PESQUISA

IFG Águas Lindas recebe premiação destaque e duas menções honrosas no 25º Congresso de Iniciação Científica da UnB e 16º do DF

Publicado: Sexta, 18 de Outubro de 2019, 17h04 | Última atualização em Sexta, 18 de Outubro de 2019, 17h23

Cerimônia de premiação aconteceu na tarde de ontem (17) na Associação dos Docentes da UnB

Quatro trabalhos indicados ao Prêmio Destaque de Iniciação Científica Categoria Ensino Médio, uma premiação e outros dois trabalhos que receberam menções honrosas. Essas foram as categorias em que o Câmpus Águas Lindas do Instituto Federal de Goiás (IFG) recebeu homenagem pelos projetos apresentados no 25º Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Brasília (UnB) e 16º do DF, que ocorreu de 24 e 26 de setembro.

Foram receber a premiação na tarde de ontem (17), em cerimônia na Associação dos Docentes da UnB, a aluna do curso técnico integrado ao ensino médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Francisca Bezerra, acompanhada pela orientadora/professora Patrícia Carvalho, autoras do trabalho intitulado: Diagnóstico situacional dos conhecimentos e habilidades de enfrentamento aos fenômenos das drogas e de violência por docentes do Instituto Federal de Goiás.
O diretor do campus, professor Tiago Araújo, também esteve presente na cerimônia. A aluna Francisca Bezerra conta que o resultado da pesquisa mostrou, através dos dados, a relevância do estudo sobre a temática que busca contribuir para que novas pesquisas sejam realizadas, conceitos revisados e, por fim, sejam criados novos métodos e mecanismos que ofereça segurança para a abordagem e manejo quanto aos fenômenos álcool, drogas e violência entre adolescentes.
A discente afirma, ainda, que os próximos passos da pesquisa será ampliá-la para outros campus do IFG. “O momento da premiação foi muito importante para a minha superação pessoal e, principalmente, motivador enquanto aluna para prosseguir na busca pelo conhecimento... Que nunca desistam dos seus sonhos e objetivos, lutem, persistam, não importa a classe social, cor e nem idade” declara.
A professora Patrícia Carvalho considera a premiação científica como um exemplo de que os estudantes da EJA são capazes de desenvolver projetos de pesquisa, ensino e extensão quando há investimento e o reconhecimento de suas potencialidades.

25º Congresso de Iniciação Científica da UnB e 16º do DF

O IFG Águas Lindas marcou presença aos longo dos três dias de congresso, onde os estudantes apresentaram pôsteres de suas respectivas áreas de estudo (vida, humanas e exatas), resultados dos projetos financiados pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Ensino Médio (PIBIC-EM).
Foram também indicados para premiação, nesta edição do evento, os trabalhos: Não é luxo: a filosofia e a poesia combativas de mulheres negras, das discentes Juliely Nóbrega e Érika Silva, orientadas pela professora Alice Gabriel; Migrações pendulares: uma análise sobre Águas Lindas de Goiás, de Vitória Da Silva, Sara Carolina Fernandes sob orientação da professora Flávia Araújo; e A saga de Supriano na busca por uma enxada, da estudante Rhayssa Naillany e orientação do professor Thiago Leite.
Receberam menção honrosa os trabalhos Tecnologia de Baixo custo para tratamento de águas: o uso da filtração direta em múltiplas camadas para remoção da turbidez, elaborado pelo estudante Vitor de Moraes e Tiago de Souza, sob orientação do professor Leonardo Ramos; e o trabalho Os desafios enfrentados para a Permanência e Êxito da Comunidade Acadêmica do Instituto Federal de Goiás campus Águas Lindas no controle da Evasão e Reprovação Escolar nos diferentes níveis de ensino, de autoria dos estudantes Sara de Souza, Esttela Costa e Rennan Eduardo, orientados pelo professor Lourenzo Brito.

Confira as fotos do congresso

Comunicação Social / Câmpus Águas Lindas