Artes

Submissão de pesquisas para publicação na revista {in}comum pode ser feita até dia 1º de dezembro

Publicado: Quarta, 06 de Novembro de 2019, 10h58 | Última atualização em Quarta, 06 de Novembro de 2019, 14h51

Os trabalhos, na área artística, podem tratar de pesquisas concluídas ou em andamento

A revista {in}comum, periódico do Instituto Federal de Goiás – IFG, sob a gestão do Grupo de Pesquisa em Arte, Educação, Profissionalização e Comunidades, recebe até o dia 1º dezembro a submissão de trabalhos para o seu primeiro número. A revista tem o objetivo de promover e publicar trabalhos na área de Artes (artes visuais, dança, música e teatro) com discussões voltadas a seu ensino e profissionalização no âmbito da educação formal e não-formal. O ISSN da publicação está em processo de tramitação e, assim que liberado, todos os trabalhos publicados receberão o código retroativo.

A publicação dos trabalhos poderá ocorrer em diversos formatos, por entender a diversidade das práticas artísticas e artístico-pedagógicas. De acordo com informações disponibilizadas no Portal de Periódicos do IFG, a revista {in}comum também abrange processos, metodologias e problemas do ensino da arte na Educação Básica, bem como a formação de professores para este nível de ensino. As mesmas questões se estendem aos processos profissionalizantes em arte fora dos ambientes formais de ensino, ao considerar a potência dos movimentos comunitários e de bairros que, por sua vez, são agentes promotores da experiência estética, da produção cultural e da inovação. A linha editorial inclui ainda publicações relacionadas à transformação social através do empreendimento na área de Artes, com ênfase no aprimoramento profissional do artista e do professor de arte.

Os editores da revista destacam que “a {in}comum revista abre-se a públicos diversos da área de Artes e afins, tanto leitores quanto autores, em busca de manter uma plataforma livre, seja para a submissão de trabalhos, ou para o acesso à produção prática, reflexiva e aplicada em arte, considerando os movimentos políticos, sociais, culturais e econômicos que operam diretamente nos processos da experimentação e criação artísticas”. O primeiro número da publicação tem a temática “Profissionalizar-se em arte: por dentro e por fora da escola”, para o qual artistas, estudantes, professores e pesquisadores podem publicar suas pesquisas, concluídas ou em andamento.

Na chamada a publicações para o primeiro número, os editores instigam: “Como tem acontecido os processos de profissionalização em e pela arte, em suas instâncias formais, informais ou não formais? Como outros modos de profissionalização, geralmente vindos de movimentos comunitários, afetam o ensino formal da arte (e vice-versa)? Como encurtar as distâncias entre a arte na escola e a arte fora da escola?”. Os interessados podem submeter artigos acadêmicos, entrevistas, resenhas, traduções, ensaios e proposições poéticas, como ensaios visuais, escritas performativas e anotações de artistas, entre outros. Não há custos de submissão ou publicação.

A revista {in}comum é de fluxo contínuo, ou seja, cada artigo/trabalho submetido, depois de aprovado, é disponibilizado online. O corpo de avaliadores é formado por profissionais de diversas instituições nacionais e internacionais, com o intuito de ampliar a capilaridade da produção acadêmica e qualificar os trabalhos publicados.

Saiba mais sobre a revista e sobre a submissão de trabalhos:

Chamada de trabalhos para o primeiro número

Submissões e diretrizes para autores

Conheça o Grupo de Pesquisa em Arte, Educação, Profissionalização e Comunidades

Coordenação de Comunicação Social / Câmpus Aparecida de Goiânia