Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeites

Opções de acessibilidade

Busca
Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
PESQUISA

Grupo de Dança do IFG Aparecida de Goiânia é selecionado para Festival de Teatro em Belo Horizonte

Criado: Quinta, 13 de Julho de 2017, 15h47 | Última atualização em Quinta, 13 de Julho de 2017, 15h55

Entre 130 inscritos, apenas 9 grupos foram escolhidos.

imagem sem descrição.

Uma turma de cerca de 21 estudantes do Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Aparecida de Goiânia viajará no mês de outubro pra uma apresentação muito especial. Trata-se da primeira participação do grupo CorpoComposto em um evento fora do estado de Goiás. O espetáculo AdoleSendo foi um dos 9 selecionados principais para o evento chamado Festival Estudantil de Teatro – FETO, que está em sua 17ª edição.

 

Um dos integrantes do CorpoComposto, o aluno de Agroindústria Odilon Moreira, explica a emoção de fazer parte do projeto: “Quando decidi ingressar no CorpoComposto me vi como uma pessoa que estaria me superando em vários aspectos, fossem eles mentais, intelectuais ou físicos. Hoje tenho a certeza de que foi a melhor escolha que podia ter feito. Me sinto orgulhoso em fazer parte do CorpoComposto como bailarino e fazer história, como aluno, de uma pequena parte do IFG. A vivência dançante que tivemos aqui em em Aparecida de Goiânia está cada vez mais abrindo um leque de oportunidades, de novos horizontes. Nossa ida a BH será a realização de mais uma etapa de nossas vidas. Me sinto super orgulhoso de fazer parte do CorpoComposto de dança e pesquisa, por que além de bailarinos, somos pesquisadores do movimento!”

 

A inscrição do Corpo Composto, assim como a condução de outros projetos ligados ao grupo, tem sido feita pelas professora Giovana Consorte e Rousejanny Ferreira, coordenadoras do Projeto de Pesquisa ligado à criação deste elenco. O Corpo Composto conta também com o apoio da coordenação do curso de Licenciatura em Dança do IFG Aparecida de Goiânia.

 

Sobre o trabalho do grupo de alunos, Giovana explica: “O projeto Corpo Composto foi criado com o intuito de oferecer espaço de protagonismo para os jovens do IFG Aparecida, por meio das artes cênicas, em especial, da dança., esse é um projeto de pesquisa do curso de Licenciatura em Dança do IFG Aparecida de Goiânia, que tem como prioridade valorizar o potencial criativo dos estudantes, através de aulas regulares de dança e de práticas corporais.” Rousejanny complementa:: “O que buscamos é desenvolvimento de diferentes possibilidades de movimento, com a proposição de novos olhares para esse corpo que se move. A prática da dança no Ensino Médio é uma oportunidade de acesso e de aprofundamento na arte. Os estudantes se enriquecem culturalmente, não apenas na dança, mas também em outras linguagens artísticas”.

 

AdoleSendo

 

O espetáculo teve sua estreia em abril deste ano, no Teatro do Câmpus Goiânia do IFG. O trabalho artístico foi pensado para dialogar principalmente com adolescentes, como uma forma desse público se identificar, cenicamente, com questões comuns ao seu cotidiano. Em cena são vistas relações construídas dentro e fora da sala de aula, os condicionamentos e afeições na constituição da adolescência. Elementos que formam expectativas de uma fase de decisões intensas na vida estudantil. O espetáculo traduz a ideia de compartilhar pesquisas de dança feitas na e sobre a escola apontando-a como um espaço de representatividade.

Siga o CorpoComposto no Facebook: @corpocomposto

 

Verticalidades

 

Os jovens do Corpo Composto têm idade entre 14 e 20 anos, e com exceção de uma aluna do curso superior em dança, todos os demais são estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do IFG Aparecida de Goiânia, estudando em tempo integral na escola. As disciplinas de artes (música, dança, teatro, artes visuais) fazem parte do currículo dos cursos de Ensino Médio, que nesta unidade do Instituto formam técnicos em Agroindústria, Edificações e Química. O câmpus Aparecida oferece também três cursos superiores, entre eles, a Licenciatura em Dança, que abriu suas portas em setembro de 2013. Já há casos de alunos egressos do Ensino Médio que ingressaram neste curso superior.

 

FETO

 

O Festival Estudantil de Teatro – FETO – está em sua décima sétima edição e é realizado pela Associação No Ato. O evento é apresentado pelo Ministério da Cultura e tem o patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado pelo incentivo de pessoas físicas, e conta com benefícios da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). Ao todo foram feitas cerca de 130 inscrições, todas de grupos formados por estudantes, que gostariam de apresentar espetáculos voltados para público infantil, infanto-juvenil e adulto. Realizado desde 1999, o FETO recebe montagens desenvolvidas para palco, rua e espaços alternativos, além de ações formativas e encontros com pesquisadores e profissionais das artes cênicas convidados.

No site do evento é possível encontrar mais informações: http://noato.org.br/feto/

 

Siga o IFG também nas redes sociais:

Facebook: @ifgAparecida

Instagram: @ifgaparecida

 

 

 

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia

Fim do conteúdo da página