Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Saneamento

Professor do Câmpus expõe artigos em congresso na área ambiental

Publicado: Segunda, 01 de Julho de 2019, 08h49 | Última atualização em Segunda, 12 de Agosto de 2019, 19h29

Os artigos tratam da qualidade da água no Lago do Vovô, em Formosa, e da indicação de materiais mais resistentes com custos mais acessíveis em tubulações de esgoto

Para apresentar pesquisas que envolvem o meio ambiente, o professor do curso técnico em Saneamento e de bacharelado em Engenharia Civil do Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás (IFG), Bruno Quirino Leal, participou do 30º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (CBESA), realizado na cidade de Natal, Rio Grande do Norte, entre 16 e 19 de junho.

O artigo Análise da Qualidade da Água do Lago do Vovô em Formosa-GO, apresentado em formato de pôster, foi elaborado a partir do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) desenvolvido em 2017 e 2018 pelos ex-alunos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Danelly Freitas Machado e Warlen Silva, e sob orientação do professor Bruno e co-orientação da professora Adriana Martini Martins.

A pesquisa tinha o objetivo de descrever e sintetizar os dados sobre a qualidade da água de maneira acessível, para que todos pudessem analisar suas atitudes e as do poder público sobre a preservação do meio ambiente.

O estudo foi realizado a partir de uma análise da água coletada de cinco pontos diferentes do conhecido Laguinho do Vovô, local de encontro dos moradores da cidade localizado no centro de Formosa.

Os resultados obtidos mostraram que, de modo geral, o Laguinho do Vovô possui baixos índices de poluição. Também apontaram que, excluindo-se a saída, onde a água escoa mais livre de micro-organismos, há uma piora nos indicadores analisados ao longo do lago, mas dentro dos parâmetros aceitáveis para sua finalidade, o paisagismo.

Bruno e os demais concluíram que havia a necessidade da criação de um plano de desenvolvimento sustentável, pois resultaria na melhoria da qualidade de vida da população e na realização efetiva do turismo ecológico, gerando mais empregos, renda e aumentando o potencial turístico de Formosa.

 

Economicidade

A pesquisa Análise do Custo Unitário da Implantação de Diferentes Tubos na Rede de Esgoto, apresentada na exposição oral, durante o Congresso, tratou da redução de custos com a adequação de materiais mais resistentes para as tubulações de esgotamento sanitário e nasceu do TCC do egresso Thiago Abe, orientado por Bruno, que contou com a co-orientação do professor Murilo Teles.

O professor Bruno defendeu que o material indicado para tubos com vazões menores, de até 33,33 L/s, é o PVC, enquanto que o PEAD é recomendado para vazões de 33,33 L/s a 166,67 L/s. Em tubos com vazões entre 166,67 L/s e 1166,67 L/s, o artigo recomenda o concreto e a partir de 1166,67 L/s o tubo mais viável foi o de PEAD.

A utilização de materiais mais duradouros e que levem em conta os custos em tubulações de esgoto estende o prazo para reparos, o que gera menos gastos, economia de tempo, aumento do tempo de vida útil nas obras realizadas, ocasionando mais segurança para a comunidade e o meio em que vive.

 

Congresso ABES

O evento ocorre a cada dois anos, sempre em locais diferentes do país, reunindo profissionais de empresas públicas e privadas, acadêmicos, estudantes e especialistas para dialogar e apresentar as novidades sobre a engenharia sanitária e ambiental e soluções para demandas ambientais.

 

Acesse aqui a página do 30º CBESA.

 

Setor de Comunicação Social/Câmpus Formosa

Fim do conteúdo da página