Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeites

Opções de acessibilidade

Busca
Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Assistência Estudantil

Estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica podem requerer até três auxílios

Criado: Sexta, 24 de Março de 2017, 09h00 | Última atualização em Quarta, 05 de Abril de 2017, 10h07

Os auxílios fazem parte da política de assistência estudantil do IFG e buscam evitar a evasão escolar

O Instituto Federal de Goiás (IFG), por meio de sua Pró-Reitoria de Extensão, abriu processo seletivo para a concessão dos auxílios Alimentação, Moradia, Transporte e Permanência. A novidade é a concessão, pela primeira vez, do auxílio Moradia, que passa a ser concedido pelo IFG por meio de um projeto piloto nos câmpus Jataí e Cidade de Goiás, onde, por meio de pesquisa, a Pró-Reitoria de Extensão identificou que são os câmpus com maior demanda para este auxílio.

Os estudantes dos cursos presenciais e que pertençam à família com renda de até 1,5 salário mínimo por pessoa podem pleitear até três auxílios. O valor dos auxílios Alimentação, Transporte e Permanência é de R$ 120 mensais cada, durante nove meses. Já o Auxílio Moradia é de R$ 225 reais mensais, durante dez meses. 

Os alunos dos cursos técnicos em período integral, que já recebem Auxílio Alimentação, e os alunos dos cursos técnicos na modalidade de educação de jovens e adultos (EJA), que já recebem Auxílio Permanência, podem se inscrever para receber outros dois auxílios.

Os estudantes que atendam aos critérios estabelecidos no edital para a concessão dos auxílios devem fazer suas inscrições nas Coordenações de Assistência Estudantil (CAEs) de seus câmpus. Para a inscrição, é necessário levar o formulário preenchido (Anexo II), o estudo da realidade socioeconômica (Anexo III) e os documentos exigidos no edital, inclusive os comprovantes de rendimentos dos membros do núcleo familiar.

O cronograma dos períodos de inscrição, por câmpus, está descrito no Anexo I do edital, assim como os horários de atendimento previstos em cada câmpus.
A seleção dos bolsistas será feita por meio de estudo socioeconômico, sob a responsabilidade dos profissionais de serviço social de cada câmpus, com base nos documentos apresentados e, se necessário, em entrevista e/ou visita domiciliar.

A política de assistência estudantil do IFG prevê a concessão dos auxílios como forma de minimizar as desigualdades sociais vivenciadas pelos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, para evitar a evasão escolar.

Confira o Edital de Assistência Social 2017.

 

Diretoria de Comunicação Social/ Reitoria

Fim do conteúdo da página