Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
MOBFOG

Etapa municipal da 13ª Mostra Brasileira de Foguetes é realizada com sucesso no IFG Anápolis

Criado: Terça, 14 de Maio de 2019, 19h47 | Última atualização em Segunda, 03 de Junho de 2019, 14h38

 O Câmpus sediou o evento que envolveu representantes de oito escolas anapolinas

Alunos participantes mostram os foguetes de garrafa pet
Alunos participantes mostram os foguetes de garrafa pet

A tarde de hoje, 14, foi de muita torcida e animação no Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Anápolis em virtude da realização da etapa municipal da 13ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Estudantes de oito escolas anapolinas, incluindo o IFG, fizeram lançamentos de foguetes de garrafas pet com o objetivo de registrar os arremessos em vídeos que serão enviados à comissão organizadora da Mostra com a finalidade de concorrer na competição nacional. A atividade foi articulada pelo Planetário Digital de Anápolis. Veja galeria de fotos do evento aqui.

O encontro reuniu cerca de 120 membros das unidades de ensino envolvidas na área próxima à futura pista de atletismo do IFG. Estiveram presentes no evento o secretário municipal de Educação, Alex de Araújo Martins, e a diretora-geral do Câmpus Anápolis, professora Elza Gabriela Godinho Miranda. Foram feitos 28 lançamentos distribuídos em níveis 2, 3 e 4 (veja detalhes de cada categoria aqui). Foi disponibilizado no local a base de lançamento para os foguetes do Nível 3 que foi produzida pela equipe do IFG Anápolis.

As medições dos lançamentos foram realizadas por equipes do Planetário, IFG e pelos demais representantes das escolas participantes. O arremesso mais distante alcançou 100 metros promovido pela equipe da Escola Municipal Realino José de Oliveira. A MOBFOG é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, previamente cadastradas no site www.oba.org.br. O cadastro é único para participar da 22ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e/ou MOBFOG. Trata-se de uma olimpíada inteiramente experimental, que consiste em lançar obliquamente foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível.

 

APRENDIZADO PARA A VIDA

O trabalho de elaboração de foguetes envolve conhecimentos de Física, Química e Matemática e proporciona uma oportunidade singular de aprendizado. No caso do IFG Anápolis, antes da etapa municipal, foi promovida uma fase preparatória durante a realização, em abril último, da sua 1ª Oficina de Foguetes de Garrafas Pet. Alefe Marques de Morais, de 16 anos, participou da oficina e hoje estava com sua equipe para representar o IFG na etapa municipal de lançamentos. “O que mais achei interessante foi a oportunidade de se mostrar a Física na vida real. Gostei particularmente dos ensinamentos a respeito da aerodinâmica”, declarou o discente do 1º ano do curso técnico integrado em Edificações do Câmpus.

 

 Equipe do IFG Anápolis

 

 

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Anápolis

 

 

Fim do conteúdo da página