IFG Anápolis sediará etapa municipal da 13ª MOBFOG

Publicado: Sexta, 10 de Maio de 2019, 17h20 | Última atualização em Quarta, 29 de Maio de 2019, 15h29

Representantes de nove escolas estarão nesta fase da Mostra Brasileira de Foguetes

1ª Oficina de Foguetes de Garrafa Pet do IFG Anápolis

O Câmpus Anápolis do Instituto Federal de Goiás (IFG) foi a instituição escolhida para sediar a etapa municipal da 13ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). O evento será realizado a partir de 14h30 da próxima terça-feira, 14, na área destinada à pista de atletismo do Câmpus e terá a participação de representantes de nove escolas anapolinas, incluindo o IFG. A atividade é articulada pelo Planetário Digital de Anápolis (veja regras e participantes aqui)

Haverá no local a base de lançamento para os foguetes do Nível 3 (foguetes movidos a água e ar comprimido). As medições dos lançamentos serão realizadas por equipes do Planetário, IFG e pelos demais representantes das escolas participantes. Cada unidade de ensino é responsável por gravar os vídeos dos lançamentos feitos por sua equipe para posterior envio à comissão organizadora da Mostra Brasileira de Foguetes.

O MOBFOG é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, previamente cadastradas no site www.oba.org.br na seção CADASTRO DE ESCOLAS. O cadastro é único para participar da 22ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e/ou MOBFOG.

PREPARO DOS ALUNOS DO IFG ANÁPOLIS

No último dia 9 de abril, foi realizada a 1ª Oficina de Foguetes de Garrafa Pet do Câmpus Anápolis. A atividade teve o objetivo de preparar os alunos para participar da 13ª MOBFOG, que é uma olimpíada inteiramente experimental, que consiste em lançar obliquamente foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. Saiba mais sobre a experiência da oficina aqui e aqui.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Anápolis