Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Pesquisa

Projeto La Passion realiza reunião preparatória na próxima semana

Criado: Terça, 12 de Novembro de 2019, 17h51 | Última atualização em Terça, 12 de Novembro de 2019, 18h03

Estudantes de etapas anteriores participarão com relato de vivências

imagem sem descrição.

De 18 a 22 de novembro, os organizadores da próxima etapa do projeto La Passion estarão reunidos em Goiânia para mais um encontro de preparação da fase de desenvolvimento que ocorrerá entre 9 de março e 14 de maio de 2020. Como projeto interdisciplinar, estudantes da América Latina e da Europa estarão juntos durante 10 semanas, no Câmpus Goiânia, para imersão total na busca por solucionar desafios e problemas do cotidiano, por meio de projetos multidisciplinares. Será um período para desenvolver ideias focadas no tema: Energias Renováveis e Tecnologias Assistivas.

Estarão presentes nessa reunião de novembro professores, gestores, servidores de algumas instituições participantes do projeto, os Institutos Federais de Goiás (IFG) e do Triângulo Mineiro (IFTM), representantes do Instituto Politécnico do Porto (P. Porto), da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/GO), TAMK e DUOC. O encontro será direcionado à Comissão Organizadora.

Serão apresentadas ainda experiências por estudantes que vivenciaram outras fases do projeto, haverá visitas técnicas aos laboratórios dos câmpus Goiânia e Senador Canedo, discussão do cronograma das próximas etapas e outras atividades de preparação. Além disso, serão discutidos e analisados os desafios apresentados pelas empresas e órgãos governamentais, com o objetivo de definir aqueles que poderão ser apresentados aos grupos de estudantes.

A ideia da etapa de 2020 do projeto La Passion é aproximar os polos de inovação, pesquisa, ciência e tecnologia ao mundo do trabalho, com atividades de imersão em âmbito acadêmico e profissional. Durante o período de desenvolvimento dos projetos, haverá acompanhamento com equipe multidisciplinar com doutores e pós-doutores da rede transnacional de Educação, Ciência e Tecnologia de seis países e a capacitação em Design Thinking, Pitch e Empreendedorismo. A proposta é que os participantes criem soluções para problemas nas áreas de energias renováveis e tecnologias assistivas. O processo de seleção dos estudantes e servidores do IFG já está em andamento, mas as inscrições via edital já se encerram.

Segundo o coordenador do projeto La Passion, em âmbito do IFG, professor Ruberley Rodrigues de Souza, “esta reunião serve de preparação para o desenvolvimento dos projetos multidisciplinares e para o treinamento dos tutores que atuarão na orientação dos alunos”, afirma. Na etapa do próximo ano, cerca de 30 alunos, sendo 20 do IFG, 10 dos parceiros e alguns de IFs da região Centro-Oeste, participarão do projeto. Ruberley ressalta ainda que os relatos feitos por estudantes da Instituição foram de etapas em Santiago do Chile e Uberaba. “Será muito útil para o treinamento de nossos tutores, que poderão ter uma ideia da dimensão dos projetos e dos desafios e dificuldades que os alunos poderão ter”, finaliza.

 

Veja a programação da 4ª reunião preparatória.

 

 Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.

 

Fim do conteúdo da página