Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Engenharia Civil

Concreto especial desenvolvido por estudantes de Engenharia Civil do IFG Aparecida conquista muito boa colocação em evento nacional

Criado: Quarta, 13 de Novembro de 2019, 10h36 | Última atualização em Quarta, 13 de Novembro de 2019, 15h10

Os estudantes desenvolveram concreto colorido de alta resistência, apresentado em competição do Congresso Brasileiro do Concreto, realizado em outubro

Imagem: IBRACON
Imagem: IBRACON

Projeto na área de concretos especiais, desenvolvido por estudantes de Engenharia Civil do IFG – Câmpus Aparecida de Goiânia, recebeu colocação acima da média em competição do 61º Congresso Brasileiro do Concreto, do Instituto Brasileiro do Concreto (Ibracon), realizado em outubro, na cidade de Fortaleza (CE). O evento é o maior do país em caráter técnico-científico sobre o concreto e as competições envolveram instituições públicas e privadas de todo o Brasil. Na categoria Concreto Colorido de Alta Resistência (COCAR), a equipe do IFG Aparecida ficou em 16º lugar entre 44 participantes, colocação superior a muitas conceituadas faculdades e institutos de Engenharia Civil.

Na competição COCAR, os participantes têm o desafio de preparar e apresentar corpos de prova (amostras) de dimensões predefinidas que sejam coloridos e de alta resistência. A alta resistência é possibilitada pela utilização de pós reativos, que, por serem constituídos de materiais finos,  eliminam vazios em sua estrutura. A resistência é testada em ensaio à compressão axial, que é o processo para avaliação da qualidade do concreto. Já a coloração é obtida pela composição de pigmentos à base de óxidos, também em pó. O concreto desenvolvido pelos estudantes do IFG Aparecida de Goiânia teve a coloração vermelha, obtida pela utilização do óxido de ferro.

 

Vantagens em Engenharia e Arquitetura

O concreto colorido tem ganhado espaço nas obras de engenharia e arquitetura, por apresentar diversas vantagens, como a de substituir a pintura, ter durabilidade de cor, não precisar de revestimento ou manutenção, reduzir o tempo da obra, ser mais resistente a ação solar ou da poluição, auxiliar na visualização de pisos especiais ou pistas, entre outras. O concreto colorido é também de grande beleza estética e tem várias opções de cores.

O estudante Lucas Pereira, do 10º do curso de Engenharia Civil no IFG Aparecida de Goiânia e participante do projeto levado ao Congresso, avalia que além da colocação ter sido muito proveitosa na competição, a participação do grupo no evento representa vários outros benefícios. “Foi uma atividade que agregou muito valor para os participantes em suas pesquisas, através de conhecimentos e networking, gerado por palestras, apresentações e as competições,  que disputamos com 44 equipes, representando suas universidades e institutos", relata Lucas.

Os estudantes do curso de Engenharia Civil do IFG Aparecida que integram o projeto participante do 61º Congresso do Ibracon é composta pelos estudantes Gabriel Pires, Humberto Rodrigues, Lara Morinaga, Luann Guilherme, Lucas Alves, Lucas Pereira, Lyniker Oliveira, Mirian Raquel, Pedro Henrique, Pedro Vitor e Stéfanny Santana, do 8º e do 10º período. O trabalho teve orientação do professor Murilo Meiron e foi coordenado pelo professor Renato Costa Araújo. Representaram o grupo no Congresso, os estudantes Lucas Pereira, Humberto Rodrigues e Míriam Raquel, que também participou com apresentação de pôster com o tema “Influência da Aplicação da Aloe Vera na Argamassa de Cimento Portland.

 

Confira a classificação final da competição Concreto Colorido de Alta Resistência

 

Imagens

 

Coordenação de Comunicação Social / Câmpus Aparecida de Goiânia

Fim do conteúdo da página