EJA

Estudantes de estágio do curso técnico em Enfermagem fazem apresentação de teatro na UBS Guaíra

Publicado: Segunda, 25 de Março de 2019, 17h48 | Última atualização em Segunda, 29 de Abril de 2019, 18h29

Atividade cênica procura informar por meio da arte e interatividade

Através da encenação de um casamento caipira, o questionamento do padre ao público com a famosa frase: “se alguém é contrário a este matrimônio, que fale agora ou cale-se para sempre” deu o que falar. Eis que surgem a diabetes, o colesterol e a pressão alta para lembrar aos recém-casados de se prevenirem em relação a determinados hábitos, se não logo ficariam viúvos.

Estudantes de estágio do 7º período do curso técnico integrado em Enfermagem, na modalidade Educação de Jovens e Adultos, organizaram uma apresentação teatral cômica na terça-feira (19) para os participantes do grupo de hiperdia (hipertensos e diabéticos), da Unidade Básica de Saúde de Guaíra. “Foi lançado o desafio para que os alunos abordassem a temática com os pacientes da melhor maneira possível, então eles fizeram um mistério e apenas disseram que apresentariam uma peça de teatro que retratasse o cotidiano, e o resultado foi muito interativo e engraçado”, afirma a professora de estágio, Danielly Bandeira.

A simulação da realidade se faz uma importante didática dentro do curso, uma vez que os futuros profissionais terão que lidar com pessoas em situações diversas. “Quando se quer passar uma informação, quanto mais sentidos forem estimulados, melhor é para apreender o conteúdo”, afirma a docente.

Também foi preparada uma caixa de medicamentos com ilustrações dos horários do dia, para auxiliar os pacientes com dificuldades de leitura sobre o horário de tomarem os seus medicamentos. “É muito gratificante passar um pouco do nosso conhecimento e ao mesmo tempo promover saúde. Conseguimos transmitir a mensagem através do teatro, seguido de um alongamento e  lanche saudável. Tivemos um público diverso que nos mostrou que devemos cuidar da saúde em todas as idades”, afirma a estudante Carmem Sheila.

Comunicação Social / Câmpus Águas Lindas