ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

IFG lança programa de empréstimo de equipamentos de informática para estudantes

Publicado: Quarta, 29 de Julho de 2020, 21h08 | Última atualização em Quarta, 29 de Julho de 2020, 21h08

Estudantes terão até 05 de agosto para realizar a inscrição e apresentar a documentação, conforme Edital.

O Câmpus Aparecida de Goiânia do Instituto Federal de Goiás lançou um edital que contemplará alunos(as) que não disponham de equipamentos de informática para acesso ao Ensino Remoto Emergencial durante o período da Pandemia de COVID-19.

O Programa Apoio Didático - Conectividade tem como objetivo propiciar a inclusão digital promovendo as condições necessárias para a permanência e o êxito acadêmicos dos(as) estudantes, excepcionalmente durante o período em que os(as) alunos(as) precisarão ter acesso aos seus materiais de estudo e professores(as) de forma não presencial.

O empréstimo dos equipamentos ocorrerá através da seleção dos(as) discentes em situação de vulnerabilidade social, que não disponham de acesso a dispositivos capazes de estabelecer a devida conexão de internet, necessária para o acompanhamento das atividades acadêmicas de forma remota, como computadores de mesa, notebooks, Chromebooks ou tablets.

O/a estudante estará obrigado/a a zelar pelos equipamentos e utilizá-los de forma adequada e deverá devolver à unidade acadêmica os equipamentos quando do retorno das atividades presenciais regulares da instituição, ou quando os equipamentos forem por esta solicitados, nas mesmas condições em que estavam quando os recebeu, em perfeitas condições de uso.

CRITÉRIOS PARA INSCRIÇÃO:

- Ser estudante regularmente matriculado(a) em um dos cursos permanentes do IFG Aparecida de Goiânia (Técnico Integrado ao Ensino Médio; Técnico Integrado Educação de Jovens e Adultos/EJA; Graduação - Licenciatura e Bacharelado);

- Ter renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio;

- Não dispor de condição de acesso a computadores ou equipamentos equivalentes.

COMO FAZER SUA INSCRIÇÃO:

Para estudantes já inscritos no SUAP e em programas da Assistência Estudantil:

a) Realizar a inscrição no Programa Apoio Didático – Conectividade, no Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) http://suap.ifg.edu.br, conforme orientações disponíveis no Manual do Aluno - Como se inscrever nos Programas de Assistência Estudantil;

b) Anexar a Declaração de necessidade do equipamento de informática (Anexo I);

c) A Declaração poderá ser anexada no item “documentação do aluno”, no ato da inscrição no programa (os arquivos deverão estar no formato PDF contendo toda documentação ou arquivo compactado zip/rar, podendo ter o tamanho máximo de 5 Mb);

d) Na impossibilidade do envio do arquivo no formato eletrônico, a documentação também poderá ser entregue na portaria do Câmpus de segunda a sexta-feira, no horário das 8 às 17 horas , em envelope lacrado e endereçado à Coordenação de Assistência Estudantil (CAE).

Para estudantes que nunca participaram dos Editais de Assistência Estudantil:

a) Preencher o questionário de caracterização socioeconômica presente no Módulo de Atividades Estudantis do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) http://suap.ifg.edu.br, conforme orientações presentes no Manual do Aluno - Questionário Socioeconômico;

b) Realizar a inscrição no Programa Permanência - Conectividade, no Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) - http://suap.ifg.edu.br, conforme orientações disponível no Manual do Aluno - Como se inscrever nos Programas de Assistência Estudantil;

c) Anexar os seguintes documentos:

1 - Declaração de necessidade do equipamento de informática (Anexo I);

2 - Documentação para comprovação da situação de vulnerabilidade social relacionada no Anexo II;

3 - Declarações previstas no anexo III (conforme necessidade);

4 - Anexo IV - DECLARAÇÃO SOCIOECONÔMICA

d) Na impossibilidade do envio dos arquivos no formato eletrônico, os documentos também poderão ser entregues na portaria do Câmpus de segunda a sexta-feira, no horário das 8 às 17 horas em envelope lacrado e endereçado à Coordenação de Assistência Estudantil (CAE).

IMPORTANTE:

1) Caso os documentos sejam entregues em cópia física, solicitamos que sejam observados os cuidados necessários em relação à COVID - 19.

2) O estudo socioeconômico realizado pelo(a) Assistente Social compreende a validação dos dados preenchidos no questionário de caracterização socioeconômica do Suap, pelo(a) estudante, à partir da análise da documentação entregue, podendo ocorrer contato com familiares.

RESULTADO:

O resultado preliminar da seleção será publicado no dia 14 de agosto, no site dos Editais de Extensão do IFG Aparecida de Goiânia: http://ifg.edu.br/aparecida/campus/extensao/editais.

Confira todas as datas no Edital Completo.

Mais informações:

cae.aparecida@ifg.edu.br