EJA

Bazar da Modelagem registra grande movimentação de público em dois dias de atividade

Publicado: Quarta, 13 de Novembro de 2019, 09h59 | Última atualização em Segunda, 18 de Novembro de 2019, 17h27

A quarta edição do Bazar será encerrada nesta quarta-feira, 13 de novembro, ao meio-dia

Rosângela Bueno, aluna do segundo período do curso Técnico em Modelagem do Vestuário, participou de todo o processo de organização do Bazar e não perdeu a oportunidade de também fazer suas compras

O Bazar da Modelagem é uma ação consolidada no IFG – Câmpus Aparecida de Goiânia. Realizado anualmente por professores e alunos do curso Técnico Integrado em Modelagem do Vestuário (EJA), o Bazar cresce a cada ano, tanto em volume de arrecadação quanto em número de pessoas visitantes e consumidoras. A quarta edição da atividade está se encerrando nesta quarta-feira, 13 de novembro, após uma noite e uma manhã de muita movimentação.

O Bazar da Modelagem é uma ação do Projeto Integrador II - Educação Socioambiental, da matriz curricular do segundo período do curso Técnico Integrado em Modelagem do Vestuário, coordenado pelas professoras Joana Cristina Neves de Menezes Faria e Flávia de Almeida Pinheiro. A abordagem do Projeto é a moda sustentável, envolvendo produção com respeito ao meio ambiente e consumo consciente. No Bazar da Modelagem, a comunidade acadêmica do IFG Aparecida e a comunidade externa podem adquirir roupas, calçados e acessórios de boa qualidade a preços simbólicos. Além das coordenadora do Projeto Integrador, participaram da realização do Bazar as professoras Morgana Costa Barbosa, Gláucia Rosalina Machado Vieira e Yane Ondina de Almeida, que é a coordenadora do curso.

Os produtos comercializados no Bazar da Modelagem são provenientes de doações, em campanha de arrecadação feita previamente. Após a coleta dos produtos, os estudantes do segundo período do curso se envolvem com professores e monitores em um trabalho que envolve seleção das peças, reparos, higienização, definição de preços, etiquetagem e montagem de estandes para a venda. A estudante Rosângela Bueno participou com sua turma de todo o processo de organização do evento, mas entrou na fila na noite de terça-feira, 12, aguardando a abertura do Bazar. “Hoje eu vim comprar”, explicou.

Função social

A estudante Eliana Gomes, do quarto período do curso, também participou como colaboradora e consumidora e conta ter ficado muito satisfeita. “Tem muita coisa de boa qualidade. Dá pra usar bastante”, comentou. A visitante Camila Souza não é aluna nem servidora do IFG, mas esteve ontem no Bazar da Modelagem para compras. Esposa de funcionário terceirizado do Câmpus, Camila diz que frequenta o bazar há três anos. “É uma oportunidade boa demais”, destaca.

Os produtos da quarta edição do Bazar têm preços variando de 1 a 25 reais. A coordenadora do curso, professora Yane Ondina de Almeida, avalia que o Bazar está cada vez mais difundido, com o crescente número de visitantes compradores. O fato de promover a reutilização de peças a preços simbólicos demonstra, para Yane, que o Bazar da Modelagem além de incentivar a moda consciente está cumprindo a sua função social.

Tradicionalmente, os valores adquiridos no Bazar são doados a pessoas carentes ou a alguma instituição definida pelos estudantes organizadores. Este ano, além da cessão dos donativos, haverá a doação das peças que sobrarem. Elas serão entregues a um outro bazar que está sendo organizado por uma igreja, conforme sugestão de uma aluna do curso Técnico Integrado em Alimentos, também da modalidade Educação de Jovens e Adultos.

Coordenação de Comunicação Social / Câmpus Aparecida de Goiânia