubro na cidade de Salvador (BA).

Derliyl Ohanna foi umas das representantes do IFG nos Jogos Universitários e conquistou o primeiro lugar no salto em altura, tendo alcançado a marca de 1,47m. “Está sendo maravilhoso para mim ver meu desenvolvimento a cada competição que participo”, comenta a estudante, que diz estar conseguindo demonstrar a capacidade de superação pela persistência , determinação e confiança: “todas minhas adversárias costumam ser mais altas do que eu, porém continuo tentando e acabei chegando onde estou”.

 

Superação

Resultados expressivos também foram conquistados por Suzana Chediak, que conheceu e se apaixonou pelo atletismo no JIF e tem se destacado nos JUGs desde o ano passado, como estudante de Educação Física na Universidade Federal de Goiás (UFG). Este ano, Suzana conquistou cinco medalhas de ouro nos Jogos Universitários de Goiás: em corrida 100m e 200m rasos, lançamento de dardo e revezamentos 4 x 100m e 4 x 400m. Ela conta que não imaginava alcançar resultados tão expressivos  e considera que a vitória deste ano “foi uma superação”, lembrando que no ano anterior estava machucada.

Taynara Coutinho, atualmente também estudante de Educação Física na UFG, obteve dois ouros (no revezamento 4 x 100m e 4 x 400m) e um bronze na corrida 400 metros. Ela vê nas vitórias um legado deixado pela professora de Educação Física Marina Kanthack Paccini Razzé, que investiu bastante na prática considerando o espaço físico disponível. A diretora-geral do IFG – Câmpus Aparecida de Goiânia, professora Ana Lucia Siqueira de Oliveira, diz que é um orgulho para o câmpus ver os resultados da formação integral que a instituição proporciona a seus alunos, por meio da competição saudável, que valoriza em especial os relacionamentos, a autossuperação e a capacidade de enfrentar desafios, qualidades que os jovens levam para todas as situações da vida.

 

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia

Fim do conteúdo da página