Violões, violinos e acordeom na 1ª Mostra Musical

Publicado: Sexta, 13 de Dezembro de 2019, 17h17 | Última atualização em Quarta, 04 de Março de 2020, 14h21

Público assistiu à execução de um repertório variado, em vozes, instrumentos e idades.

Apresentação de violinos na canção infantil "Brilha, brilha estrelinha"

Em clima de final de ano, na noite de ontem foi realizada, no Teatro Guaiá, a 1ª Mostra Musical do Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás (IFG), sob coordenação do professor de Música, Vinicius Maurício Queiróz Hipólito da Silva, e participação de alunos extensionistas e dos cursos técnicos.

A Mostra foi produzida com o objetivo de expor os trabalhos dos alunos da instituição e dos participantes do projeto Escola de Música do IFG, e também para fomentar a atividade artística. Na Escola de Música, alunos do ensino médio do Câmpus Formosa atendem a alguns membros da comunidade externa, escolhidos por sorteio, para o ensino de instrumentos musicais.

De agosto até este mês de dezembro, os instrumentos ensinados pelos alunos Wênio da Costa de Queiróz, Alexandre Koch Teodoreto, Guilherme Pestana Appelt e Maria Eduarda Mendes foram acordeom, violino e violão.

Coral da Biotecnologia

Passaram pelo repertório ritmos da música brasileira e internacional. No palco intimista decorado especialmente para a apresentação, a iluminação foi montada pelos próprios alunos numa oficina coordenada pelos professores Bruno Quirino e Vinícius Hipólito, na qual os estudantes aprenderam informações básicas de circuitos e iluminação. Os materiais para a oficina foram adquiridos com o recurso da Chamada nº 09/2019, do MCTIC/CNPq, da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2019.

O aluno do segundo ano de Biotecnologia, Alexandre Koch, abriu a Mostra com a execução da peça instrumental “Romance de amor”, de autor desconhecido. Logo após, vieram as interpretações das músicas “Have you ever seen the rain”, da banda Creedence, e “Anunciação”, do pernambucano Alceu Valença, pelo coral do primeiro ano de Biotecnologia.

A partir daí os extensionistas da Escola de Música do IFG iniciaram suas apresentações musicais. A infantil “Brilha, brilha estrelinha” iniciou as apresentações da Escola de Música, interpretada no violino por Lowanny de Souza e Thalita Oliveira Muniz, seguidas por Guilherme Appelt.

O MPB romântico
Público assiste ao MPB romântico "Pra você guardei o amor" ,cantado por Vinicius Hipólito e Julia Sartori

Mariana Oliveira e Pedro Henrique Barbosa, alunos do bolsista Alexandre Teodoreto, interpretaram a canção de Nando Reis “Pra você guardei o amor”, nas vozes de Julia Sartori e Vinícius Hipólito. João Vitor e Felipe Santos levaram ao público o pop reggae “Meu abrigo”, da banda Melim.

Também acompanhados do violão, Helena Graebin e Timóteo, alunos da Maria Eduarda, entoaram o clássico dramático “Lago dos Cisnes”, do compositor russo Tchaikovsky, emocionando todos. “Over the rainbow”, tema do filme “O Mágico de Oz”, chegou na sequência, com a estudante Isabella de Souza.

"Tema de Lara" é interpretado pelo extensionista, senhor José Mendes

Passando para o momento acordeom, os senhores José Mendes e José Bispo Alves, alunos extensionistas de Wenio da Costa, executaram as músicas “Tema de Lara”, com autoria de Maurice Jarre e presente na trilha sonora de “Doutor Jivago”, e “Saudade da Alvorada”, de autor desconhecido. O encerramento foi com duas bandas de alunos do IFG e convidados externos, “Comunas” e “Pato Preto Band”, e com o show do cantor e professor do Câmpus, Erick Castanho. Um fim de noite memorável.

O cantor Erick Castanho faz apresentação com música autoral  Pato Preto Band se apresenta no encerramento do evento
O cantor Erick Castanho faz apresentação                             Pato Preto Band se apresenta
com música autoral                                                                     no encerramento do evento

Mais fotos do evento no álbum do Facebook do Câmpus Formosa. Acompanhe nossas redes sociais.

Setor de Comunicação Social/Câmpus Formosa