TCC

Concluintes dos cursos superiores do IFG Aparecida encerram na próxima semana as defesas de TCC

Publicado: Quinta, 02 de Fevereiro de 2023, 11h23 | Última atualização em Quinta, 02 de Fevereiro de 2023, 16h04

Ao todo, 40 estudantes de Licenciatura em Dança, Licenciatura em Pedagogia Bilíngue e Bacharelado em Engenharia Civil estão apresentando resultados das pesquisas que desenvolveram em diferentes temas nas áreas de seus respectivos cursos

Os estudantes concluintes dos cursos superiores do Instituto Federal de Goiás (IFG) - Câmpus Aparecida de Goiânia encerram na próxima semana as defesas de suas pesquisas em bancas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Ao todo, 40 estudantes pesquisadores dos cursos de Licenciatura em Dança, Licenciatura em Pedagogia Bilíngue e Bacharelado em Engenharia Civil estão apresentando seus trabalhos desde o dia 20 de dezembro. O semestre se encerra com cinco apresentações no dia 8 de fevereiro.

O Trabalho de Conclusão de Curso é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação do IFG. Em resolução específica da Instituição, o TCC tem por princípios a investigação como método de conhecimento e de ensino-aprendizagem; a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão na formação acadêmica do educando; a integração entre teoria e prática na produção do conhecimento; e a produção do conhecimento como prática social historicamente situada. Acesse nos links abaixo os assuntos que estão sendo pesquisados pelos estudantes dos cursos de nível superior do IFG Aparecida de Goiânia:

Licenciatura em Dança

Licenciatura em Pedagogia Bilíngue

Bacharelado em Engenharia Civil

Pesquisas em desenvolvimento

Além dessas defesas, haverá também na próxima semana, duas apresentações de TCC 1, quando alunos do curso de Bacharelado em Engenharia Civil têm pesquisas ainda em andamento avaliadas por professores do IFG. Na ocasião, os estudantes pesquisadores apresentam à banca de avaliação a estrutura mínima de uma monografia: cronograma de trabalho, formulação do problema de pesquisa, construção das hipóteses, elaboração dos objetivos, justificativa, referencial teórico, metodologia, resultados esperados e, quando houver, a discussão dos resultados preliminares, visto que a pesquisa ainda está em desenvolvimento.

As sessões de defesa de TCC 1 do curso de Engenharia Civil serão realizadas na quarta-feira, dia 8 de fevereiro, às 19 e às 20 horas, no Miniauditório B do Câmpus Aparecida de Goiânia. As apresentações são abertas a estudantes e demais pessoas interessadas e, assim como nas defesas de Trabalhos de Conclusão de Curso das três graduações, o comparecimento a essas sessões, além de agregar conhecimentos, vale horas complementares aos estudantes do câmpus.

A primeira pesquisa de TCC 1 a ser defendida no dia será a da estudante Mariana de Souza Dias Oliveira, às 19 horas, com o tema “Estudo de impactos ambientais gerados pela construção de um condomínio horizontal em Goiânia – Análise de EIA/RIMA – Estudo de Caso”. A banca será integrada pela orientadora Prof. Me. Rosinete Bandeira Fernandes e pelos examinadores internos prof. Dr. Lucas Maia dos Santos e Prof. Dra. Pammila Rodrigues Japiassú Corrêa.

Em seguida, às 20 horas, será a defesa da pesquisa “Legalização para construção de edifício de 12 pavimentos no município de Aparecida de Goiânia – Estudo de Caso”, de autoria conjunta dos estudantes Ludmilla Neas Bitencourt e Tiago Vilas Boas Dias de Oliveira. Na composição da banca de avaliação estará a orientadora Prof. Me. Ana Maria Barboza Lemos e os examinadores internos Me. Guilherme de Paula Lisboa e Prof. Me. Pammila Rodrigues Japiassú Corrêa.

Coordenação de Comunicação Social / Câmpus Aparecida de Goiânia