Ensino

Curso de Italiano Básico é encerrado com aula especial e aprovação dos estudantes participantes

Publicado: Quinta, 26 de Setembro de 2024, 11h01 | Última atualização em Quinta, 26 de Setembro de 2024, 16h28

O projeto de ensino coordenado por três professores do IFG Aparecida proporcionou conhecimentos de língua e cultura, tendo contado também com a participação de intercambistas italianos

Aula prática de italiano, envolvendo vocabulário e cultura na área de culinária, com a presença de estudantes do EMI e intercambistas

Setembro marcou o encerramento do Curso de Italiano Básico, realizado no Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG em encontros quinzenais, desde outubro de 2023, como projeto de ensino coordenado pelos professores Dr. Kelio Junior Santana Borges, Dr. Douglas Xavier de Andrade e pela professora Ma. Raquel Araújo Mendes de Carvalho. O curso, que foi aberto a todos os estudantes interessados, contou com a participação de alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio e de dois intercambistas italianos, que enriqueceram muito o desenvolvimento do projeto. A aula de encerramento foi realizada no dia 4 de setembro, em aula que contou preparação e degustação de “bruschettas”, prato de entrada muito popular na Itália.

O professor Kelio Junior explica que o projeto de ensino proporcionou aos alunos participantes o contato com diferentes aspectos da cultura italiana. Além de aulas de gramática e vocabulário, houve momentos dedicados à música, à literatura e à culinária italiana. “Em mais de um momento, foram desenvolvidas aulas práticas nas quais foram preparados pratos típicos da Itália e, ao mesmo tempo, foram trabalhados vocabulário e curiosidades sobre uma das culinárias mais famosas do mundo”, informa. Ao preparar o curso, os professores Kelio Junior, Douglas Xavier e Raquel Araújo buscaram desenvolver a atividade também pensando em aproveitar e tornar ainda mais significativa a presença de dois intercambistas italianos que estavam frequentando aulas no IFG Aparecida: Emiliano Rampone e Martina Dedin. O estudante Emiliano esteve no Brasil por 6 meses e Martina por 9 meses. Ambos já retornaram à Itália. “Eles participavam das aulas e contribuíram muito compartilhando seus conhecimentos tanto sobre a língua quanto sobre sua cultura em geral”, conta Kelio.

O professor lamenta o fato de o curso ter sido suspenso durante a greve dos servidores da Rede Federal no primeiro semestre de 2024, mas ele destaca que, com o retorno das atividades, o curso pôde ser retomado e finalizado em uma aula especial: com mais aprendizado de vocabulário italiano e a preparação e degustação de bruschettas. “Uma atividade como essa é rica em diferentes perspectivas, pois, além de promover o contato de nossos estudantes com uma outra cultura, também gera um contexto de integração dos intercambistas com esse ambiente ‘outro’ no qual ele se encontra. Trata-se de uma verdadeira troca em que ambos os lados saem ganhando”, destaca.

Experiência aprovada

Os estudantes do IFG Aparecida que participaram do projeto de ensino aprovaram a experiência como muito enriquecedora. Laura Fernanda Gomes Barbosa, do 2º ano do curso Técnico Integrado em Química, por exemplo, conta que se interessou pelo curso desde o anúncio das inscrições. “Sempre estive acostumada somente com a língua inglesa, e a ideia de podermos ter uma base de conhecimento em uma língua a mais, é sempre boa”, disse Laura. Ela ressalta que após o início das aulas, gostava e se surpreendia mais a cada encontro: “Cada aula era uma nova descoberta sobre a língua italiana e, claro, sobre suas culturas, o que eles têm de diferente, e outros muitos aspectos, sempre uma aula leve e descontraída”. A estudante considera que o fato de as aulas não terem se limitado à sala de aula, mas ido também para práticas específicas, como a culinária típica italiana, foi um agregador importante para sua vida. “Minha experiência foi espetacular, e com certeza vou levar este conhecimento para minha vida”, afirmou Laura.

Sophia Silva Galvão, também do 2º ano do curso Técnico Integrado em Química, completa que a participação dos estudantes intercambistas agregou ainda mais valor às aulas, tanto por promover os saberes da cultura italiana como por integrá-los à cultura da turma de brasileiros. “Foi uma experiência enriquecedora academicamente e culturalmente”, diz Sophia. Ela conta que o Curso de Italiano Básico feito no IFG Aparecida lhe proporcionou conhecimento do idioma, desenvolvimento cultural e ampliação de horizontes.

Intercâmbio no câmpus

O Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG já recebeu estudantes de países como Hungria, Holanda, Itália, Tailândia, Hong Kong e Alemanha em cursos técnicos integrados ao ensino médio, via parceria firmada entre o Instituto Federal de Goiás (IFG) e a associação intercultural de estudantes American Field Service (AFS). O câmpus já recebeu também intercambistas da Argentina no curso superior de Licenciatura em Dança, por meio de parceria do IFG com a Universidad Nacional de las Artes (UNA).

Coordenação de Comunuicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia