ENSINO

Câmpus Águas Lindas realiza atividades de conscientização sobre a violência contra mulher

Publicado: Quinta, 05 de Março de 2020, 12h39 | Última atualização em Terça, 10 de Março de 2020, 11h14

Ação pedagógica, que acontece em parceria com as PLPs, conversa com estudantes sobre os direitos da mulher

O Instituto Federal de Goias (IFG) Câmpus Águas Lindas, em parceria com as Promotoras Legais Populares (PLPs), reservou espaço nas aulas para tratar da conscientização sobre a violência contra mulher.

A ação pedagógica aconteceu nessa quarta-feira, 4, por meio de palestras com participação dos cursos técnicos integrados integral e da Educação de Jovens e Adultos e continua amanhã, 6, com estudantes do curso de graduação.
A educadora popular Rosa Maria explica que violência contra mulher é tudo aquilo que a sufoca e a deixa sem espaço. “A ideia é que elas se conscientizem e se apropriem de seus direitos… Quando a violência chega no ponto físico, geralmente, ela já sofreu de várias outras formas e não se deu conta disso”.
De acordo com a Lei Maria da Penha (nº 11.340, de 2006): “Violência contra mulher é qualquer ação ou omissão que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral e patrimonial”. O central de atendimento à mulher em situação de violência é o número 180.
Já foi publicado o edital para formação da segunda turma de PLPs de Águas Lindas, que terá início em 18 de abril e oferece vagas para comunidade interna e externa. O objetivo do curso de extensão é capacitar mulheres da comunidade águaslindense em noções de direito e cidadania no combate e prevenção da violência doméstica.

As rodas de conversa também são uma forma de convidar todos e todas a participarem do ato que acontece no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, na praça da Bíblia, a partir das 7h, pelo fim da violência contra mulheres.

Comunicação Social / Câmpus Águas Lindas