PROJETO IRAS

Vem aí o Simpósio de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde

Publicado: Domingo, 29 de Novembro de -0001, 21h00 | Última atualização em Segunda, 19 de Outubro de 2020, 09h17

Inscrições estão abertas e podem ser feitas por meio do novo site do projeto: www.projetoirasifg.com.br

No mês nacional da Ciência e da Tecnologia, comemorado em outubro, instituições e institutos de pesquisa vão realizar uma série de atividades e ações com foco na pesquisa e na ciência brasileiras. Com impacto na área da saúde, o I Simpósio de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (Simpósio IRAS), idealizado e organizado pela equipe do Projeto IRAS, será realizado nos dias 21 e 22 de outubro, de modo online.

As inscrições para os painéis interativos estão foram abertas a partir de ontem, 23, e podem ser feitas até o dia 20 de outubro, por meio do link no sistema Sugep do Instituto Federal de Goiás (IFG), executor do projeto (Faça aqui sua inscrição). O evento é gratuito e vai oferecer, principalmente aos profissionais da área da saúde, discussões sobre diversos assuntos relacionados às iniciativas de prevenção, controle e tecnologias da saúde no contexto das IRAS (veja a programação).

O evento tem como tema: Tecnologias para prevenção e controle e será realizado pela equipe do Projeto IRAS. A transmissão será feita pelo canal do Projeto IRAS no YouTube (youtube.com/projetoiras).  Estão envolvidos na organização do evento os câmpus do Instituto Federal de Goiás (IFG) - Valparaíso, Goiânia Oeste e Águas Lindas. Haverá certificação para os participantes.

Segundo a comissão organizadora, o Simpósio tem, ainda, os objetivos de identificar os serviços de vigilância e notificação das IRAS, conhecer o panorama nacional e internacional das IRAS, sensibilizar os profissionais de saúde sobre as tecnologias de saúde para prevenção, controle e monitoramento das IRAS, aprimorar as estratégias de prevenção das IRAS nos serviços de hemodiálise e centro – cirúrgico, discutir as IRAS no contexto da segurança do paciente e atualizar as medidas de prevenção das IRAS em tempos de pandemia.

Site do Projeto

As informações do Simpósio IRAS e diversas outras sobre o Projeto estão disponíveis no novo site (www.projetoirasifg.com.br), lançado nesta quarta-feira, 23. Além das informações como objetivos do projeto, envolvidos, equipe de pesquisa e profissionais, hospitais participantes e a ferramenta digital que está sendo instalada nas unidades de saúde, é possível acessar o link de inscrição para o Simpósio pelo site. Ainda, as lives e todas as notícias do projeto estão reunidas neste site.

Acesse o site do Projeto IRAS: www.projetoirasifg.com.br

Veja a programação do Simpósio: http://projetoirasifg.com.br/category/programacao/

O projeto

O objetivo do projeto é implantar uma ferramenta tecnológica digital em 20 hospitais, em Goiás e São Paulo, para realizar o monitoramento de prontuários de usuários de unidades de saúde que já tenham sido acometidos com IRAS e tenham histórico de internação nesses locais.

A partir desse mapeamento serão traçados os perfis das infecções desses usuários, os medicamentos já utilizados e outros tratamentos e informações que possam nortear a elaboração de políticas públicas e medidas de prevenção das IRAS. O intuito é contribuir, por exemplo, com a redução dessas infeções e de internações hospitalares.

O projeto de pesquisa é denominado Estudo epidemiológico de efetividade do monitoramento e controle de Infecções Relacionadas à Assistência em Saúde, pelo uso de uma ferramenta digital implantada no âmbito das Comissões de Controle de Infecções Hospitalares.

O estudo está sendo realizado por um grupo de pesquisadores e profissionais da saúde do IFG, do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), e das universidades federais de Goiás (UFG) e de Pernambuco (UFPE). Com recursos do Ministério da Saúde, a pesquisa ocorre desde junho deste ano e com previsão de encerramento em agosto de 2021.

Curso de Atualização em IRAS

Estão abertas até o dia 27, domingo, as inscrições para o curso de Atualização em IRAS, na modalidade de educação a distância. Serão 40 horas de atividades a serem realizadas por meio da plataforma Moodle do IFG. O curso é gratuito. Acesse mais informações e inscreva-se.

Confira a programação.

Assessoria de Comunicação do Projeto IRAS IFG/Ministério da Saúde