Ciência e tecnologia

Matemática, educação científica e formação cidadã são discutidas em abertura da SECITEC

Publicado: Quinta, 16 de Novembro de 2017, 12h13 | Última atualização em Sexta, 11 de Maio de 2018, 15h41

O evento acontece entre os dias 16 e 18 de novembro no Câmpus Águas Lindas

Pressor José Carlos fala sobre educação matemática e formação humana

Na manhã desta quinta-feira, 16, teve início no Câmpus Águas Lindas a III Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SECITEC), cuja temática é “Matemática, educação científica e formação cidadã”. O evento foi iniciado com palestra homônima proferida pelo professor José Carlos Ribeiro da Silva, atual pró-reitor de Administração.

Na mesa composta para a cerimônia de abertura estiveram presentes os professores Rafael de Melo Monteiro, Coordenador Acadêmico; Marcos Frizzarini, Chefe do Departamento de Áreas Acadêmicas; Mariana Magalhães Nóbrega, Gerente de Pesquisa e Extensão; Elias da Costa, Coordenador Científico da SECITEC; e Tiago Gomes de Araújo, Diretor-Geral do Câmpus Águas Lindas. Os membros da mesa de abertura enfatizaram a importância do evento para o Câmpus e para a discussão da matemática, tendo em vista uma formação cidadã e humana.

Na palestra de abertura, o professor José Carlos destacou as diferenças existentes nos sistemas de ensino públicos e privados, ou nas redes de ensino público federal, estadual e municipal. Explicou que em muitas instituições os professores encontram-se sobrecarregados de trabalho e pouco valorizados, o que geralmente não ocorre na rede federal de ensino.

Numa abordagem a partir de sua experiência de vida, o professor explicou elementos da rotina do docente que influenciam em sua forma de dar aula, como a formação que teve: “professores de matemática muitas vezes reproduzem a forma com que foram ensinados e a formação do professor de matemática muitas vezes é deficitária”, esclareceu, destacando que ao longo do tempo sua maneira de dar aulas foi se modificando à medida que se aproximava de estudos na área da educação.

Outro aspecto destacado é a necessidade de contextualizações que instiguem a curiosidade dos estudantes. O professor mencionou trechos da obra “O homem que calculava”, de Malba Tahan, pseudônimo do matemático e escritor brasileiro Júlio César de Melo e Sousa, despertando, de maneira elucidativa, a curiosidade dos estudantes presentes.

“O professor tem de saber o conteúdo, mas também como se dá a aprendizagem no aluno”, completou José Carlos, que enfatiza a necessidade de ensinar valores e atitudes, para além dos conteúdos formais. O docente ainda expressou preocupação de que os professores tenham conhecimento de seus papéis como mediadores no processo de ensino-aprendizagem, considerando, inclusive, a importância da pesquisa como instrumento pedagógico na educação matemática.

Programação

As atividades do dia ainda contaram com a palestra “Produtivismo acadêmico x formação humana: Os caminhos da educação científica nos IF’s”, realizada pelos professores Marcos Frizzarini e Dirceu Hermann, com mediação do professor Rafael de Melo Monteiro. No dia também foram realizadas seis sessões temáticas de cine debate e o primeiro dia da II Feira de Livro. Além da programação noturna, que conta com apresentações artísticas e uma mesa-redonda com o tema “Matemática e Saúde”, composta pelos professores Gustavo de Melo, Fábio Kuhn e Mariana Nóbrega.

Confira aqui a programação completa.

Veja aqui outras fotografias do dia. - atualizado em 20/11/2017

Comunicação Social / Câmpus Águas Lindas