Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Comunicação

Lançada primeira edição do Jornal Vereda

Criado: Sexta, 09 de Agosto de 2019, 16h30 | Última atualização em Quarta, 28 de Agosto de 2019, 18h28

A publicação impressa é resultado de um projeto de ensino desenvolvido no IFG Anápolis

Equipe responsável pela primeira edição do Jornal Vereda
Equipe responsável pela primeira edição do Jornal Vereda

Foi lançado nesta sexta-feira, 9, o Jornal Vereda, publicação acadêmica do Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Anápolis que é fruto de um projeto de ensino coordenado pelo professor Rangel Gomes Godinho. A primeira edição impressa registra a tiragem de 1000 exemplares e começou a ser distribuída hoje no Câmpus. No jornal, são publicados artigos, poemas, crônicas, contos e charges que têm a autoria de membros da comunidade acadêmica do Câmpus.

“Desejamos que a primeira edição do Jornal Vereda instigue o leitor e a leitora a refletir sobre as veredas de nossa sociedade, tendo a educação como lente que favorece a compreensão dos impulsos que geram os movimentos da vida”, assinala o professor Rangel. O jornal acadêmico coordenado pelo docente é desenvolvido juntamente com uma equipe composta por 14 alunos dos cursos técnicos integrados do IFG Anápolis.

O projeto de ensino teve início no primeiro semestre de 2019. Antes do lançamento do jornal impresso, os componentes participaram de reuniões semanais para reflexão de debates a respeito de diferentes temas relativos à construção do conhecimento e circulação de informações.   Professor Rangel lembra que a proposta envolve um processo educativo pautado no desenvolvimento de práticas de leitura e produção de textos e visa promover a comunicação de modo direto e atraente na comunidade acadêmica.

Uma das participantes do projeto de ensino é Alice Lôbo de Siqueira, que tem 16 anos e é aluna do curso técnico integrado em Comércio Exterior. Ela não economiza elogios ao falar da oportunidade de fazer parte da equipe do jornal. “Participar do projeto é uma experiência incrível e estou aprendendo mais coisas do que imaginava. As oficinas que alguns professores deram foram muito boas e estou adorando poder ler textos e ver a opinião de cada um sobre diferentes assuntos. O Vereda é um dos melhores projetos que já participei!”, destaca a discente.

 

COMO PARTICIPAR DO VEREDA

Para submeter textos e charges, alunos e servidores devem seguir as regras de publicação que estão disponíveis nas redes sociais oficiais do Jornal Vereda: no Facebook (Jornal Vereda) e no Instagram (vereda_ifg). O material deve ser enviado para o e-mail veredaifganapolis@gmail.com. A próxima edição está prevista para ser divulgada em outubro.

Oficialmente, projeto de ensino será encerrado em dezembro de 2019, mas segundo o professor Rangel, há perspectiva de continuidade do trabalho em 2020. Vale ressaltar que, diferentemente do que previa o projeto inicial, os estudantes expandiram a publicação de matérias para além do meio impresso a fim de fomentar a divulgação junto às comunidades interna e externa do IFG. O Vereda conta hoje com perfis em redes sociais e um blog (jornalveredaifg.home.blog). Em 2019, o projeto tem a colaboração dos professores Michele Siqueira e Eduardo Carli e da jornalista Priscylla Dietz.

 

 

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Anápolis

Fim do conteúdo da página