Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Pedagogia Bilíngue

Curso de Pedagogia Bilíngue comemora aprovação de egressos e concluintes em concursos públicos

Publicado: Terça, 31 de Janeiro de 2023, 11h34 | Última atualização em Quarta, 01 de Fevereiro de 2023, 09h09

Quatro ex-alunas, um ex-aluno e duas estudantes concluintes do curso estão entre os aprovados nos recentes concursos realizados pelo Estado de Goiás e a Prefeitura de Goiânia

imagem sem descrição.

A Coordenação do curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue do IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia está comemorando a aprovação em destaque de egressos e concluintes do curso em recentes concursos públicos na área de Educação do Estado de Goiás e da Prefeitura de Goiânia. Quatro ex-alunas, um ex-aluno e duas estudantes concluintes foram aprovados no concurso da Secretaria Estadual de Educação, entre eles estão o primeiro lugar no cargo de professora pedagoga na Regional Centro/Aparecida de Goiânia, Valéria Cândido da Silva, e o primeiro lugar no cargo de Professora - Intérprete de Libras na mesma regional, Lourdes Fernandes de Lima. Entre os aprovados estão também a primeira aluna surda do curso, Silvia Rodrigues Vicente Neves, selecionada para trabalhar como professora pedagoga na primeira escola bilíngue para surdos de Goiás: o Centro Educacional Bilíngue de Surdos de Goiânia; e as estudantes concluintes Kassiomária Dias Miranda e Núbia Tavares da Silva, aprovadas para os cargos de professora intérprete e de professora pedagoga, respectivamente, também no Estado.

“Estamos no caminho certo! Ver nossas alunas e nossos alunos aprovados em diferentes concursos e processos seletivos confirma o compromisso que toda a equipe de professores tem com os processos de ensino e aprendizagem ao longo da formação acadêmica no Curso de Pedagogia Bilíngue”, afirma a coordenadora do curso, professora Waléria Batista da Silva Vaz Mendes. Ela ressalta que além de os egressos saírem preparados para atuar na área da docência, na gestão educacional e na educação em espaços não escolares, numa perspectiva de pluralidade de concepções teóricas, eles têm ainda o diferencial de uma formação como pedagogas e pedagogos, surdos e ouvintes, numa perspectiva bilíngue (Libras/Língua Portuguesa) e intercultural. Para Waléria, essa característica colabora significativamente para o êxito profissional.

A primeira turma do curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue teve início em 2015 e colou grau em 2018. A contribuição do curso para a vivência da cultura surda é destacada pelos egressos para a conquista das vagas que pleitearam e que para alguns deles representa a realização de um sonho. Os egressos destacam a contribuição que acreditam que poderão oferecer aos estudantes surdos e ouvintes da educação infantil e também das séries iniciais do ensino fundamental, devido à formação crítica, à inclusão, à qualidade das aulas e dos professores e aos valores, como empatia, que experienciaram no IFG.

 

Aprovados:

 

Adriano Nunes

  • Professor - Pedagogo

Secretaria Estadual de Educação/GO

“Será minha vez de exercer e contribuir para uma educação pública de qualidade.”

“Diminuir uma educação opressora, excludente, marginalizadora e promover uma educação de qualidade, que inclua pessoas com deficiência, uma educação emancipatória uma educação que faça a diferença na vida das pessoas.”   (sobre a contribuição do curso de Pedagogia Bilíngue para o exercício da carreira na Educação)

 

Kassiomária Dias Miranda

  • Professora - Intérprete de Libras

Secretaria Estadual de Educação/GO

  • Intérprete de Libras (cadastro de reserva)

Secretaria Municipal de Educação de Goiânia

Pra mim foi um milagre de Deus ter passado, mas com certeza teve ajuda do IFG.”

"O curso de Pedagogia Bilíngue me possibilitou ter esse ingresso na Educação na área de Intérprete de Libras a partir dos estudos e das leituras que eu fiz durante o curso, como o curso foi construído. Tudo isso me proporcionou ter essa aprovação. Pra mim, foi algo magnífico mesmo.”

 

Lourdes Fernandes de Lima

  • Professora - Intérprete de Libras

Secretaria Estadual de Educação/GO

“Esta aprovação representa para mim a conquista de um sonho desejado há muito tempo e é a prova de que a fé, a dedicação e a resiliência nos fazem alcançar feitos inimagináveis.”

“O curso de Pedagogia Bilíngue foi um divisor de águas em minha vida, me proporcionou um aprendizado ímpar, especialmente no âmbito da humanização, ampliou a minha visão acerca dos dilemas e atravessamentos históricos que perpassam a Educação brasileira, me apresentou uma nova cultura e um universo de saberes referente a Educação de surdos e, de igual modo, vivenciei e aprendi que a educação crítica e reflexiva é libertadora e transformadora. É com este aprendizado que me comprometi a exercer a minha profissão. Portanto, os conhecimentos adquiridos no curso serão imprescindíveis para nortear a minha prática profissional e me fazer somar ao bojo dos que lutam em prol de uma Educação de qualidade, inclusiva, bilíngue e, sobretudo, emancipadora.”

 

 Núbia Tavares da Silva

  • Professora - Pedagoga

Secretaria Estadual de Educação/GO

“A aprovação no concurso da SEDUC Goiás me abrirá portas na carreira. É o início de uma nova etapa na minha vida e da minha família. Espero contribuir com a construção de uma educação de qualidade e que vise à formação de nossas crianças para os vários aspectos da vida em sociedade.

Deixo meus agradecimentos, aos professores do IFG, pela dedicação, tempo e paciência e aos demais profissionais que atuam na instituição e contribuíram na organização desse curso. Esse que foi essencial para a conquista desta vitória.”

 

Renatha Waléria Machado e Silva

  • Professora - Pedagoga

Secretaria Estadual de Educação/GO

  • Pedagoga

Secretaria Municipal de Educação de Goiânia

“Professores capacitados e acima de tudo humanos. Foi um experiência riquíssima, principalmente em relação à cultura surda.”

 

Silvia Rodrigues Vicente Neves

  • Professora - Pedagoga

Secretaria Estadual de Educação/GO

“Gratidão a Deus, familiares, amigos e equipe IFG por me apoiarem. Essa aprovação simboliza vitória, realização e oportunidade de contribuir com a educação de crianças surdas.”

“O curso possibilitou uma visão ampla do que é uma escola bilíngue e uma real inclusão. Isso me dá segurança para colocar em pratica as teorias, os estágios e as aulas maravilhosas ministradas pelos professores do Instituto Federal de Goiás - Câmpus Aparecida de Goiânia, que contribuíram para uma educação efetiva. E é este ensino que quero levar para meus alunos.”

  

Valéria Cândido da Silva

  • Professora - Pedagoga

Secretaria Estadual de Educação/GO

“A aprovação no concurso da SEDUC Goiás pra mim representa a realização de um sonho, uma mudança de vida, uma mudança de etapa, uma esperança de poder mudar a vida de outras pessoas por meio da educação pública, gratuita e de qualidade, assim como eu tive no IF por profissionais de altíssima competência, comprometidos, que me forneceram materiais adequados. Eu quero também poder devolver isso para a sociedade. O IF pra mim representa uma abertura, pra exergar com lente de aumento o mundo.”

“Eu quero muito agradecer a todos os profissionais que estiveram envolvidos nessa minha vitória, porque essa vitória não é só minha, mas de todos do IF, os professores e demais profissionais que também atuam nessa instituição de ensino. O curso de Pedagogia Bilíngue com certeza irá contribuir muito na minha carreira da educação, porque foi por meio dele que eu aprendi a ter empatia pelo outro.”

 

  

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia

 

Fim do conteúdo da página