Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeites

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Pesquisa

Pesquisas do IFG Aparecida são apresentadas no Congresso Interdisciplinar de Ciências da Saúde da UEG

Criado: Quinta, 31 de Agosto de 2017, 12h16 | Última atualização em Quarta, 27 de Setembro de 2017, 11h35

Os trabalhos apresentados foram desenvolvidos pela estudante Sabriny Sousa Araújo e pelo professor Antônio Zenon Antunes Teixeira

A estudante Sabriny Araújo explica seu trabalho, orientado pelo professor Antônio Zenon, aos visitantes do Congresso
A estudante Sabriny Araújo explica seu trabalho, orientado pelo professor Antônio Zenon, aos visitantes do Congresso

Pesquisas desenvolvidas pela estudante Sabriny Sousa Araújo, do 3º ano do curso Técnico Integrado em Química do IFG Câmpus Aparecida de Goiânia, e pelo professor Antônio Zenon Antunes Teixeira foram apresentadas nesta quarta-feira, 30, no I Congresso Interdisciplinar de Ciências da Saúde, da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Os trabalhos foram expostos em dois pôsteres no evento, que prossegue até 1º de setembro.

O trabalho apresentado por Sabriny, sob orientação do professor Antônio Zenon, contou com apoio do professor Wolney Heleno Matos, do IFG - Câmpus Uruaçu, que fez doação de alguns materiais para a pesquisa. Sabriny realizou um estudo de carboidratos na resina da planta medicinal chamada Croton Urucurana Baill. Esse vegetal, popularmente conhecido por Sangra d’Água, oferece um enorme potencial inexplorado na descoberta de novas terapias que se vale de suas propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas, antissépticas e cicatrizantes. A pesquisa separou e identificou os carboidratos simples da resina in natura do Croton Urucurana Baill por meio a cromatografia em papel e a adição de variados elementos, com conclusões que podem contribuir com a busca de novos insumos farmacêuticos de origem vegetal.

O outro pôster apresentado, de autoria do professor Antônio Zenon Antunes Teixeira, versa sobre o aumento das principais doenças sexualmente transmissíveis no Brasil, no período de 2011 a 2015. Tomando por base os Boletins Epidemiológicos do Ministério da Saúde, a pesquisa verificou aumento dos casos de Sífilis, HIV e Hepatites, em níveis considerados alarmantes pelo professor que realizou o trabalho. O trabalho analisou os casos conforme sexo, idade e região dos infectados, tendo registrado maior incidência de sífilis entre mulheres e maior concentração de HIV na população jovem. No caso das hepatites o professor destaca a necessidade imediata de prover o sistema de saúde com meios tecnológicos avançados para detectar os diversos tipos de vírus causadores de hepatites.

 

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia

Fim do conteúdo da página