Planejamento

Reflexões sobre metodologia e avaliação no ERE abrem Planejamento Pedagógico no IFG Aparecida

Publicado: Segunda, 23 de Novembro de 2020, 16h32 | Última atualização em Segunda, 14 de Dezembro de 2020, 18h09

A programação da Semana de Planejamento Pedagógico 2020/2 foi aberta nesta segunda-feira, 23 de novembro, e segue até sexta, com discussões que visam à preparação do novo semestre letivo

A mesa-redonda “Metodologia e Avaliação no Ensino Remoto Emergencial: princípios e práticas” marcou a abertura da Semana de Planejamento Pedagógico 2020/2 no IFG – Câmpus Aparecida de Goiânia, na manhã desta segunda-feira, 23 de novembro. O tema foi conduzido pelas professoras Joana Cristina Neves de Menezes Faria e Késia Mendes Barbosa. A programação da semana segue até sexta-feira e inclui discussões que visam à preparação do semestre letivo, cujas aulas têm início no dia 30. Em função da alteração do calendário acadêmico no Ensino Remoto Emergencial, as aulas deste semestre seguem até março de 2021.

A abertura da Semana de Planejamento foi feita pelo chefe do Departamento de Áreas Acadêmicas, professor Eduardo Carvalho de Rezende. Ele fez um agradecimento aos professores e técnicos administrativos que auxiliaram, em Grupo de Trabalho, na preparação da semana. Os pronunciamentos das professoras integrantes da mesa-redonda e do debate e compartilhamento de experiências que se seguiram foram mediados pela professora Adriana Paes Leme Paiva Gomes.

Grande envolvimento

O tema abordado na mesa-redonda envolveu bastante os professores participantes, que contribuíram com comentários no chat e, em seguida, apresentando suas experiências exitosas acerca do assunto no período de ensino remoto. A professora Joana Cristina Neves de Menezes Faria fez uma abordagem sobre metodologias ativas de aprendizagem, que começou a estudar e aplicar ainda durante o ensino presencial. Ela destacou, entretanto, que o mero uso de inovações tecnológicas não basta. A professora ressaltou que na metodologia ativa o professor não é “um palestrante”, mas um orientador e problematizador.

A professora Késia Mendes Barbosa, ao discorrer sobre Avaliação, destacou que esta precisa ser “formativa” e não meramente “somativa”. Com referência a estudiosos do assunto, ela explicou que enquanto a avaliação somativa faz uma mensuração do saber e do aprendizado no passado e no presente, a avaliação formativa lança o olhar ao presente e ao futuro, numa perspectiva de superação. Késia destacou que a avaliação formativa incentiva a autonomia do aluno e tem o professor ou professora como coautor/a do percurso formativo. “Todos podem aprender por uma prática de avaliação, que não serve apenas para produzir uma nota”, destacou Késia. A professora chamou a atenção para o cuidado que todos precisam ter para não cair no ativismo, que seria o “fazer por fazer”.

Programação

Na tarde do primeiro dia e no decorrer da Semana de Planejamento, a programação segue com discussões com os colegiados dos cursos de nível superior, cursos do Ensino Médio Integrado e cursos do Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), apresentação de dados e discussão sobre permanência e êxito dos discentes e momentos para planejamento individual. A programação completa pode ser conferida no link abaixo.

Programação – Semana de Planejamento Pedagógico 202/2

Coordenação de Comunicação Social / Câmpus Aparecida de Goiânia