NUTRIÇÃO

Cestas de alimentos são doadas a estudantes do IFG, servidores terceirizados e entidades filantrópicas

Publicado: Quinta, 26 de Novembro de 2020, 19h04 | Última atualização em Segunda, 14 de Dezembro de 2020, 18h09

No câmpus Aparecida de Goiânia foram preparadas 349 cestas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar.

Nesta quarta e quinta-feira, 25 e 26/11, a segurança alimentar e a agricultura familiar foram as pautas do trabalho no Câmpus Aparecida de Goiânia. Apesar da unidade estar atendendo apenas de forma remota em função da Pandemia de Covid-19, servidores se organizaram para fazer a entrega de frutas, verduras e legumes às famílias de alunos/as do IFG Aparecida de Goiânia, aos servidores terceirizados e a duas entidades filantrópicas de Aparecida de Goiânia. A ação atende o Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, do Ministério da Educação, e é a primeira de duas etapas de aquisição e distribuição de alimentos pelo Instituto Federal de Goiás.

AGRICULTURA FAMILIAR

Os produtos vegetais presentes nas cestas foram adquiridos de produtores familiares de nossa região, por meio do projeto “PNAE na Cozinha”, uma ação de extensão que também busca levar informações e criar meios de promover a educação alimentar e nutricional. Os alimentos, naturais, não processados, saudáveis e frescos, foram escolhidos com o intuito de promover uma alimentação balanceada aos estudantes da educação básica e pública.

RECEITAS E DICAS DE ALIMENTAÇÃO

Junto com a cesta também foi entregue um material gráfico, contendo instruções de higienização das mãos e dos alimentos recebidos, além de um QR-code que permite acessar receitas culinárias e ideias saudáveis para o melhor aproveitamento dos produtos da cesta. No conteúdo do QR-code também é possível conhecer a origem dos alimentos e os contatos de cooperativas, associações e grupos de famílias agricultoras que participaram da chamada pública do PNAE do IFG.

O CONSUMO DE ALIMENTOS NATURAIS

A nutricionista do Câmpus Aparecida de Goiânia, Tcherena Brasil, comenta sobre a importância da iniciativa ter privilegiado a distribuição de alimentos naturais, adquiridos de agricultores familiares, em lugar de produtos industrializados. Segundo ela, “Apesar de mais trabalhoso, já que exige uma preparação e distribuição mais ágil, é a garantia de que as famílias terão possibilidade de consumir alimentos naturais e mais saudáveis, já que em grande medida as pessoas optam por produtos industrializados para as refeições básicas das famílias. Essa, então, foi uma oportunidade de incentivar nossa comunidade a consumir alimentos extremamente necessários para nossa segurança alimentar. Além do fato de termos colaborado com a agricultura familiar da nossa região, adquirindo produtos desses produtores.”

A IMPORTÂNCIA DA AÇÃO PARA OS ESTUDANTES E SUAS FAMÍLIAS

Já os alunos e alunas que receberam a cesta manifestaram a satisfação em poder consumir frutas que são preferidas pelos brasileiros, como o mamão e a banana, e por receber alimentos tão frescos e em quantidade suficiente para atender aos núcleos familiares. Cada cesta pesou aproximadamente 24 quilos. Nos grupos de mensagens de alunos foi possível receber depoimentos como o de uma aluna do curso EJA de Modelagem do Vestuário, que disse: “Maravilhosa esta cesta! Chegou na hora certa. Que Deus abençoe todos vocês. Muito obrigado de coração!”.

Ou este: “Obrigada mesmo IFG, como é bom saber que vcs pensam em seus alunos com tanto carinho.” Além de imagens dos alimentos já higienizados e alguns até já preparados para a refeição.

REGRAS DE SEGURANÇA NO LOCAL DE ENTREGA

Ressaltamos que todas as regras de segurança indicadas pela Organização Mundial de Saúde – OMS para o combate à transmissão da Covid-19 foram seguidas criteriosamente, como a manutenção do distanciamento entre as pessoas presentes, a obrigatoriedade do uso de máscara e a higienização das mãos e utensílios com álcool 70%. Além dos alimentos, os estudantes também receberam kits de máscaras de proteção produzidas pelo IFG, disponibilizadas por outro projeto de extensão, chamado “Construção de EPIs – Máscaras de Tecido contra Propagação do Covid-19”.

COMUNIDADE ATENDIDA

Além do atendimento a alunos e alunas do Câmpus Aparecida de Goiânia, com o mesmo projeto foi possível ofertar cestas também para os servidores terceirizados da unidade, além de duas entidades filantrópicas, o Abrigo Comendador Walmor e a Casa de Apoio São Luís.

Veja mais fotos da ação.

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia