Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
PLANEJAMENTO 2019/2

IFG Aparecida volta das férias com Semana de Planejamento Pedagógico 2019/2

Criado: Segunda, 29 de Julho de 2019, 17h36 | Última atualização em Segunda, 29 de Julho de 2019, 17h42

Professores e TAEs contribuíram para um debate profundo sobre o papel do IFG e do Câmpus Aparecida de Goiânia para a educação brasileira e local. 

imagem sem descrição.

 

Nesta segunda-feira, 29, professores e Técnicos-Administrativos do Departamento Acadêmico do Câmpus Aparecida de Goiânia do Instituto Federal de Goiás retornaram das férias de julho participando do encontro de Planejamento Pedagógico 2019/2. Na abertura do evento a Diretora-Geral, professora Ana Lucia Siqueira de Oliveira, deu as boas-vindas a todos e repassou aos presentes os informes e pautas consideradas mais críticas para este segundo semestre de 2019.

 

A princípio foram repassados os calendários propostos pela Reitoria para resoluções locais que deverão repercutir em decisões institucionais, como definição de comissões que debaterão o Plano Diretor do IFG, o Plano de Oferta de Cursos e Vagas (POCV) e a revisão do Regimento Geral do IFG. Em seguida foi falado sobre o projeto IFG Digital, sobre a execução orçamentária 2019, com contingenciamento ainda previsto, sobre o Programa Future-se, que deve ser debatido a partir do posicionamento da Reitoria, além de esclarecimentos acerca de remoções de professores para outros câmpus, ocorridas no período de férias, e realizadas no interesse da administração.

 

A Direção-Geral ainda apresentou dados e números retirados da Plataforma Nilo Peçanha, que mostram a eficiência e a importância dos Institutos Federais para a educação dos brasileiros, tanto quanto a realidade específica do IFG e do câmpus. Também foram apresentados dados do Instituto Mauro Borges que trata dos arranjos sociais do Estado de Goiás e do município de Aparecida de Goiânia.

 

Durante toda a manhã houve um debate acalorado sobre demandas e realidade estrutural dos câmpus do Instituto, bem como sobre as condições de trabalho docente e administrativo, e ainda sobre as possibilidades de ampliação da atuação do IFG em Aparecida de Goiânia diante do contexto social, político e econômico vivenciado em todo o país. Foi tratado de questões numéricas ligadas à Relação Aluno-Professor (RAP) e das características específicas de um câmpus como este, que atende o segundo maior município do Estado, e que oferta duas licenciaturas e dois cursos de Educação de Jovens e Adultos, além de seus três cursos técnicos e do bacharelado em Engenharia Civil.

 

Em um intervalo da apresentação da Direção o professor José Renato Masson falou sobre o Simpósio de Pesquisa, Ensino e Extensão, que acontecerá no Câmpus Aparecida de Goiânia entre 20 e 22 de agosto, com oficinas, palco de eventos, exposição de banners de trabalhos de iniciação científica, rodas de conversa e debates.

 

O Planejamento Pedagógico 2019/2 teve início às 8h da manhã, se prolongando durante todo o dia. Na terça e quarta-feira o encontro tem continuidade, retomando pautas mais complexas, trazendo novos temas e propondo ações concretas do Colegiado Acadêmico para o exercício da atividade fim da instituição.

 

Veja as fotos da abertura do evento de Planejamento Pedagógico 2019/2 

 

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia

Fim do conteúdo da página