Gestão

Reitoria esclarece dúvidas sobre retomada do calendário acadêmico 2020 no IFG/Anápolis

  • Imprimir
Publicado: Quinta, 06 de Agosto de 2020, 12h59 | Última atualização em Sexta, 04 de Setembro de 2020, 16h03

Reunião virtual, com transmissão pelo Video@RNP, teve participação dos principais gestores do IFG e membros da comunidade acadêmica do IFG/Anápolis

Foi realizado na manhã desta quinta-feira, 6, um importante evento do Instituto Federal de Goiás (IFG) envolvendo seus principais gestores e membros da comunidade do Câmpus Anápolis. Essa reunião foi a última de uma série de web conferências promovidas pela Reitoria do IFG com todas as comunidades acadêmicas das unidades de ensino da Instituição, realizadas entre os dias 27 de julho e 06 de agosto por meio da rede RNP (veja programação das reuniões aqui). A reunião com o IFG Anápolis seria realizada no dia 4 de agosto, mas teve que ser remarcada devido a problemas técnicos. A iniciativa da Reitoria teve o objetivo de apresentar as ações que estão sendo planejadas e executadas para a retomada do calendário letivo de 2020 e tirar dúvidas a respeito dos principais eixos do Plano de Ação, que engloba os seguintes pontos: Reelaboração dos calendários; conectividade; capacitação; Sistema de Ensino Emergencial (SEE); equipamentos e protocolos de biossegurança necessários para o momento do retorno das atividades presenciais.

A reunião mediada pela diretora executiva do IFG, Adriana dos Reis Ferreira, e foi aberta com a presença do reitor, Jerônimo Rodrigues da Silva, e de todos os pró-reitores, além da diretora-geral do Câmpus Anápolis, Elza Gabriela Godinho Miranda.

O primeiro a fazer uso da palavra foi o professor Jerônimo, que fez um histórico desse período da pandemia da Covid- 19 na Instituição desde que o calendário acadêmico foi suspendo em 13 de março nos 14 câmpus do IFG após publicação de decreto estadual que suspendeu as aulas em toda a rede de ensino (confira detalhes dessas ações aqui). Fez também um apanhado sobre a situação das instituições federais de ensino a partir dos dados do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Científica e Tecnológica (CONIF), sobre as resoluções e portarias que foram publicadas na instituição ao longo desse tempo. Em seguida, discorreu sobre as ações que o IFG tem desenvolvido nesse período de pandemia. Também a diretora-geral, os pró-reitores e o diretor de Tecnologia da Informação fizeram suas exposições e responderam perguntas dos participantes, esclarecendo dúvidas.

 

Retomada do calendário

Em sua fala, a diretora-geral do câmpus também discorreu sobre as diversas ações que o IFG Anápolis tem desenvolvido no combate à Covid-19 (veja mais informações aqui). Falou também sobre a retomada do calendário acadêmico, esclarecendo que a proposta de calendário aprovada no câmpus prevê o retorno das aulas em 14 de setembro, dentro da proposta do ensino remoto emergencial. O novo calendário será divulgado em breve, assim que for aprovado pela Pró-Reitoria de Ensino.

A reunião chegou a contar com a participação de 110 pessoas e, ao final, tanto a professora Elza quanto o professor Jerônimo agradeceram a participação de todos e ela foi encerrada ao meio-dia.

 

Acesse os links para ver os slides e a gravação da reunião:

Slides: https://drive.google.com/file/d/1KEnuzrNJX8eUogVuC70cNtMNV_snb0IX/view?usp=sharing

Gravação: https://drive.google.com/file/d/16ahH5L9LoSjD25_LhIE28gQGUtRePVp-/view?usp=sharing

 

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Anápolis