Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Biblioteca

Variada programação cultural envolve a III Semana do Livro e da Biblioteca do IFG Aparecida de Goiânia

Publicado: Quinta, 17 de Outubro de 2019, 11h17 | Última atualização em Segunda, 21 de Outubro de 2019, 17h16

O evento integra a programação da III Semana de Ciência e Tecnologia do Câmpus

imagem sem descrição.

A III Semana do Livro e da Biblioteca do IFG – Câmpus Aparecida de Goiânia será realizada de 21 a 25 de outubro, integrando a programação da III Semana de Ciência e Tecnologia (Secitec) do Câmpus. Os amantes da língua e da literatura terão muitos momentos agradáveis, com cultura e troca de conhecimentos, em ações como o lançamento do projeto Asas da Leitura, oficina de pesquisa sobre elaboração de TCC, o 4º Sarau Cultural da Biblioteca do IFG Aparecida, palestras, uma feira de troca de livros e a apresentação da primeira temporada da série Crisálida, primeira série de ficção bilíngue, em Libras e Português, produzida no Brasil.

A abertura III Semana do Livro e da Biblioteca será às 15 horas de segunda-feira, na Biblioteca, com o lançamento do projeto Asas da Leitura, cujo público-alvo são os funcionários terceirizados e a comunidade externa do IFG, com o objetivo de incentivar o hábito da leitura. Em sua primeira ação, o projeto Asas da Leitura propõe a construção de um acervo literário selecionado ao seu público-alvo, podendo as obras literárias serem emprestadas sem nenhum pré-requisito ou burocracia. A bibliotecária Thalita Franco dos Santos Dutra explica que para realizar o empréstimo, o usuário deverá apenas preencher uma ficha com dados básicos, como título da obra, nome completo e data do empréstimo. No momento do lançamento do projeto, os funcionários terceirizados e a comunidade externa presente receberão uma explicação sobre ele.

Estudantes que estão elaborando seus Trabalhos de Conclusão de Curso terão uma ótima oportunidade para tirar dúvidas e receber informações úteis na oficina de pesquisa “Estruturando seu TCC sem neuras”, a ser realizada no Laboratório de Informática do IFG Aparecida, às 19 horas de terça-feira, dia 22. Foram oferecidas 20 vagas à oficina e a prioridade é aos alunos que estão em fase de elaboração do TCC. É requisito que o estudante leve o seu trabalho, para que os objetivos da oficina sejam atendidos a partir de casos concretos dos alunos. Serão abordados pontos como ajustes entre problema de pesquisa, objetivos geral e específicos, definição de sumário de assuntos que devem ser contemplados no TCC, orientação quanto aos procedimentos padrões de formato e entrega do TCC (ficha catalográfica, elementos essenciais do TCC, Termo de Autorização do ReDi IFG, entre outros).

 

Sarau Cultural

Um rico encontro entre alunos e servidores do IFG Aparecida, comunidade externa e funcionários terceirizados deve ser vivenciado no 4º Sarau Cultural da Biblioteca do IFG Aparecida, das 14 às 17 horas de quarta-feira, 23 de outubro. Música, dança, teatro, literatura, poesia, contação de história e outras atividades estarão presentes para estimular o interesse dos usuários da Biblioteca pela arte e cultura e promover a integração entre os segmentos do Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG. “É uma oportunidade também de toda a comunidade acadêmica compartilhar uns com os outros seus talentos artísticos e seus gostos literários”, destaca a programação da Semana.

Um dos momentos do Sarau é o lançamento do livro “Percursos e travessias: a literatura infantil e juvenil em perspectiva”, obra organizada pelo professor Kelio Junior Santana Borges, que ministra disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura no IFG Aparecida de Goiânia. O livro contém artigos de diversos pesquisadores em homenagem a Vera Maria Tietzmann Silva, pesquisadora em Literatura Infantojuvenil e professora na Universidade Federal de Goiás. Ela, que também marcará presença no Sarau, já foi vencedora do Prêmio Jabuti, o mais tradicional prêmio literário do País, com a obra “Literatura Infantil Brasileira: um guia para professores e promotores de leitura”. Além desta e de outras obras, Vera Tietzmann é também autora do livro “50 anos de Letras na UFG”, que marcou os 50 anos da Faculdade de Letras da Instituição, e é a maior pesquisadora brasileira da literatura produzida por Lygia Fagundes Telles, já tendo inclusive proferido palestra na Academia Brasileira de Letras sobre a escritora, segundo informou o professor Kelio, que assina um dos artigos do volume.

Kelio Junior Santana Borges concluiu recentemente Doutorado-Sanduíche, financiado pela CAPES, na Universidade Federal de Goiás e na Università degli Studi Roma Tre-Itália, em pesquisa que abordou a literatura brasileira produzida por mulheres. Ele tem se dedicado a essa temática desde o mestrado. Destacam-se, entre seus trabalhos, o livro “Traços de essencialidades: mulher, literatura e gênero em Marina Colasanti” e o e-book “Sobre as mulheres e seus escritos: perspectivas femininas e feministas”, dos quais é organizador e co-organizador, respectivamente. Kelio foi também co-organizador da obra “Três percursos pelo imaginário: Dante, o duplo e o fantástico”, em homenagem à pesquisadora Suzana Yolanda Lenhardt Machado Cánovas.

Os participantes da III Semana do Livro e da Biblioteca do IFG Aparecida poderão conhecer mais e conversar sobre literatura e, especificamente, sobre a obra “Percursos e travessias: a literatura infantil e juvenil em perspectiva”, com o professor Kelio e com a professora pesquisadora homenageada, Vera Maria Tietzmann Silva.

 

Reflexão e série bilíngue

Nas noites de terça e quarta-feira, dias 22 e 23, os participantes da Semana do Livro e da Biblioteca têm mais momentos para reflexão, ambos às 19 horas, na Biblioteca. Na terça, a professora Sarah Suzane Bertolli Gonçalves ministra a palestra “Práticas de leitura na contemporaneidade sociopolítica brasileira” e, na quarta-feira, o professor Alexandre Costa ministra uma apresentação com o tema “Narrativas que não devem ser lidas nem mesmo escritas: vontades de verossimilhança”.

Público significativo está sendo aguardado também para assistir à primeira temporada da série Crisálida, às 19 horas, no Complexo Tecnológico da Engenharia Civil. É a primeira série de ficção bilíngue, em Libras e Português, produzida no Brasil. A obra retrata situações familiares, sociais e psicológicas vividas por surdos.

O encerramento da III Semana do Livro e da Biblioteca será com a Feira de Troca de Livros, na sexta-feira, dia 25, das 17 às 19 horas, no hall de entrada do IFG Aparecida. A atividade tem o propósito de incentivar a leitura, promover a interação entre os participantes e possibilitar a renovação do acervo pessoal dos usuários da biblioteca e criar uma rede de leitores adeptos à cultura de troca.

 

 

Coordenação de Comunicação Social / Câmpus Aparecida de Goiânia

Fim do conteúdo da página