Saúde

Estudantes do curso técnico de Enfermagem participam do Dia D de Vacinação contra a Gripe

Publicado: Segunda, 15 de Maio de 2017, 18h51 | Última atualização em Sexta, 11 de Maio de 2018, 15h41

Orientados por professoras do curso, os/as estudantes aplicaram vacinas contra a gripe em três momentos diferentes

Estudantes que participaram da vacinação junto com professoras orientadoras e o diretor Tiago Araújo (à direita)

No último sábado, 13 de maio, os estudantes do sexto e sétimo períodos do curso técnico de Enfermagem na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) estiveram envolvidos no dia D da vacinação contra a gripe, participando da aplicação das vacinas. Os alunos foram preparados com antecedência pelas professoras da área de enfermagem do Câmpus Águas Lindas do IFG, Charlise Pedroso, Patrícia Nunes e Tila Marques.

Os estudantes participaram de um treinamento no dia 24 de abril antes de iniciarem a prática de aplicação das vacinas. Segundo a professora Patrícia Nunes, o treinamento era pré-requisito para a participação na atividade: “é um treinamento nacional, só pôde participar quem fez, lá trabalhamos teoria e prática... quando eles foram para a vacinação já estavam habituados”, pontuou.

A realização da atividade ocorreu por meio de parceria com a Coordenação Municipal de Vigilância Epidemiológica, que forneceu o material e possibilitou a inclusão dos alunos do IFG na Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe. Antes do dia D, os alunos, orientados e acompanhados pelas professoras, ainda fizeram outros dois momentos de vacinação.

No dia 26 de abril foram vacinados cerca de 40 docentes do Câmpus Águas Lindas, já no dia 06 de maio foi realizada atividade na Secretaria Municipal de Educação, contemplando professores da rede pública e privada de Águas Lindas. No dia 13, último sábado, foram abordados todos os grupos incluídos no calendário de vacinação da influenza, como trabalhadores da saúde, idosos, gestantes, pessoas com doenças crônicas, crianças de seis meses a cinco anos de idade, além de professores que não puderam comparecer nos momentos anteriores.

A professora Patrícia Nunes ressaltou os pontos positivos da ação: “é uma vivência única dos estudantes trabalhar com o público, e com a prevenção às epidemias, ainda mais porque a promoção e prevenção da saúde são os pilares da saúde pública no país”, esclareceu.

Comunicação Social / Câmpus Águas Lindas